Tradicional evento em homenagem a delícia mineira será realizado virtualmente

Edição virtual da Festa do Pastel de Angu, em Itabirito-MG, acontece nos dias 11 e 12 de setembro

Home » Tradicional evento em homenagem a delícia mineira será realizado virtualmente
Por Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Itabirito Publicado em 09/09/2021, 15:14 - Atualizado em 09/09/2021, 15:14
Pastel de Angu, Itabirito-MG
Foto – Tradicional pastel de angu. Crédito – Divulgação/PMI. Siga no Google News

Um dos mais tradicionais eventos do calendário municipal, a Festa do Pastel de Angu será mais uma vez realizada em formato virtual. A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, realizará o evento nos dias 11 e 12 de setembro. O evento terá transmissão, ao vivo, por meio dos canais oficiais da Prefeitura no Youtube e no Facebook.

A festa terá clima especial neste ano de comemorações de dez anos do registro da iguaria gastronômica, garantindo a proteção da receita original do modo de fazer o pastel de angu, considerada bem imaterial.

“O pastel de angu remete ao passado, à história e à cultura do município, sendo ao mesmo tempo fator de geração de renda para diversas famílias de Itabirito. As mantenedoras, responsáveis por esse saber, farão a comercialização da iguaria por meio de delivery. A Festa do Pastel de Angu tem importante papel para a difusão, manutenção e valorização desse bem imaterial”, destaca a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

Garantindo a valorização do cenário musical local, as 11 atrações, exclusivamente itabiritenses, foram sorteadas por meio do Credenciamento de Artistas, ferramenta implementada a fim de promover participação democrática e inclusiva nos eventos realizados pela administração municipal.

Festividades dos 98 anos de Itabirito

A Festa do Pastel de Angu integrará as festividades do aniversário de emancipação política. O município completou 98 anos no último dia 7 de setembro, data que deu início ao ciclo de comemorações para o centenário, a ser celebrado em 2023.

Rota do Pastel de Angu

Neste ano de renovação do registro do patrimônio imaterial do modo de fazer a iguaria, a Prefeitura implantou a Rota Turística do Pastel de Angu, reconhecendo o trabalho das mantenedoras, responsáveis por manter viva a tradição na cidade, contribuindo para a identidade singular do produto itabiritense.

“A Rota do Pastel de Angu passa, atualmente, por 18 residências das principais mantenedoras do modo de fazer a iguaria. Nas residências, identificadas por azulejo temático em suas fachadas, é possível adquirir o famoso produto gastronômico da cidade. Essa tradicional mistura de fubá moinho d´água e recheios como umbigo de banana é inesquecível”, explica a diretora de Turismo, Rosilene Martins.

Confira as atrações sorteadas

Alisson e Denilson, Bernardo Avelino, Cachaça com Arnica, Edu Santos e Banda, Erva de Gato, Feityço Havaiano, Mineralys, Pirulito da Vila, Policromático, Sakasamba e Tricaô.

Deixar Um Comentário