Programação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito – 2022

Evento que começa no dia 02 de janeiro de 2022 conta com paletras, oficinas, peças teatrais e outras atrações.

Home » Programação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito – 2022
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 27/12/2021, 11:13 - Atualizado em 27/12/2021, 11:13
Foto - Reprodução / Divulgação.
Foto – Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

A FÉ QUE CANTA E DANÇA
Patrimônio Imaterial de Ouro Preto -MG

Dia 02 – Domingo – Abertura das Festividades

12h - Bênção ao Reinado.
19h – Missa e Bênção das Bandeiras, logo após Levantamento das Bandeiras de
Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
Local: Capela do Padre Faria.
(Seguindo as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde o público será limitado).

Dia 03 - Segunda – feira

14 h Oficina – Confecção de Bonecas Pretas (Congadeiros e Moçambiqueiros)
Local: Casa de Cultura Negra – Ao lado da Igreja de Santa Efigênia
19h Palestra – Reinados Negros
Ministrada pela Drª e Prª Leda Maria Martins
Leda Maria Martins é poeta, ensaísta e dramaturga. Doutora em Letras-Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1991), tem Mestrado em Artes pela Indiana University (USA, 1981). Possui pós-doutorados em Estudos da Performance pela New York University, Tisch School of the Arts, Department of Performance Studies, (1999-2000 e 2009). Leda conquistou mais um título de pós-doutorado, em Rito e Performance, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1999). Na atuação como professora, é visitante da New York University, Department of Performance Studies (2009-2010), e foi docente dos cursos de Letras e de Artes Cênicas da UFMG, entre os anos de 1993 até 2018.
Local: Casa de Cultura Negra.

Dia 04 –Terça-Feira

14h Confecção de Capacetes de Congo –
Ministrado pela Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Local: Casa de Cultura Negra.
19h Palestra Vissungos – Cantos Sagrados
Os vissungos são “cantigas em língua africana ouvidas outrora nos serviços de mineração” e ainda hoje presentes em diversas situações da vida cotidiana dos habitantes de alguns povoados de Minas Gerais.
Ministrada pela Leticia Afonso – Graduada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Atualmente é professora de música na Iluminar Praticas Interativas.
Local: Casa de Cultura Negra.

Dia 05 – Quarta-Feira

19h – Peça teatral – Galanga: Chico Rei

SINOPSE

A peça, com dramaturgia de Paulo Cesar Pinheiro e adaptada por Maurício Tizumba, narra a história do rei congolês vindo escravizado para o Brasil e que, nas Minas Gerais, conquistou sua liberdade, libertou vários escravizados e tornou-se rei novamente.

Tizumba é o narrador, uma espécie de griot que, acompanhado dos músicos, guia o público pela narrativa que também se configura como uma das versões mitológicas para o surgimento do Congado.

Ficha Técnica

Direção e Adaptação: Maurício Tizumba (inspirado na Criação de João das Neves) Assistência de Direção: Brenda Alaís | Texto e Músicas: Maurício Tizumba, Sergio Santos e Paulo César Pinheiro | Dramaturgia: Paulo Cesar Pinheiro | Elenco: Maurício Tizumba | Músicos: Everton Coroné, Sergio Silva e Alysson Salvado | Cenografia: Alexandre Tavera e Irmandade dos Carolinos| Concepção de figurino: Janaina Castro e Maria Luiza Magalhães | Iluminação e Montagem: Wallace Colibri
Local: Casa da Opera - Teatro Municipal – Entrada Franca.

Dia 06 – Quinta-Feira

14h- Oficina – Customização de Turbantes
Ministrada pela CIA Rabisco Brincante.
Local: Casa de Cultura Negra ao lado da Igreja de Santa Efigênia

1º dia do Tríduo: “Mãe Maria cuida de nós por toda vida”
19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia.
Local: Capela do Padre Faria - (Seguindo as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde o público será limitado).

Dia 07– Sexta-Feira

14h - Oficina Nosso Canto
Tem como objetivo vivenciar uma troca de saberes (acadêmico e saberes populares) no canto.
Ministrada por – Lívia Rosa. Formada em Relações Públicas pela PUC, formação técnica em teatro com o diretor Luiz Paixão, formações como cantora com nomes de peso como Aída Couto, Regina Milagres, Kevin Mahogany (US) e Silvana Malta (DK) -Intérprete da música popular brasileira, seu trabalho é permeado por batidas quentes e arranjos vocais que variam do samba ao jazz.

Local: Casa de Cultura Negra – Ao lado da Igreja de Santa Efigênia

2º dia do Tríduo: “Bendito Louvado Seja o Rosário de Maria”

19h30 - Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia.
Local: Capela do Padre Faria - (Seguindo as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde o público será limitado).

Dia 08 – Sábado

10h Oficina – “A força e Ancestralidade do Ferro’

Ministrada por Diego Fernandes
Fundador da escola Samba Preto, Diego Fernandes é formado em música pela UFOP e tem mestrado em Educação pela USP. É exímio músico e professor. Tem experiência em bandas de diversos estilos e fanfarras diversas. Diego também ministra aulas de Joalheria, arte que trabalha e conhece há mais de 10 anos
Local: Casa de Cultura Negra – Ao Lado da Igreja de Santa Efigênia.

3º dia do Tríduo: “Maria, mãe que acolhe em seu regaço. Mãe medianeira da Graça”

19h30 – Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia. (Seguindo as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde o público será limitado)

Dia 09 de janeiro – Domingo - Dia Festivo

05h - Alvorada – Toque de Sinos.
15h- Missa Conga na Capela do Padre Faria.
16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento.
(Seguindo as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde o público será limitado).

Realização: Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio; FUNPATRI - Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto –MG. Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da cruz; Sr.Wilson Ferreira (Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Padre Faria), Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança e do Adolescente, Pastoral da Saúde ;Associação de Moradores do Padre Faria, AMAC (Associação de Moradores do Bairro Alto da Cruz), Mina do Chico Rei; Casa da Kau Lima, Comissão Ouro-pretana de Folclore; todos os meios de comunicação e a Comunidade de Ouro Preto que contribuíram para realização desta festividade.

Notas

1 - Por determinação da Arquidiocese de Mariana, a Paróquia se exime de quaisquer responsabilidades advindas por acidentes causados por fogos de artifícios e espetáculos pirotécnicos realizados por iniciativas particulares.

2 – Nas festas religiosas e eventos pastorais fica terminantemente proibida a comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas, através de suas comunicações paróquias, pastorais específicas, associações religiosas e movimentos eclesiais.

Visto: Padre Luiz Carlos Ferreira.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Ouro Preto – FUNPATRI - Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto –MG

Deixar Um Comentário