A exposição "Um pouco de Mariana nos 300 Anos das Minas" segue em cartaz no Casarão de Cláudio Manoel da Costa, Praça Cláudio Manoel, n. 158, em Mariana (MG). Diversos quadros de autoria do artista e desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Marcos Rodrigues Vieira e seu filho, José Marcos Rodrigues Vieira Filho, integram a mostra.
Pintados a óleo sobre tela, eles retratam cenários conhecidos como a Praça Minas Gerais, a Rua Direita, casarões e até mesmo personalidades, como a marianense Sinhá Olímpia, a lendária “Dama do Papel”.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Mariana explica que o convite para a exposição partiu do prefeito Duarte Júnior, após conhecer os trabalhos de José Marcos na cidade vizinha, em Ouro Preto. “Tive o prazer de prestigiar uma exposição do desembargador e aproveitei para convidá-lo para fazer algo parecido de Mariana. Ele, prontamente, aceitou. Percebe-se o amor e respeito que ele tem por nossa cidade”.
Alguns distritos, como Bento Rodrigues, também foram retratados pelo artista. “Mariana é uma cidade que tem um papel importante na história de Minas. Ela tem um conjunto arquitetônico precioso que merece destaque, de todas as maneiras possíveis. Escolhi a arte para retratar as belezas dessa cidade”, explicou o desembargador.
“As obras expostas na "Casa de Cláudio Manoel da Costa" passam ainda a integrar o acervo artístico e cultural do Município de Mariana, porque os artistas não se limitaram à concepção dos quadros. Foram além e os doaram ao Município de Mariana, numa demonstração de admiração e amor a Minas e à sua Terra primeira", destacou Duarte Júnior.
Confira abaixo algumas das obras expostas na Casa de Cláudio Manoel da Costa e não deixe de prestigiar a exposição. Todas as imagens são de autoria do repórter João Paulo Teluca Silva, sendo proibida a reprodução sem prévia autorização.
Deixar Um Comentário