Feira noturna de Mariana-MG, uma iniciativa que deu certo

Home » Feira noturna de Mariana-MG, uma iniciativa que deu certo
Por João Paulo Silva Publicado em 18/01/2019, 11:14 - Atualizado em 03/07/2019, 20:55

Foto-Feira Noturna de Mariana, Praça dos Ferroviários
Crédito-João Paulo Teluca Silva

Inaugurada em julho de 2017, a Feira Noturna de Mariana (MG) é uma iniciativa que tem dado certo. O evento, idealizado pela Associação dos Atingidos pela Barragem de Fundão em 2015, acontece todas as quintas-feiras, a partir das 17h, na Praça dos Ferroviários. Firmada por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público e a Arquidiocese de Mariana, a feira expõe mais de 30 barracas com uma grande variedade de alimentos, artesanatos, mudas de flores, hortifrúti e comidas típicas das comunidades marianenses.

Também conhecida pelas suas apresentações culturais, a Feira Noturna promove a valorização da cultura popular e dos artistas locais. Na noite desta quinta-feira (17), a animação ficou por conta do cantor e compositor ouro-pretano Edson Carmeleosi e seu repertório composto por grandes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB) e do Pop Rock Nacional.

Membro da Comissão da Associação dos Atingidos pela Barragem de Fundão, Milton Sena explica que o intuito da feira é principalmente a geração de emprego e renda. “O projeto social foi uma forma que encontramos para beneficiar a cidade como um todo, visto que toda Mariana foi atingida pela barragem, no sentido de que o desastre causou prejuízos como desemprego e impacto negativo no comércio”.

Após uma cansativa semana de trabalho, é justamente isso que as pessoas buscam. Ainda que a sexta ainda venha com a promessa de compromissos e afazeres domésticos. “Nós trabalhamos tanto e o dia todo. Além de trabalhar fora, ainda temos casa e crianças para cuidar. Quando chega o final de semana, nós queremos mesmo é nos divertir, encontrar amigos e tomar uma cervejinha gelada”, conta a cabelereira Débora Santos, de 43 anos.

Mais que um espaço comercial, a Feira Noturna é um local de socialização e cultura. Uma oportunidade para aquelas pessoas que perderam casa, plantações, estabelecimentos e até o passado com o rompimento da Barragem de Fundão, considerado por especialistas o maior desastre ambiental do país.

“A população de Mariana precisava desta iniciativa e, graças a Deus, ela foi muito bem recebida por todos. Os marianenses abraçaram essa causa e a Feira Noturna já se tornou uma opção de lazer para aqueles que querem se descontrair em um ambiente familiar, cercado de amigos, comida, artesanato e música boa”, disse Milton.

Foto-Feira Noturna, Mariana-MG. Crédito-João Paulo Teluca Silva.

Deixar Um Comentário