Santo Antônio do Salto ganha cor e voz por meio da museóloga Marizabel Pacheco

Livro a “A Joia do Salto”, escrito e ilustrado por Marizabel, é um convite para conhecer o distrito de Ouro Preto.

Home » Santo Antônio do Salto ganha cor e voz por meio da museóloga Marizabel Pacheco
Por João Paulo Silva Publicado em 26/07/2021, 12:51 - Atualizado em 26/07/2021, 13:16
Foto – Marizabel Pacheco e Cleusmar Fernandes, coordenador da Bibilioteca Pública de Ouro Preto. Crédito – Divulgação. Siga no Google News

Localizado a cerca de 35 quilômetros da sede Ouro Preto (MG), o distrito de Santo Antônio do Salto é conhecido por suas belezas naturais e deliciosos pratos típicos. Agora, a charmosa e pacata comunidade novamente ganha cor e voz, mas desta vez por meio da museóloga graduada pela UFOP, bordadeira e atriz Marizabel Pacheco. Ela acaba de lançar o livro “A Joia do Salto”, extensão do seu canal “Papo de Museologia para Crianças” no Youtube, que aborda conceitos e aplicações da Museologia com linguagem acessível a todos.

O local, com natureza exuberante, deixa muitos turistas boquiabertos com tanta área verde e belas bicas de água pela estrada que conduz à comunidade. O distrito é muito preservado, apesar da procura pelo 'turismo rural' que faz muitos visitantes saírem da capital à procura do sossego do Salto, como é carinhosamente conhecido. Além do convite para apreciar a beleza e a famosa culinária do local, o livro traz questões como Patrimônio e Alteridade de forma lúdica.

“Como criei o canal Papo de Museologia para Crianças, queria continuar falando sobre a temática com as crianças, principalmente.  A Museologia está mais próxima de nós do que imaginamos e queria trazer esses exemplos para o público. É preciso falar sobre Patrimônio, Alteridade e valores culturais com os pequeninos - para que cresçam muito melhores do que nós! ”, explica Marizabel Pacheco.

A autora também nos conta que como trabalhou e morou em Santo Antônio do Salto, guarda grande estima e admiração pelos moradores e pelo distrito. “Sempre disse a todos que, se uma bomba caísse em Belo Horizonte, ninguém no Salto sentiria, porque a Natureza guarda o distrito”.

Apesar da figura de linguagem, típica dos que têm a palavra como matéria prima, Marizabel não exagera na afirmação acima. Santo Antônio do Salto está situado dentro de um vale guardado por enormes paredões verdes. “O Salto é o pulmão de Ouro Preto. E, principalmente, porque precisamos promover e preservar a Cultura das comunidades, no caso, Dona Inácia, a protagonista da ficção, é o que chamamos de Tesouro Humano Vivo, com seus saberes”, revela a autora.

Ainda de acordo com Marizabel Pacheco, 15 exemplares de “A Joia do Salto” foram doados para a Biblioteca da Escola Municipal Aleijadinho, 10 para a Biblioteca Pública de Ouro Preto e outros 5 livros foram destinados à Biblioteca Comunitária que está sendo criada no distrito. “Essa biblioteca faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto e conta com duas alunas voluntárias”.

O livro Infantojuvenil conta a história de um jovem que chega da capital, para trabalhar no distrito como médico e acaba indo morar na casa de Dona Inácia. A trama, costurada por meio de um conflito de gerações e costumes, é um belo aprendizado sobre diferenças e construção de afeto, amizade e respeito.

A multiartista também conta agradecida que “sem o crédito das empresas Cei Energética e Maynart não seria possível a publicação”.

“A Joia do Salto” está à venda na Livraria Ouro Preto, localizada próximo à Praça Tiradentes para quem vai em direção à Feirinha de Pedra Sabão.

Capa do livro "A Joia do Salto", de Mairzabel Pacheco. Crédito - Divulgação.

Deixar Um Comentário