22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Grupo de Quadrilha do Bairro Santa Cruz se destaca no 43° Arraial de Belo Horizonte

O Pé de Moleque comemorou o oitavo lugar no Concurso Estadual de Quadrilhas e viu a colocação como uma vitória diante das dificuldades.

Home » Grupo de Quadrilha do Bairro Santa Cruz se destaca no 43° Arraial de Belo Horizonte
Por João Paulo Silva Publicado em 12/08/2022, 17:03 - Atualizado em 16/08/2022, 14:52
Foto – Quadrilha Pé de Moleque, Arraial de BH. Crédito – Juliane Teixeira. Siga no Google News

O Grupo de Quadrilha Pé de Moleque, do Bairro Santo Cruz, em Ouro Preto (MG), ficou em 8° lugar no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas que integrou a programação do 43° Arraial de Belo Horizonte, na Praça da Estação, no dia 06 de agosto. Uma posição mais do que especial para a comunidade que conta com pouco incentivo e não tem patrocinadores oficiais.

Além da alegria e da dança contagiante, o grupo Pé de Moleque levou para o tablado um tema delicado, mas super pertinente – o feminicídio. O Brasil convive com elevadas estatísticas de violências cotidianas praticadas contra mulheres – o que resulta em um destaque perverso no cenário mundial: é o 5º país com maior taxa de homicídios de mulheres.

Leia também - Grupo de Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz vai representar Ouro Preto no “Concurso Estadual de Quadrilhas”

Crislaine, uma das componentes do grupo de quadrilha comentou a apresentação que emocionou as arquibancadas da Praça da Estação. “Foi muito emocionante representar Ouro Preto no Arraial de Belo Horizonte, ainda mais trazendo um assunto tão triste, crítico, mas ao mesmo tempo tão necessário. Infelizmente, o feminicídio é a realidade de muitas mulheres no Brasil”.

Para a Quadrilha Pé de Moleque, muito mais importante que ganhar foi participar desse importante evento que contou com a apresentação de 14 quadrilhas. Sueli Mônica Moraes, fiscal e secretária da quadrilha disse que o grupo pisou naquele cenário de alegria sabendo que a disputa seria difícil, mas os componentes ergueram os olhos aos céus, rezaram e, de coração deram tudo de si. “Representar Ouro Preto foi emocionante, nos sentimos privilegiados e felizes. O aprendizado soma mais um ponto ao nosso currículo, além disso construímos com a nossa comunidade um patamar respeitoso”.

Marcília, outra integrante do grupo, disse estar muito orgulhosa do Pé de Moleque, pois ele começou de baixo e com muita dificuldade. “Hoje, graças a Deus, estamos conquistando as coisas devagar. Em 2019, no mesmo concurso, nós ficamos em penúltimo lugar, na 19ª posição. Subir do 19° para o 8° é uma realização”.

O pequeno Maicon, de 11 anos, disse que rezou para que tudo desse certo e seu pedido foi atendido. “Fiquei muito nervoso pensando que tudo daria errado, até chorei, mas no final deu tudo certo”, comemorou.

Assim como Maicon, Maria Eduarda, também com 11 anos, afirmou ter muito orgulho da quadrilha e do Bairro Santa Cruz. “Sinto muito orgulho de dançar na quadrilha Pé de Moleque. A disputa foi muito emocionante, fiquei muito nervosa, não sabia o que fazer na hora, mas arrasamos”, comemorou.

Ganhadoras

A quadrilha Santa Terezinha, da cidade Muriaé, levou aos tablados a apresentação ‘Na Feira do São João’, e foi a grande vencedora do festival. A vice-campeã foi a Quadrilha Pequizá, da cidade de Montes Claros, com a apresentação 'Um Sertão Novo, o Cerrado e o Pequizá'. O pódio foi completado pela Quadrilha Perecolândia, da cidade de Itabira, que homenageou os 110 anos de Luiz Gonzaga, e conquistou o terceiro lugar.

Foto - Reprodução / Divulgação.

Arraial de Belo Horizonte

Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 43ª edição e retorna à Praça da Estação nos dias 13 e 14 de agosto. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, cerveja oficial Itaipava 100% Malte, parceria cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc-MG), apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Rádio Oficial Liberdade FM, colaboração do Shopping Oiapoque e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira.

Agradecimentos

O Grupo de Quadrilha Pé de Moleque agradece o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, D. Mocinha que confeccionou as anáguas dos vestidos e não cobrou nada por isso, à Sueli e à população ouro-pretana.

Fotos

O Jornal Voz Ativa disponibiliza, com muito carinho, as fotos da apresentação da Quadrilha Pé de Moleque na 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte. Os créditos das fotos são de Juliane Teixeira.

Deixar Um Comentário