René Dentz lança livro que esmiúça o perdão e o contextualiza na era dos algoritmos

Lançamento da nova obra do psicanalista acontece no dia 11 de maio de 2023, na Casa de Cultura de Mariana - MG.

Home » René Dentz lança livro que esmiúça o perdão e o contextualiza na era dos algoritmos
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/04/2023, 10:15 - Atualizado em 06/04/2023, 10:15
Foto – O psicanalista, filósofo, escritor e professor René Dentz. Crédito – Reprodução / Arquivo pessoal. Siga no Google News

O psicanalista René Dentz lança no dia 11 de maio de 2023, em Mariana (MG), por meio da editora Ideias e Letras, o livro “Razões do Perdão”. O lançamento acontece na Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, a partir das 19h e traz como mediador da roda de conversa, o acadêmico Luciano Guimarães.

Na obra, Dentz esmiúça o perdão e analisa os componentes e contextos do ato de perdoar e destaca como fica essa virtude na era dos algoritmos e da hiperconexão. “O perdão é um tema que instiga e intriga. Perdoar não é uma obrigação, pois não passa por uma relação lógica e nem sempre racional. É um dos eventos humanos que podem superar a nossa racionalidade”, reflete o autor.

O tema é polêmico, mas também controverso. Simplesmente não há resposta concreta para entender porque perdoamos ou não perdoamos alguém. Ou as fases do processo que cada ser humano vive para chegar ao perdão. De tão complexo, o assunto mereceu o estudo do psicanalista que há anos se dedica a entender e aprofundar o ato de perdoar a partir de uma visão da psicanálise, da filosofia e da teologia.

“Durante os últimos anos, ao estudar o tema do perdão, muitas vezes me intrigou o fato de ser uma temática acolhida de forma intensa. O perdão parece ser, ao mesmo tempo, um gesto simples e complexo. Cotidiano e atemporal. Possível e impossível. São diversos os paradoxos encontrados ao redor do ato de perdoar”, constata.

O texto, dividido em 26 capítulos e 119 páginas, explica que, normalmente, o perdão, está associado à espiritualidade, principalmente, pela forma que o Cristianismo o apresentou e que se tornou base para a nossa cultura, para a “cultura da paz, da não-violência, da reconciliação e da possibilidade de sair de um círculo de ódio e vingança”.

Mas, o autor vai além, e diz ser impossível “perdoar tendo como motivação a salvação pessoal, como se fosse uma ordem, uma obrigação”, Dentz discorre que, “o gesto de perdão exige antes de tudo maturidade psicológica, espiritual e existencial”. Ou seja, é um processo, muitas vezes longo.

No livro, o autor trata ainda sobre a tecnologia, como se desenvolve todo esse avanço e como ficará a questão do “perdão” neste novo mundo tecnológico.

Sobre o autor

René Dentz é psicanalista, Filósofo, Escritor, Professor da PUC-Minas, Realizou Pós-Doutorado na Université de Fribourg, na Suíça. Sendo o tema do Perdão o objetivo de pesquisa do doutorado. Dentz é também autor de 8 livros, entre eles "Vulnerabilidade", publicado em 2022 pela editora Ideias e Letras.

Arte reprodução / Divulgação.

Deixar Um Comentário