Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim se apresenta em Mariana-MG

Oficialmente registrada em maio de 1949, a corporação passou por maus momentos no final do Século XX, chegando quase a ser extinta.

Home » Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim se apresenta em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 16/12/2018, 14:51 - Atualizado em 03/07/2019, 20:39

Foto-Ataliba Dultra, músico de 94 anos, que há mais de 60 anos compõe a banda de Furquim
Crédito-João Paulo Teluca Silva

Dando continuidade à programação do “Natal de Luz 2018 “em Mariana (MG), a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim, sob regência do maestro D’Paula, participou do Programa Banda na Praça, na manhã deste domingo, 16 de novembro. A apresentação da banda centenária, que aconteceu na Praça Gomes Freire, carinhosamente conhecida como “Jardim”, encantou moradores e trouxe um repertório repleto de canções natalinas.

Geraldo Pereira da Silva, mais conhecido como Lalado, de 78 anos, é integrante da sociedade musical há mais de meio século e disse se sentir transbordando de alegria com essa apresentação às vésperas do Natal. “Apesar da minha idade, é um prazer enorme estar aqui hoje, nessa praça linda, me apresentando junto aos meus companheiros. A Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição já faz parte da minha vida há mais de 60 anos”.

O senhor Ataliba, de 94 anos, é outro marianense que carrega música e história junto à importante banda de Furquim. O músico entrou para a associação musical em 1947 e falou de seu carinho pela Primaz de Minas. ”Mariana é a minha segunda casa, tenho muito amor por esta cidade, onde morei por mais de 20 anos, apesar de ter nascido no distrito de Furquim. O carinho do músico por Mariana é tão grande que em 1987 retornou à cidade onde ficou por mais duas décadas. “A prefeitura merece o nosso reconhecimento por seu esforço de continuar mantendo viva essa cultura”, parabenizou.

Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim

No ano de 1890, no pequeno arraial onde há mais de 300 anos estabeleceu o sertanista Antônio Furquim da Luz, um dos primeiros descobridores de ouro a fixar na região do Ribeirão do Carmo, um pequeno grupo de admiradores de música reuniu-se em torno do mestre Antônio Marcos Pinheiro para fundar a Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim.

Os primeiros ensaios e reuniões aconteceram num dos cômodos da residência daquele que foi o mestre responsável pela formação do primeiro quadro de músicos da banda. Seguindo a tradição, ainda hoje músicos mais velhos continuam repassando o seu conhecimento aos instrumentistas iniciantes, com o objetivo de renovar permanentemente o quadro, mantendo assim a vitalidade da sociedade musical.

Oficialmente registrada em maio de 1949, a corporação passou por maus momentos no final do XX, chegando quase a ser extinta. No ano de 2002, uma reformulação geral no estatuto e a eleição de uma nova diretoria criou uma sociedade musical renovada e bastante atuante na região.

(Texto de autoria da Sociedade Musical)

Banda na Praça

O Programa foi criado em 2017 pela Secretaria de Cultura Turismo e Patrimônio da Prefeitura de Mariana. Através dele, duas bandas marianenses são convidadas, em domingos alternados, para apresentarem 6 peças musicais, com repertório montados por elas. As bandas chegam em desfile individual na Praça Gomes Freire e, após a apresentação, saem juntas, tocando o mesmo dobrado, pelo Centro Histórico até a Rua Direita.

O secretário municipal de Cultura, Efraim Rocha, destacou a importância de “valorizar, incentivar e promover, cada vez mais, as sociedades musicais, pois elas fazem parte da cultura marianense”. Efraim ainda justificou a ausência da Banda São Sebastião, de Cláudio Manuel, que por motivo particular e importante, não pode estar presente à apresentação.

“Encantos por Todos os Cantos”

Além das decorações natalinas, sobretudo no Jardim, uma série de atrações culturais nos bairros e distritos, tem encantado moradores e turistas neste mês de dezembro. Uma série de shows com artistas locais, retretas com as bandas da cidade e convidadas, apresentação dos quilombolas, cantatas e concertos de Natal integram o “Natal de Luz” promovido pela Secretaria de Cultura do município.

A programação deste domingo (16) segue com o show “Cantos de Graça e Folia com o Circo Volante”, às 20h, na Praça Gomes Freire. Já o distrito de Bandeirantes recebe o “Cinema é Para Todos” com exibição do filme o “Expresso Polar”, às 19h, próximo à policlínica.

Foto-Banda na Praça. Crédito-João Paulo Teluca Silva.

Deixar Um Comentário