Inscrições para bolsas do “II Festival de Piano” encerram-se no próximo domingo (12/03)

Selecionados vão frequentar gratuitamente as masterclasses do “II Festival de Piano”, de 14 a 23 de abril, em Ouro Preto, MG.

Home » Inscrições para bolsas do “II Festival de Piano” encerram-se no próximo domingo (12/03)
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 07/03/2023, 17:13 - Atualizado em 07/03/2023, 17:13
Foto – O pianista Cristian Budu. Crédito – Sérgio Raphaël. Siga no Google News

Até o próximo domingo, dez jovens estudantes de nível avançado de piano serão selecionados para frequentarem gratuitamente as masterclasses do “II Festival de Piano”, que acontece de 14 a 23 de abril, em Ouro Preto, MG.

O festival, promovido pela Escola Saramenha de Artes e Ofícios, ESAO, conta com direção artística de Cristian Budu, um dos grandes pianistas da atualidade, que também ministrará as oficinas. As bolsas contemplam ainda hospedagem e alimentação dos bolsistas selecionados e o edital já está disponível no site oficial da ESAO: www.saramenhaarteseoficios.com.br

Cristian Budu explica que o Festival, que estreou em 2022 com excelentes resultados, oferecerá novamente aos jovens pianistas a oportunidade de desenvolvimento de suas técnicas em dez dias de convivência intensa com Música. A abertura contará com uma apresentação de Cristian, com participação especial do violoncelista Antonio Menezes, outro instrumentista brasileiro de renome internacional. Ao longo do evento, outros músicos ilustres também participarão da programação, como o pianista Gustavo de Carvalho, a violinista Jovana Trifunovic e o violoncelista Robson Fonseca. E, no campo da música popular, haverá apresentação com o pianista Ricardo Ithaboray e o violinista Jonatas Silveira.

Os bolsistas residentes também irão dividir o palco com Cristian em recitais programados e no concerto de encerramento.

O “II Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios”, que acontece de 14 a 23 de abril, em Ouro Preto, MG, conta com patrocínio das SUPERMIX CONCRETO S/A e SOMIX CONCRETO LTDA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/MinC/Governo Federal, assim como outros festivais da ESAO que serão realizados ainda neste ano: a “II Semana do Canto”, com Francisco Campos e Yuri Pingo (também em abril), o “I Festival Arte & Movimento” (julho/23) e o “I Festival de Violão” (setembro/23).

SOBRE A DIREÇÃO ARTÍSTICA
Cristian Budu é considerado o sucessor do pianista Nelson Freire (1944-2021). São eles os únicos brasileiros que já figuraram na lista “Top 50 Greatest Recordings”, da Gramophone Classical Music Awards, um dos maiores reconhecimentos aos artistas da música clássica mundial.

SOBRE A A ESCOLA SARAMENHA DE ARTES E OFÍCIOS
Criada e dirigida por Paulo Rogério Lage e instalada em espaço privilegiado da histórica cidade de Ouro Preto, MG, com ampla estrutura envolvida por uma belíssima área verde, a Escola Saramenha de Artes e Ofícios tem sua origem em um antigo ateliê de cerâmica e azulejaria e, caminho natural dos constantes cursos promovidos, passou a se dedicar também a estudos e projetos das áreas de Música, Artes Cênicas, Literatura e Cinema, Humanidades, Urbanismo, Arquitetura e Patrimônio. Em 2022, a ESAO realizou, em julho, a primeira edição dos seus festivais de piano e de canto.

SERVIÇO

Evento: “II Festival de Piano”
Realização e local:
Escola Saramenha de Artes e Ofícios - Rodovia dos Inconfidentes, Km 85, Santo Amaro do Botafogo, Ouro Preto, MG
Patrocínio: SUPERMIX CONCRETO S/A e SOMIX CONCRETO LTDA (por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/MinC/Governo Federal)

II FESTIVAL DE PIANO
Inscrições para as bolsas de estudo:
Até dia 12 de março
Atividades didáticas (exclusivas para bolsistas selecionados): de 14 a 23 de abril
Atividades abertas ao público: de 15 a 23 de abril
Dia 15/04 – Sábado
19h30 -
Concerto de Abertura: Antônio Menezes & Cristian Budu
Dia 16/04 – Domingo
11h30 –
Concerto com os Bolsistas do Festival
Dia 20/04 – Quinta-feira
19h30 -
Concerto com os Bolsistas do Festival
Dia 21/04 – Sexta
17h30 –
Concerto com os Bolsistas do Festival
19h30 – Interseções - Ricardo Itaborahy e Jonatas Silveira
Dia 22/04 – Sábado
17h30 -
Concerto com os Bolsistas do Festival
19h30 – Gustavo de Carvalho – Jovana Trifunovic – Robson Fonseca
Dia 23 – Domingo
11h30 -
Concerto de Encerramento: Cristian Budu e Bolsistas do Festival

Oficinas com Cristian Budu na Escola Saramenha de Artes e Ofícios, em Ouro Preto. Crédito -  Victor Stutz.

Deixar Um Comentário