22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Secretaria de Educação recebe doação do livro “Manifestações Culturais do Brasil”

A cerimônia de entrega contou com forte presença do secretariado e de representantes dos poderes Executivo e Legislativo

Home » Secretaria de Educação recebe doação do livro “Manifestações Culturais do Brasil”
Por Túlio Dutra - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 26/01/2022, 16:21 - Atualizado em 26/01/2022, 16:21
Foto - Divulgação. Crédito - Neno Vianna / PMOP.
Foto – Divulgação. Crédito – Neno Vianna / PMOP. Siga no Google News

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Educação, recebeu na segunda-feira, 24, a doação de 64 conjuntos do livro “Manifestações Culturais no Brasil”. A obra, que foi custeada pela Lei de Incentivo à Cultura, foi cedida ao Município pela LP Arte Soluções Culturais, representada na solenidade pelo seu coordenador geral, Luiz Prado.

A coletânea que aborda temáticas culturais e patrimoniais de uma forma lúdica apresenta uma divisão contendo, em cada uma delas, três exemplares, sendo eles, “Um passeio pelo patrimônio imaterial brasileiro”; “Uma viagem cultural pelo Brasil criativo” e por fim, uma caderneta de brincadeiras e um mapa ilustrativo. Esse material será disponibilizado para a Biblioteca Pública, enriquecendo ainda mais o seu extenso acervo, podendo ser emprestado a quem se interessar através do projeto DELIVRO, com entrega gratuita de livros. Para obter o serviço, basta entrar em contato com a Biblioteca pelo número (31) 3559-3254.

Além das doações para a Biblioteca, a cidade também foi presenteada com 156 unidades da apostila “Reconhecendo caminhos”. Esses exemplares são cadernos com propostas para os professores e foram cedidos de forma integral para a Casa do Professor.

Um dos idealizadores do projeto, Luiz Prado, enfatizou a beleza e a importância patrimonial de Ouro Preto e falou sobre a produção do livro. “É uma alegria poder vir a essa cidade que não conhecia e de imediato já me apaixonei. Estou muito impressionado, para pessoas que assim como eu trabalham neste campo, aqui é um oásis. Esse projeto foi idealizado em 2013, desde então o foco foi tentar promover o patrimônio, principalmente no público infanto-juvenil. assim começamos a entender que esse tema precisa ser dito para quem não sabe tecnicamente o que ele é. e então, nossa equipe tem se debruçado a entender e procurar colaboradores nos campos pedagógicos, culturais e artísticos e transformar tudo que o país oferece em produtos culturais, que dialoguem com o campo comercial, mas que esteja disponível para as pessoas com um caráter formador e educativo”.

O prefeito Angelo Oswaldo destacou as doações e comentou aspectos especiais da obra. “O Luiz Prado dirige um programa cultural muito significativo na área do patrimônio cultural brasileiro e nos trás essa importante doação que ficará na biblioteca por facilidade no acesso para todos. Eu tive a oportunidade de rapidamente folhear o livro onde existe um trecho que fala sobre o queijo de minas, um dos primeiros patrimônios imateriais de Minas e do Brasil e também sobre o toque e o ofício dos sineiros. Fizemos essa pequena cerimônia para registrar nossa gratidão e a importância que atribuímos aos livros e à leitura e a todo esse sistema de conhecimento que é fundamental para uma cidade como a nossa”.

Cleusmar Fernandes, diretor da Biblioteca Pública Municipal, demonstrou toda sua satisfação com o recebimento das obras e traçou um paralelo do livro com a história da cidade, por meio das religiões de matriz africana que fazem parte da história de Ouro Preto. “Quando recebi a notícia sobre essas doações, minha alegria foi imensa, pois quem me conhece sabe que eu sou um grande fomentador da literatura. Quando tive acesso ao primeiro exemplar, comecei a devorá-lo rapidamente. É uma obra muito relevante para educação e que traz representatividade e possibilidades de desenvolver oficinas educativas dentro da Biblioteca, para que possamos desmistificar os rótulos sobre as religiões, já que somos um país laico. Hoje ao receber esse presente eu não tenho dúvidas que a Biblioteca está viva e vai florescer mais a cada dia”.

A secretária Adjunta de Educação, Deborah Etrusco, falou em nome da Secretaria e agradeceu as doações contando que a cidade possui um projeto com o tema similar ao das obras cedidas. “Agradeço por essas doações e pela presença de todos nesse evento que tem muito significado para nós da área da educação. Temos aqui o programa “Ouro Preto Meu Lugar”, que trata justamente de patrimônio e de pertencimento, de ocupar um lugar importante dentro desse cenário histórico que é a cidade. Então, quando recebemos um material desse, sentimos muito orgulho de ter um programa como esse, no qual essas obras vão expandir esse horizonte para os nossos alunos”.

Em um relato emocionado, a vice-prefeita Regina Braga contou como os livros mudaram sua vida. “Eu costumo dizer que devo muito aos livros, eu sou do menor distrito de Ouro Preto, onde nasci, fui criada e estudante de escola municipal. E fui ganhando o mundo, me tornei vice-prefeita deste Município tão importante para o Brasil e para o mundo, porque eu adorava ler. O livro é isso, uma ponte para um futuro muito interessante e mágico, e eu sou a prova viva disso, talvez sem a leitura eu ainda estivesse no mesmo lugar, mas isso é a leitura, ela te leva para outros lugares”.

O livro “Manifestações Culturais do Brasil”, que tem o apoio do Instituto Cultural Vale, é uma idealização de Fernanda Pereira, em parceria com Luiz Prado, escrito por Tono Freitas e ilustrado por Felipe Cavalcante e Lucas Gehre.

Foto - Divulgação. Crédito - Neno Vianna / PMOP.


Deixar Um Comentário