Intervenção artística mobiliza alunos e comunidade de Glaura, distrito de Ouro Preto-MG

Ações foram resultado do projeto “Escola além dos muros”, realizado na Escola Municipal Benedito Xavier, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Home » Intervenção artística mobiliza alunos e comunidade de Glaura, distrito de Ouro Preto-MG
Por Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 05/12/2019, 17:22 - Atualizado em 05/12/2019, 17:22
Foto- Alunos pintaram o muros da escola, utilizando as tintas que eles próprios produziram. Siga no Google News

Em Ouro Preto, a Escola Municipal Benedito Xavier, no distrito de Glaura, realizou em novembro (28) uma exposição artística com trabalhos produzidos pelos alunos. Na mostra foram apresentadas obras sobre temas urbanos, como grafites, cartazes e instalações, todas abordando assuntos relacionados ao cotidiano, aos problemas da comunidade, natureza e relações interpessoais.

A exposição é um dos resultados do projeto “Escola além dos muros”, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da pesquisa de doutorado do arquiteto e urbanista Guilherme Arruda. As ações contaram com o apoio da diretora da escola, Andreia Diva da Silva, e de todos os professores, em especial, da professora de artes Dalila Xavier.

Dalila explica que desde o início de 2018 foram desenvolvidas inúmeras atividades com os alunos, com o objetivo de destacar assuntos relevantes do cotidiano do distrito: “a proposta era criar um processo no qual os alunos pudessem aprender a partir da realidade em que vivem, e que esse aprendizado servisse também para levar informação aos moradores da comunidade”, conta a professora.

A exposição, intitulada “Museu Aberto”, contou também com a colaboração da professora de ciências, Letícia Rodrigues, que fez um estudo do solo de Glaura com as turmas do ensino fundamental e, juntamente com a professora de artes, desenvolveu uma oficina de produção de tinta fazendo uso dos elementos da terra como matéria-prima. Em seguida, os alunos fizeram uma pintura coletiva sobre os muros da escola, utilizando as tintas que eles próprios produziram.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto

Deixar Um Comentário