Sabor e arte encantam participantes do XV Festival de Cuscuz de Sumidouro, distrito de Mariana-MG

Primeira edição do Festival de Cuscuz aconteceu em 2004 e já se firmou como um tradicional evento da localidade.

Home » Sabor e arte encantam participantes do XV Festival de Cuscuz de Sumidouro, distrito de Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 15/10/2018, 19:11 - Atualizado em 02/07/2019, 01:08
Foto-Divulgação. Crédito-Ascom/Prefeitura de Mariana Siga no Google News

Foto-Divulgação
Crédito-Ascom/Prefeitura de Mariana

De longe, antes mesmo de chegar a Padre Viegas, distrito de Mariana, era possível sentir o cheiro dos cuscuzes. É verdade que cada um com seu tempero, mas gosto para todos os paladares. Foi assim a XV edição do Festival de Cuscuz de Sumidouro – Culinária e Arte. Os moradores da localidade se empenharam e a festa que começou em 2004 com a utilização de apenas 5 kg de fubá, este ano os produtores reservaram cerca de 300 kg do ingrediente base do prato. Uma evolução que reflete o sucesso da festa.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, fez questão de ressaltar a importância da festa. “O festival já é conhecido nacionalmente por sua tradição e alto nível dos pratos. Isso é muito importante porque, além de valorizar uma cultura marianense, leva o nome de nossa cidade para todo país, atraindo turistas e movimentando a economia”, afirma o chefe do executivo.

O XV Festival de Cuscuz é tradicional e envolve várias entidades em sua realização, com o apoio da Prefeitura. A comunidade de Padre Viegas trabalha em co-realização com a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus para tornar o evento uma realidade. A ACOMPAV, Associação Comunitária de Padre Viegas, o Coral Nossa Senhora do Rosário, a Associação Cavalgada de Padre Viegas e 7 de Outubro Esporte Clube, são entidades que também apoiam e participam do festival.

Maria de Castro Gonçalves é uma das fundadoras da tradicional festa e, até hoje, faz questão de preparar os pratos, que tem variedade enorme, doces e salgados, para todos os gostos. Ela fica orgulhosa de falar sobre a história do festival e relembra muitas histórias, sem se esquecer de cobrar a continuidade. “Cada ano que passa a festa está ficando melhor e queremos que continue sempre assim. Muitas pessoas vêm de fora para nos prestigiar, mostrando a força de nossa tradição”, apontou Maria de Castro.

Os participantes, além da degustação dos pratos, foram brindados com a abertura da banda musical, além da apresentação de bandas e músicos locais, e feira de artesanato. Antônio Paulo Gonzaga é do interior paulista e pelo segundo ano visita Padre Viegas para acompanhar o festival. “Os pratos são excelentes e reforçam a tradição. Podemos provar vários tipos e não ficamos enjoados, estão todos de parabéns”, afirma o empresário.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana

Foto-Divulgação. Crédito-Ascom/Prefeitura de Mariana

Deixar Um Comentário