Reinado 2020 em Ouro Preto-MG, confira a programação

Home » Reinado 2020 em Ouro Preto-MG, confira a programação
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 03/01/2020, 09:29 - Atualizado em 03/01/2020, 21:57
Foto-Abertura do Reinado em Ouro Preto, 2018. Crédito-Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

Programação das Festas do Reinado 2020, em Ouro Preto-MG

A FÉ QUE CANTA E DANÇA
Patrimônio Imaterial Ouro Preto -MG

Dia 05 – Domingo – Abertura das Festividades

12h - Bênção ao Reinado.

Logo após, entrega da obra  de reforma e ampliação da Casa de Cultura Negra de Ouro Preto e entrega do Certificado de Registro da Festa do Reinado como Patrimonio Imaterial de Ouro Preto.

Local: Escadaria da Igreja Matriz  de Santa Efigênia e Casa de Cultura Negra ao lado da Igreja Matriz de Santa Efigênia.

19h – Missa e Bênção das Bandeiras

Local: Capela do Padre Faria

20h – Levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário,Santa Efigênia e São Benedito.

Local: Adro da Capela do Padre Faria.

Dia 06 – Segunda – Feira

19h Palestra – O Grande Anganga Muqixe – Chico Rei : O Rei Negro do Reinado do Alto da Cruz.

A Palestra é fruto da pesquisa de mestrado em Educação, a qual investigou a historia de Chico Rei para os congadeiros e moçambiqueiros do Alto da Cruz, além da analise das produções escritas que citaram Chico Rei e também a investigação realizada em escola ouro- pretanas sobre a presença da história do Rei negro no ambiente escolar.

Palestrante: Amanda Melissa dos Santos, professora, musicista e mestra em Educação pela UFOP.

Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.

20h – Exibição DOC - N'Aruanda

Direção: Lucas Oliveira e Maria Fernanda Palazzi

Elenco: Kedison Guimarães, Kátia Silvério, Lays Silvério, Fernando Augusto, Marize Guimarães

Cidade: Ouro Preto - MG Ano: 2020

Na cidade histórica de Ouro Preto, conhecida pelas edificações barrocas e heróis nacionais, Kedison e Kátia, dois irmãos, tem como responsabilidade manter viva uma tradição que envolve fé, ancestralidade e resistência, presentes no Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz. Apesar de radicados em uma cidade conhecida por ser culturalmente ativa e histórica, o Moçambique não desfruta dos privilégios do centro histórico e turístico da cidade.

Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.

Dia 07–Terça-Feira

19h30 -Palestra – Modernismo Semana de 22 e o Patrimônio da Humanidade.

Os Modernistas brasileiros durante a Semana da Arte moderna (Semana22) faz com que a sociedade, descubra os valores culturais artísticos religiosos e profanos brasileiros, pois, estes estavam sendo substituído por produção social e artística estrangeira sem o mínimo respeito à nossa identidade cultural.

Palestrante: Deolinda Alice dos Santos - Consultora de Cultura Mineira.

Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.

Dia 08 – Quarta-Feira

20h00 – Show - Sergio Pererê.

De djembé a guitarra, de charango a rabeca, Sérgio Pererê é um multi-instrumentista, com destaque para o trabalho como percussionista. Trata-se também de um intérprete de timbre peculiar, melódico e potente, que adota no palco uma persona artística magnética.

Soma-se a isso o compositor profundo – mas que não se perde em hermetismos – cujas composições já foram gravadas por nomes como Ceumar, Titane, Fabiana Cozza, Eliana Printes e Maurício Tizumba. Mineiro de Belo Horizonte, Pererê fez parte dos grupos Pedra de Tucum, Avone e Tambolelê – com o qual excursionou pela Europa, EUA, Nova Zelândia e México -, mas seu trabalho solo pode ser considerado o mais expressivo de sua carreira e onde as referências afro-mineiras encontram-se de forma mais inovadora com vertentes da contemporaneidade.

Faz parte desse trabalho quatro CDs autorais: Linha de Estrelas (2005), Labidumba (2008), Alma Grande, Ao Vivo (2010), Serafim (2011) e Cada Um (2018). O artista também já dividiu o palco com Milton Nascimento, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso e João Bosco e, integrou o grupo Sagrado Coração da Terra, ao lado de Marcus Viana. Neste show, Sérgio

Pererê, acompanhado de quatro músicos, revisita sua obra, montando um roteiro voltado, especialmente, para o Reinado de Minas Gerais com músicas como Rosário dos Pretos, Chamado, Senhora Negra, Coração de Marujo, Rosário de Maria, Velhos de Coroa e Rosário Embolado.

Local: Casa da Ópera de Ouro Preto- MG – Entrada Franca.

Dia 09– Quinta-Feira

1º dia do Tríduo: “A exemplo de Nossa Senhora do Rosário Santa Efigênia e São Benedito sejamos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo”

19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia com a participação da Pastoral Famíliar e Grupo de Terço Mães que Oram.

Local: Capela do Padre Faria

Dia 10– Sexta-Feira

2º dia do Tríduo: “A devoção do Rosário de Maria alimenta a caminhada de Fé”

19h30 - Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia com a participação da Pastoral da Saúde e grupos de Terço dos Homens de Ouro Preto

Local: Capela do Padre Faria

Dia 11 – Sábado

3º dia do Tríduo: “Maria, mãe que acolhe em seu regaço. Mãe medianeira da Graça”

19h30 – Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia com a participação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Pastoral da Juventude

Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia.

Dia 12 de janeiro – Domingo - Dia Festivo

05h - Alvorada - Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja Matriz de Santa Efigênia.

8h - Chegada da Guardas Visitantes

9h – Cortejo – Saída da Capela do Padre Faria em direção à Mina de Chico Rei para buscar o Reinado Congo de Ouro Preto , retorno para Capela do Padre Faria.

12h- Bênção aos Congadeiros de Ouro Preto e das Guardas visitantes

12:30 - Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito em direção à Capela do Padre faria

15h- Missa Conga no Adro da Capela do Padre Faria com a participação dos Congados Visitantes, Pastoral Afro- Brasileira de Ouro Preto e Grupo de Animação Frutos da África.

16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento.

Realização: Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio; Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da cruz; Sr.Wilson Ferreira (Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Padre Faria), FIROP(Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto), Guarda Municipal; Ourotran, 52º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais; 3ª Cia. Bombeiros Militares de Minas Gerais; Brigada de Bombeiro Civil de Ouro Preto, Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, Guardas de Congo visitantes; Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança e do Adolescente, Pastoral da Saúde ; AMAC(Associação de Moradores do Bairro Alto da Cruz), Mina Du Veloso, Mina do Chico Rei; Comissão Ouropretana de Folclore; CAPS-AD do Padre Faria; Casa de Cultura do Padre Faria, Homens do Terço de Ouro Preto, todos os meios de comunicação e a Comunidade de Ouro Preto que contribuíram para realização desta festividade.

Notas

- Por determinação da Arquidiocese de Mariana, a Paróquia se exime de quaisquer responsabilidades advindas por acidentes causados por fogos de artifícios e espetáculos pirotécnicos realizados por iniciativas particulares.

– Nas festas religiosas e eventos pastorais fica terminantemente proibida a comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas por parte da Igreja ,através de suas comunicações paróquias, pastorais específicas, associações religiosas e movimentos eclesiais.
-Pedimos encarecidamente nos dias 12 e 13 de janeiro, não fazer uso de bebidas alcoólicas dentro da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade para que possamos evitar qualquer dano ao patrimônio da Escola.

Visto: Padre Luiz Carlos Ferreira.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Ouro Preto –MG / FUNPATRI - Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto.

Foto-Arte reprodução. Crédito-Divulgação.

Deixar Um Comentário