Poetas de São Paulo criam Academia Internacional de Aldravias Andreia Donandon Leal

Natural de Itabira (MG), Deia Leal reside em Mariana (MG). Artista plástica, poeta, contista, é também uma das grandes expoentes da Aldravia, movimento literário conhecido mundialmente e surgido na cidade histórica.

Home » Poetas de São Paulo criam Academia Internacional de Aldravias Andreia Donandon Leal
Por João Paulo Silva Publicado em 14/01/2019, 09:11 - Atualizado em 03/07/2019, 20:50

Foto-A artista plástica e poeta Andreia Donadon Leal
Crédito-Arquivo pessoal da artista

Foi criada em São Paulo, pelos poetas Ronnaldo Andrade e Camac Leon, a primeira Academia Internacional de Aldravias que leva o nome da poeta e artista plástica de Mariana (MG), Andreia Donadon Leal. Deia, como é conhecida nos meios artísticos, produziu a primeira dissertação de Mestrado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com a temática histórica do Movimento Mineiro Aldravista do século XXI, além de ter sido vencedora do Concurso Internacional cidade de Manaus com o livro de ensaios: A história da Arte Aldravista.

O objetivo da nova Academia de Letras é difundir e divulgar no Brasil e exterior a primeira forma de poesia genuinamente brasileira. Os poetas fundadores do Aldravismo, movimento nascido na histórica cidade de Mariana, berço da Arte Brasileira também são criadores da aldravia, entre eles, o premiado poeta Gabriel Bicalho, o Doutor J.B.Donadon-Leal, e o poeta, J.S. Ferreira. A nova Academia terá apoio dos Poetas aldravistas de Mariana.

Para Andreia Donadon Leal é uma honra ter seu nome escolhido para a Patronesse da Academia Internacional de Aldravias. “Motivo de orgulho para a cidade de Mariana e região mineira. Com a fundação da nova Academia, a forma poética será mais difundida e solidificada. Parabéns aos fundadores desse portento e audacioso projeto acadêmico”.

O poeta Camac Leon falou do orgulho em ser membro efetivo da Academia Internacional de Aldravias Andreia Donadon Leal. “É também de uma grande responsabilidade ter como Patrono José Benedito Donadon Leal, ocupando a Cadeira número 2, que, com certeza já é um “marco” em minha vida como poeta, escritor e compositor (letrista). Agradeço por estar fazendo parte dessa história. Eu me sinto honrado em ter fundado esta Academia juntamente com o poeta Ronnaldo Andrade”, destacou.

Deixar Um Comentário