22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Inscrições abertas para Oficina de Aldravias, nova forma de poesia sintética criada em Mariana-MG

Home » Inscrições abertas para Oficina de Aldravias, nova forma de poesia sintética criada em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 26/10/2018, 12:22 - Atualizado em 02/07/2019, 01:20

Imagem Ilustrativa
Arquivo Andrea Donadon Leal

A Academia Mineira de Letras abre inscrições para a Oficina de Aldravias, com os poetas Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal. Gratuito, o curso acontece na sede da AML, em Belo Horizonte, no dia 9 de novembro, em dois horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30. As inscrições estão disponíveis até dia 6 de novembro, NO LINK ABAIXO:

A oficina é promovida pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), com sede na cidade de Mariana (MG), realizada mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A aldravia é uma nova forma poética, marcada por características minimalistas e sucintas. Criada em Mariana, expande-se, principalmente, pela internet e aponta uma via de saída para a poesia. O poema se constitui de até seis palavras-verso, de forma aleatória, porém preocupada com a produção de significado condensado, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. “A experiência de ler e produzir aldravias atua diretamente nos mecanismos de percepção e na capacidade de relatar, com linguagem sintética, sentimentos e aspectos da natureza e da vida”, descreve Andreia Donadon Leal.

Dividida em três partes, a oficina busca incentivar a leitura da poesia sintética no ambiente presencial e virtual, bem como sua produção e criação. O primeiro núcleo será composto por uma minipalestra com o poeta e doutor em Semiótica José Benedito Donadon Leal, sobre a história do gênero, incluindo a trova e o haicai, sua expansão no Brasil e na Europa, e a transmissão de videoaldravias. Na sequência, haverá leitura e análise de poemas. Por fim, os alunos irão produzir suas próprias aldravias, declamá-las e publicá-las no Facebook, sob a coordenação da poetisa e mestre em Estudos Literários Andreia Donadon Leal.

A oficina pretende colaborar ainda para aprimorar o interesse pela análise de textos sintéticos, além de ser uma ação pedagógica conjunta e interativa, que envolverá todos os interessados na arte literária.

Exemplos de aldravias

salto
de
cova
nascimento
do
artista
Andreia Donadon Leal

minhas
porções
diárias
metonímias
de
mim
J. B. Donadon-Leal

Sobre os coordenadores:

Andreia Donadon Leal nasceu em Itabira (MG) e reside em Mariana (MG). É licenciada em Letras, pós-graduada em Artes Visuais – Cultura e Criação e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como diretora de projetos culturais da Aldrava Letras e Artes. Andreia é membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (Amulmig), membro benemérita da Academia Feminina Mineira de Letras e presidente fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes Brasil (Alacib). É ainda membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural; colaboradora do jornal Linguagem Viva (São Paulo, SP) e cronista da Agência Brasileira de Notícias. Escreveu 15 livros de poesia, contos, crônicas, romance e literatura infantojuvenil. Em 2016, recebeu o Troféu Rio 2016, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro; venceu o Concurso Literário “Cidade de Manaus”, com o livro de ensaios “História da Literatura Aldravista”; e foi homenageada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

José Benedito Donadon Leal é poeta e ensaísta, doutor em Semiótica e Linguística pela Universidade de São Paulo, pós-doutor em Análise do Discurso pela UFMG e professor titular de Teoria da Comunicação e Semiótica da Universidade Federal de Ouro Preto. É membro da Alacib, da Amulmig, da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e membro honorário da Academia de Letras e Artes de Portugal. Escreveu 21 livros de poesia, contos e ensaios. Em 2012, recebeu a medalha de ouro da Academia de Mérito e Devoção Francesa, sob a égide da República Francesa, no Círculo Republicano de Paris.

Serviço

Oficinas de aldravias – com Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal

Inscrições gratuitas: até dia 6 de novembro, no site da AML – academiamineiradeletras.org.br

Curso: sexta, 9 de novembro

Horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30 (a mesma oficina será realizada em dois períodos).

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)

Mais informações: academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.

Deixar Um Comentário