Como encerramento da disciplina de Folclore, do curso de Turismo da UFOP, a professora Kerley Alves levou a turma para uma visita técnica em Mariana. Eles participaram também de uma roda de conversa sobre o folclore da cidade, ministrada pela professora emérita da UFOP Hebe Maria Rôla Santos. As atividades foram realizadas na quinta-feira (10).
A visita também integra as atividades dos projetos de extensão "Conviver" e "Raízes e Rotas", que reuniram estudantes, professores e comunidade em um dia dedicado à valorização do folclore e ao patrimônio cultural da história de Mariana. O ponto alto da visita foi no Museu Casa Alphonsus de Guimarães, onde, além da conversa sobre as lendas marianenses, Hebe falou sobre a linguagem dos sinos, o Movimento Renovador, a Procissão das Almas e os Encantados.
Kerley afirmou que a visita demonstra um "compromisso com a formação integral dos estudantes, promovendo o conhecimento, a cultura e o desenvolvimento social". Ela também ressaltou a importância do estudo do meio e da aprendizagem autônoma e explicou que as atividades "se alinham aos princípios da pedagogia libertadora de Paulo Freire, que defende a educação como um processo de libertação e transformação social, além das ideias de Vygotsky e Celestin Freinet, que destacam a importância da interação social e da cultura na construção do conhecimento".
Deixar Um Comentário