Tapetes de serragem encantam a todos em Ouro Preto-MG para a Semana Santa. Participe ajudando a enfeitar as ruas.

Home » Tapetes de serragem encantam a todos em Ouro Preto-MG para a Semana Santa. Participe ajudando a enfeitar as ruas.
Por Tino Ansaloni Publicado em 19/04/2014, 17:15 - Atualizado em 19/04/2014, 18:46

Veja os horários e locais de início dos trabalhos no final do texto e participe!

Clique nas miniaturas para ver mais fotos dos tapetes de 2013.

Fotos-Tino Ansaloni

Para mais Semana Santa, clique aqui

Ouro Preto se prepara para receber a Semana Santa, momento em que se vive de forma intensa a fé e a devoção que escreve a história da antiga Vila Rica. Nas celebrações dessa época, a população ouro-pretana se reúne na noite de Sábado de Aleluia para a confecção de tapetes devocionais que enfeitam as ruas da cidade para receber a Procissão de Ressurreição.

A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos se perde no tempo e pode ser relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobria as ruas com ramos para a sua passagem. Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, foi incorporada e aplicada durante as liturgias das Semanas Santas e de outros eventos religiosos com o passar dos anos.

Os tapetes devocionais são uma expressão artesanal coletiva, um saber que se tornou patrimônio imaterial da comunidade ouro-pretana. As serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens. Uma verdadeira obra de arte que nos permite ver a grandeza dos trabalhos que misturam beleza, religiosidade e tradição

Para a montagem dos tapetes a prefeitura distribuirá serragem colorida em pontos estratégicos do trajeto da procissão, que partirá da Igreja do Pilar, passando pela Praça Tiradentes e terá sua chegada na Igreja das Dores, no bairro Antônio Dias.

A fim de auxiliar na confecção dos desenhos, a FAOP disponibilizará aos interessados fôrmas de madeira com diversos formatos, como peixes, flores e pombos. As fôrmas estarão disponíveis para empréstimo no Núcleo da Arte, situado no bairro Antônio Dias, no Núcleo de Conservação e Restauro, na Rua Getúlio Vargas, e na Secretaria de Turismo, situada na Rua Cláudio Manuel, no Centro.

Atuando em conjunto com a Prefeitura de Ouro Preto, com a comunidade e com os turistas que vêm à cidade para os festejos cristãos da Semana Santa, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP é incentivadora da permanência dessa importante tradição e convida todos a participarem da confecção dos tapetes, que será realizada na madrugada de Sábado de Aleluia, dia 19, para o Domingo de Páscoa. Aos interessados, basta comparecer ao trajeto da Procissão a partir das 21h, após o fechamento do trânsito pela Guarda Municipal.

     

Um Comentário

  1. Ana Cláudia Boaventura 16/04/2014 em 13:57- Responder

    Esta é a cerimônia mais linda de todo o ano.

Deixar Um Comentário