‘Ouro Preto, o Meu Lugar!’: Programa municipal de educação e patrimônio começa a ser implantado nas escolas

O Programa tem como objetivo implantar, no conjunto de escolas da Rede Municipal de Ensino, uma proposta pedagógica assumida como política pública sistematizada e permanente.

Home » ‘Ouro Preto, o Meu Lugar!’: Programa municipal de educação e patrimônio começa a ser implantado nas escolas
Por João Paulo Silva Publicado em 30/08/2018, 20:10 - Atualizado em 02/07/2019, 00:32

Foto-Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos – Capela do Padre Faria        
Crédio-Ane Souz/PMOP

Na próxima segunda-feira, dia 3 de setembro, as Escolas Municipais Monsenhor João Castilho Barbosa (Barra), Dr. Pedrosa (Santo Antônio do Leite) e Professora Haydée Antunes, segmento EJA (CAIC-Cachoeira do Campo), iniciarão, oficialmente, as atividades do Programa de Educação Patrimonial Ouro Preto, o Meu Lugar!

Fórum Municipal de Educação e Patrimônio de Ouro Preto

No dia 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto (MG) promoveu o I Fórum Municipal de Educação e Patrimônio de Ouro Preto. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, dentre elas integrantes da sociedade local e profissionais que atuam diretamente nas áreas da Educação, Cultura, Patrimônio, Igualdade Racial, Museologia e Turismo. Na ocasião, foi apresentado o “Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o Meu Lugar!”, que originou um projeto de Lei, assinado na mesma data pelo prefeito Júlio Pimenta.

O programa

O Programa tem como objetivo implantar, no conjunto de escolas da Rede Municipal de Ensino, uma proposta pedagógica assumida como política pública sistematizada e permanente. Busca também cumprir as propostas da Lei 59/05, que instituiu Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Patrimonial, para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras na cidade histórica. Em desenvolvimento desde 2016, conta com 13 etapas, das quais 8 já foram cumpridas.

Metodologia

A metodologia adotada parte das experiências de inúmeros projetos já realizados na sede e nos distritos, e busca desenvolver atividades que estimulem reflexões e debates abordando temas relevantes como Identidade, Memória, Patrimônio, Referências Culturais, Relações Étnico-Raciais, sempre considerando e valorizando o conceito individual de “Patrimônio” dos participantes.

Ao longo do semestre, educadores e alunos das escolas-piloto experimentarão as propostas do “Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o Meu Lugar!” e contribuirão para o seu aprimoramento.

Equipe

A Equipe do “Programa Ouro Preto, o Meu Lugar!” é formada por secretários e membros do setor da Educação, Cultura e Patrimônio, Turismo, Indústria e Comércio, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e diversas outras parcerias como escolas públicas, Câmara Municipal, dentre outras.

Confira abaixo toda a  equipe e parceiros vinculados ao Programa:

Secretaria Municipal de Educação                   
Rosa Ana Xavier
Cláudia Gomes Pereira, Elis Regina Santana Saraiva Gonçalves, Florêncio Juliano Cotta,Helena Maria Brito dos Santos,Janaína Andrade Ferreira e Penna, José Jacinto da Costa,Juliana Renata Pereira,Leonardo César Salles, Luciene Aparecida Resende, Maria Margarida Basílio,Patrícia Roberto Ribeiro, Renata Carla da Silva Coelho,Rosângela Arlinda Estanislau Fernandes.

Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio    
Zaqueu Astoni Moreira
Fernanda Danese Alexandre Guedes, Danielle S. Xavier, Helenice Afonso de Oliveira, Polyana Pereira Coelho, Roberto Lúcio da Silva Ribeiro.

Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio                       
Felipe Vecchia Guerra
Fabiana Aparecida dos Santos Nonato, Lavínia Viana Caires, Patrícia Graziela de Souza

Pela Universidade Federal de Ouro Preto                    
Prof. Dr. Luiz Antônio dos Prazeres
Larissa Lúcia Damaceno Nascimento
Larissa Santos
Paula Ribeiro

Parcerias
Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa
Escola Municipal Dr. Pedrosa
Escola Municipal Profa. Haydée Antunes/CAIC Felipe dos Santos        (especialmente, Educação de Jovens e Adultos)
Departamento de Promoção Cultural, Patrimônio Imaterial e Igualdade Racial (PMOP)
UFOP (Pró-Reitoria de Extensão)
Sistema de Museus de Ouro Preto
Conselho Municipal de Educação
25ª Superintendência Regional de Ensino
OCA (Organização Cultural Ambiental)
Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania (IPHAN/UFOP).
Câmara Municipal de Ouro Preto

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Ouro Preto

 

Deixar Um Comentário