Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperial – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG

grâmio recreativo escola de samba imperial de Ouro preto

Home » Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperial – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 11/03/2014, 16:39 - Atualizado em 12/03/2014, 08:33

Por Dalília Caetano

Atenção leitores torcedores da Escola de Samba Imperial de Ouro Preto

Estaremos postando vídeo de todas as Escolas de Samba de Ouro Preto.

Aguarde vídeo da sua Escola.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperial de Ouro Preto foi fundada em 25 de Março de 1975, pelo ex-prefeito de Ouro Preto e um dos principais incentivadores da Escola, Genival Alves Ramalho. No carnaval deste ano, a escola contou e cantou por meio do seu samba enredo a origem das superstições no Brasil.

Abrindo os desfiles das escolas a Imperial entrou na Praça Tiradentes conduzida por sua Comissão de frente, formada por figurantes vestidos de gatos pretos que no Brasil é um sinal de má sorte. O Carro Abre Alas trouxe a Coroa, que representa o símbolo da escola, e que faz alusão ao título que foi dado por Dom Pedro a nossa cidade, “Cidade Imperial de Ouro Preto”.

Além do Carro Abre Alas à escola apresentou outras cinco alas, que fizeram menção as várias superstições cultivadas em nosso país. A Ala da Coruja, Ala do Senhor do Bonfim, Ala Infantil, Ala da Figa, Ala do Trevo e a tradicional Ala das Baianas.

O samba enredo “Sai Azar que eu sou Imperial”, cantado ao som da bateria agitou os foliões e não permitiu que ninguém ficasse parado. Movidos pela energia do Samba e da Escola, a Rainha de Bateria, o Mestre Sala e a Porta Bandeira, com muita alegria e sorriso no rosto distribuíram elegância e simpatia ao atravessarem a Praça.

O primeiro carro Alegórico tematizou a crença dos sete anos de azar simbolizados no pio da coruja, e no espelho quebrado. O segundo expressou a fé por meio  da figa para espantar o olho gordo.  Já o terceiro veio recheado de bruxas que representam feitiçaria.

A Escola de Samba Imperial desfilou com dois destaques de chão. Um representava a superstição das amigas solteiras que desejam pegar o buquê da noiva, pois segundo conta a lenda as flores do buquê sinalizam fertilidade, além disso, a mulher solteira que conseguir pegar o disputado buquê se casará em breve. O outro destaque ficou por conta da superstição nascida no século VII antes de Cristo, em que se acreditava que o coelho era considerado um talismã e cortando o sua pata  traseiro era uma forma de se apropriar da sorte deste animal.

Embora a Escola tenha se empenhado em fazer o melhor desfile encontrou algumas dificuldades em transportar os carros alegóricos, além de ter tido o seu estandarte roubado. O fato de ter iniciado o desfile com uma hora e quarenta e nove minutos de atraso também foi um dos fatores que prejudicaram a escola. Segundo os dirigentes, os puxadores do samba da Escola não compareceram e a música foi cantada no improviso pelo presidente e outros membros.

 

Veja a pontuação completa da Escola de Samba Imperial de Ouro Preto

Alegoria:

Jurado 1 - 8,0 pontos

Jurado  2 - 8,6 pontos

Bateria:

Juardo 1 - 9.0 pontos

Jurado 2 - 8,6 pontos

Comissão de Frente:

Jurado 1 - 8,6 pontos

Jurado 2 - 8,4 pontos

 

Enredo:

Jurado 1 - 9,7  pontos

Jurado  2 - 8,0 pontos

Evolução:

Juardo  1 - 7,5 pontos

Jurado 2 - 8,0 pontos

Fantasias:

Jurado  1- 8,4 pontos

Jurado  2 - 8,4 pontos

 

Harmonia:

Jurado 1 - -

Jurado 2 - 8,5

Mestre Sala e Porta Bandeira:

Jurado  1 - 8,2 pontos

Jurado 2 - 7,6 pontos

Samba Enredo:

Jurado 1 - 7,2 pontos

Jurado 2 - 7 pontos

Total das notas: 150.8 pontos

Colocação Geral 6 lugar

 

Deixar Um Comentário