Ouro Preto e Nova Lima ganham Festival de Cultura Popular

Primeira edição do evento será realizada de 20 a 25 de setembro. Programação oferece atividades artísticas e de formação, que valorizam a diversidade da cultura popular brasileira.

Home » Ouro Preto e Nova Lima ganham Festival de Cultura Popular
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/09/2022, 12:58 - Atualizado em 19/09/2022, 12:58
Lia de Itamaracá. Crédito – Ytallo Barreto. Siga no Google News

De 20 a 25 de setembro, as cidades de Ouro Preto e Nova Lima recebem a primeira edição do Festival de Cultura Popular, um evento plural, pensado para exaltar a diversidade da cultura popular brasileira. Com uma programação gratuita que valoriza os costumes e tradições de cada região, o festival irá oferecer oficina, seminário, feira de comidas típicas e artesanato, cortejo, giros de folia, danças e músicas típicas.

“O Festival de Cultura Popular se propõe democratizar o acesso às tradições culturais, por meio de experiências artísticas e de formação. Os espaços serão tomados por uma programação rica e marcada que ilustra e colore a nossa brasilidade”, conta a coordenadora do festival, Fernanda Vidigal, da Agentz Produções.

A curadora do festival, Gabriela de Lima Gomes, completa que uma das propostas do evento é fomentar o intercâmbio entre culturas e produtores de festejos religiosos e profanos. “São tradições brasileiras, muito importantes na nossa cultura. O festival surge como um espaço aberto ao diálogo, para difundir essas expressões e modos de fazer e saber”.

As cidades que recebem esta primeira edição do Festival de Cultura Popular foram selecionadas por suas vocações. Fernanda Vidigal sublinha que Ouro Preto e distritos são cidades históricas, que guardam na arquitetura barroca, em seus territórios, a ancestralidade daqueles que, verdadeiramente, construíram esses municípios. “E aqui entram os distritos de Glaura, Santa Rita Durão, Engenheiro Corrêa e Antônio Pereira, que também serão contemplados com atrações. A estrutura sociocultural dessas localidades carrega evidências da vida tropeira, feitos deixados pelos bandeirantes portugueses, influências indígenas, protagonismo africano na extração mineral, entre outras influências do passado”. Sobre Nova Lima, Fernanda completa: “É um celeiro de grupos e espaços com fortes referências nas culturas populares e manifestações. E queríamos trazer um pouco do festival para as proximidades de Belo Horizonte e municípios do entorno”, explica Fernanda Vidigal.

Programação – Ouro Preto e distritos

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, às 19h, Ouro Preto recebe o seminário “Diálogos com a cultura popular e relatos de experiências”. A proposta é promoverum espaço aberto, de intercâmbio e nutrido por um olhar atento às possibilidades de trocas entre as diferentes formas de produção e expressão do homem. Os convidados buscarão oportunizar vivências e experiências livres e polifônicas, intrínseca à cultura popular, compreendidas a partir de relatos dos processos sociais presentes na diversidade da vida, do passado ao presente, desde as nossas origens. O seminário acontecerá no Anexo do Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes).

Lia de Itamaracá. Crédito - Ytallo Barreto.

No dia 24/09, a partir das 10h, no distrito de Glaura, aconteceráuma feira de comidas típicas e artesanato, que contará, também, com atrações culturais: Dança das Fitas (11h30), uma dança folclórica coreografada pelos alunos da Escola Municipal de Glaura. Cortejo com bateria e bonecos gigantes (13h30), com as interações deagremiações e blocos carnavalescos de Ouro Preto e região e a participação especial do Cabeçudo de Maria Eugênia Tita.  Show do Kuatá de Carimbó (15h30),grupo criado em 2010, na Vila de Alter do Chão, no Pará, coração da Amazônia, faz um carimbó tradicional e levanta a plateia com músicas autorais, além de antigos e novos clássicos do carimbó.  Show da pernambucana Lia de Itamaracá (17h30), conhecida no Brasil e no mundo por ser referência de cantora de ciranda. Além de cirandar, a artista também passeia por outras sonoridades da música popular nordestina e, sobretudo, pernambucana.

O Grupo de circo-teatro Trampulim fará apresentação do espetáculo “Uma surpresa para Benedita”, no dia 23/09, às 15h, em Engenheiro Corrêa, distrito de Ouro Preto (Escola Municipal José Estevam Braga), dia 24/09, às 11h, em Santa Rita Durão, distrito de Mariana (Praça da Matriz), e no dia 25/09, às 14h, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (Quadra do Areião).

Uma surpresa para Benedita, Grupo Trampulim. Crédito - Netum Lima

Programação – Nova Lima 

As atividades em Nova Lima acontecerão no espaço C.A.S.A - Centro de Arte Suspensa Armatrux (Rua Himalaia 69, Vale do Sol). O espetáculo “Planta do Pé”, com Maria Eugênia Tita, fará apresentação no dia 21/09, às 20h. Por meio da dança, música e teatralidade, o público é convidado a conhecer um pouco das referências artísticas tradicionais brasileiras e suas possibilidades cênicasMaria Eugênia Tita é dançarina e pesquisadora, conduzida pelos pais, Antônio Nóbrega e Rosane Almeida aos sete anos passou a visitar e aprender diversas danças populares brasileiras. A convite do Festival Internacional de Dança de Recife criou o solo “Planta do Pé” com o qual, a partir de 2019, viaja sozinha de carro apresentando em diferentes estados do Brasil.  Indicação etária: Livre

Maria Eugênia Tita também irá ministrar, nos dias 20 e 22/09, a oficina “Criações a partir das Danças Brasileiras”. Partindo das referências das danças brasileiras, com seu caráter de brincadeira e atenção, nessa oficina Maria Eugênia utiliza alguns recursos corporais oferecidos por elas como agilidade, precisão, peso e fluidez para o trabalho de construção de um corpo criativo e singular. A dançarina une ao estudo das danças brasileiras técnicas apreendidas dentro e fora do Brasil como Kathakali – Kalamadalan School (Índia); Teatro Físico - Odim Teatret (Dinamarca) e Tecnica Jacque Lecoq (Espanha). Para participar é necessário inscrição prévia pelo link https://forms.gle/D8UPbboF5aHL2rVb6.

O grupo Kuatá de Carimbó junta o seu carimbó à música do belo-horizontino Lenis Rino, para show no dia 23/09, às 20h. Lenis Rino éfundador do bloco Trovão das Minas e do espaço Gonguê, onde difundiu o maracatu de baque virado de São Paulo e Minas Gerais. 

Kuatá de Carimbó. Crédito - Kevin Gonzalez.

No dia 25/09, acontecerá o “Encontro de Batuqueiros”, um cortejo em homenagem ao maracatu de baque virado”, com saída às 11h, da Praça Vale do Sol. A chegada do cortejo será no espaço C.A.S.A, do grupo Armatrux, onde haverá feira de comidas típicas e músicas da cultura popular.

SERVIÇO

Festival de Cultura Popular
Data:
20 a 25 de setembro
Cidades: Ouro Preto e Nova Lima
Classificação indicativa: livre
Gratuito

Deixar Um Comentário