‘Vozes que Cantam’: Encontro de Corais fomenta cultura em Ouro Preto e Mariana

Corais de diversas cidades se apresentaram nos dois municípios entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro.

Início » Cultura » ‘Vozes que Cantam’: Encontro de Corais fomenta cultura em Ouro Preto e Mariana
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 02/12/2019, 19:40 - Atualizado em 02/12/2019, 19:40
Foto-Coral São Pio X, com 60 anos de fundação, abriu o encontro.

O evento Vozes que Cantam – Encontro de Corais chegou à sua 17° edição e mais uma vez trouxe muita arte e emoção para a Região dos Inconfidentes. As apresentações em Mariana ocorreram na Praça da Sé, e em Ouro Preto, na Casa da Ópera.

O evento surgiu em 2003, reunindo corais apenas de Mariana e seus distritos. No ano seguinte, passou a realizar uma homenagem a personalidades que se destacaram no município na defesa do patrimônio musical. Foi recentemente, em 2017, que as Secretarias de Cultura de Mariana e Ouro Preto se uniram para realizar o evento nas duas cidades.

O secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, ressaltou a importância desta parceria. “È mais uma parceria entre Ouro Preto e Mariana que mostra a união entre as duas cidades e a vertente adotada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio pela integração como forma de fomento da cultura e da arte da Região dos Inconfidentes.”

Na edição deste ano, o homenageado foi Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito de Oliveira, ouro-pretano, músico e fundador do Coral São Pio X, de Ouro Preto. O Coral criado por Dom Barroso possui grande destaque na história do Município, e este ano se comemora 60 anos da sua fundação.

Para marcar a homenagem, uma missa em Ação de Graças nas intenções de Dom Francisco Barroso Filho foi celebrada no dia 28 de novembro na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A celebração contou com a participação do Coral São Pio X.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto

Comentar com o facebook

Deixar Um Comentário

‘Vozes que Cantam’: Encontro de Corais fomenta cultura em Ouro Preto e Mariana2019-12-02T19:40:28-03:00

Send this to a friend