Projeto ‘Sextas Abertas’ promove interação entre Fundação de Arte de Ouro Preto e comunidade

O evento realizado mensalmente é uma oportunidade para a comunidade ouro-pretana vivenciar o espaço do Núcleo de Arte

Home » Projeto ‘Sextas Abertas’ promove interação entre Fundação de Arte de Ouro Preto e comunidade
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 13/05/2019, 17:55 - Atualizado em 04/07/2019, 23:22
Sextas Abertas FAOP. Crédito- Franciele Silva Siga no Google News

Por Franciele Silva

Aconteceu na última sexta-feira, 10 de maio, mais uma edição dos SEXTAS ABERTAS. Realizado pelo Núcleo de Arte da FAOP (Fundação de Artes de Ouro Preto), o evento que ocorre mensalmente ofereceu de graça para a população um dia inteiro com atividades culturais e artísticas. Participando desde a primeira edição a artesã e ex-aluna, Ana, explicou o conceito do projeto. “É um evento que a FAOP criou com intuito de trazer a comunidade para dentro da fundação e mostrar para elas o que a gente faz aqui dentro”, declarou.

Ocorreram durante todo o dia oficinas, palestras, apresentações de linguagens artísticas como: fotografia, gravura, pintura e música. A cosmeticista de produtos naturais, Rose Figueiredo, frisou como é importante essa iniciativa, “eu estou participando pela segunda e eu acho muito legal essa iniciativa pois abre um espaço também para a comunidade expor seus produtos e sua arte”.

Também fez parte da programação a Feira [RE]XISTÊNCIA ARTÍSTICA, especial dia das mães, trouxe arte, brechó, artesanato, gastronomia e moda para a Praça Antônio Dias. Colaborando com a feira por meio da exposição de flores a artista e paisagista, Rosilene Salomé, explicou sobre a impressão botânica. “Eu cultivo flores tropicais e a partir desse trabalho eu faço a impressão botânica que é uma técnica que usa o calor e o contato para transferir as formas, cores e aromas das plantas para o tecido”, pontuou.

A FAOP

A Fundação de Arte de Ouro Preto foi criada em 1968 como um espaço para produção artística. A iniciativa partiu do poeta Vinícius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Affonso Ávila. Com 51 anos de existência, a FAOP funciona por meio de políticas públicas, parcerias sociais, comunitárias e educativas.

Na fundação nasceu o primeiro curso para formação de conservadores e restauradores do Brasil. Hoje, formada por três núcleos: Núcleo de Arte, Núcleo de Ofício e Núcleo de Conservação e Restauração, em seus mais diversificados suportes e linguagens realizam ações de conservação e restauro, produção tradicionais e arte contemporânea.

Para mais informações acesse: http://www.faop.mg.gov.br/

 

Feira [RE]XISTÊNCIA ARTÍSTICA. Crédito - Franciele Silva

Deixar Um Comentário