Festival de Teatro Comunitário tem início nesta segunda-feira (17) em Mariana-MG

Espectadores terão uma programação variada, com peças dos gêneros comédia, drama, alternativo e infantil; Ingressos custam R$3 ou podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível.

Home » Festival de Teatro Comunitário tem início nesta segunda-feira (17) em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 17/09/2018, 13:25 - Atualizado em 02/07/2019, 00:49

Entre os dias 17 e 23 de setembro será realizado o II Festeco – Festival de Teatro Comunitário de Mariana. O evento é uma iniciativa de ocupação do centro da cidade pelo fazer artística das periferias. Sua intenção é atribuir valor à experiência teatral e fazer o público das periferias ter experiências teatrais normalmente com acesso elitizado. Ou seja, fazer a comunidade produzir, ver e ocupar a cidade com teatro.

O Festeco nasceu na parceria entre a escola pública (E.E. Ensino Médio Cabanas) e a Associação Cultural Teatro do Dragão como realizadores do evento. Em novembro de 2017, ocorreu a primeira edição do festival em parceria com a escola particular Dom Viçoso e o grupo teatral LOSNA que cederam o espaço teatral para os espetáculos participantes.

Foram cinco dias de festivais com cinco apresentações, com a participação de 170 atores estudantes e uma estimativa de quatrocentos espectadores. O festival atingiu sua proposta de fomentar caminhos críticos e construtivos, utilizando o teatro como pretexto e como uma ferramenta poderosa e efetiva, através de suas técnicas, para que as pessoas que se organizem, se comuniquem, se expressem, se relacionem, buscando um espírito reflexivo que os faça conscientes e protagonistas de seus processos individuais e coletivos.

A estratégia de inserção da comunidade na apreciação e no fazer artístico se fundamenta em um trabalho realizado nas escolas e associações culturais durante todo o ano, divulgando e estimulando a participação de todos e solicitando a colaboração voluntária desde a organização, preparação e execução do IIFESTCO.

A abertura do Festival acontece nesta segunda-feira (17), na Escola D.Viçoso, localizada no Bairro Cabanas. Às 18h será apresentado o espetáculo “A cantora careca” e às 20h a peça “O casamento do pequeno burguês”. Mais de trinta peças serão apresentadas em diferentes pontos da cidade.

Confira a programação do II Festeco – Festival de Teatro Comunitário de Mariana

Deixar Um Comentário