Terceira Edição da Semana da Leitura movimenta Ouro Preto-MG e abre as portas para a cultura e o conhecimento

Estima-se que cerca de 1500 participantes e 33 instituições, entre escolas e creches, foram envolvidos na programação cultural do evento.

Home » Terceira Edição da Semana da Leitura movimenta Ouro Preto-MG e abre as portas para a cultura e o conhecimento
Por João Paulo Silva Publicado em 10/05/2019, 17:22 - Atualizado em 04/07/2019, 23:18

Exposição do artista plástico homenageado, o ouro-pretano Vandico, permanece aberta para visitação até dia 24 de junho
Crédito-Ane Souz/PMOP

No período de 29 de abril a 03 de maio, a Prefeitura e a Ufop realizaram a III Semana da Leitura de Ouro Preto, que abordou, neste ano, o tema Leitura, conectividade e sustentabilidade.

Estima-se que cerca de 1500 participantes e 33 instituições, entre escolas e creches, foram envolvidos em sua intensa e diversificada programação, que contou com 13 rodas de conversas,19 intervenções culturais, 20 oficinas e várias contações de histórias. Houve ainda o Brechó Literário, que possibilitou a troca de livros durante a semana.

A secretária de Educação Rosa Ana Xavier destacou o sucesso da iniciativa da equipe do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, a atuação dos vários parceiros e apoiadores, e a participação dos alunos voluntários da UFOP: “a Semana significou um ganho muito grande na promoção da leitura como um objeto de prazer e liberdade, proporcionando aprendizagem a todos”, disse a secretária. Espera-se que o evento passe a integrar o calendário acadêmico da UFOP e da rede municipal de ensino,

Durante quatro dias, a III Semana da Leitura de Ouro Preto mobilizou educadores e alunos de todos os níveis de ensino com atividades com literatura, música, dança, poesia, além de exposições e os Cantinhos de Leitura, sendo um sensorial, com contações de histórias em Libras.

O evento, que abordou as diretrizes e eixos do PNLL (Plano Nacional de Livro e Leitura), contou ainda com a participação da Trupe Arreda pra cá: Contadores de Histórias, do grupo Quem quiser que conte outra, do DPRO/Casa do Professor e da editora Aletria, do Coral da UFOP e o Mãos que Cantam, da APAE, do grupo de Seresta Renascer, das Pastorinhas do Padre Faria, do Grupo LESMA de Lafaiete, da Kombatuque Samba Preto e do Causos de Basêro.

As ações ocorreram no Centro de Convenções da UFOP, mas outros espaços ,como a Biblioteca Pública de Ouro Preto, a Casa de Cultura do Padre Faria, o Clube Recreativo Sebastianense (Morro São Sebastião), e o Museu Casa Guignard também foram contemplados. Escolas da rede municipal, tanto na sede como nos distritos, receberam a visita do Carro Biblioteca da UFOP.

Já a exposição do artista plástico homenageado, o ouro-pretano Vandico, esta permanece aberta para visitação até dia 24 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, GLTA (Rua Paraná, 136, Centro, Ouro Preto).

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Foto-Terceira Edição da Semana da Leitura. Crédito-Ane Souz/PMOP.

Deixar Um Comentário