22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Cônsul da Espanha presenteia Ouro Preto com objetos africanos de seu acervo pessoal

As peças foram recebidas, na tarde de hoje (06/01), na Casa de Cultura Negra, situada no Bairro Alto da Cruz.

Home » Cônsul da Espanha presenteia Ouro Preto com objetos africanos de seu acervo pessoal
Por João Paulo Silva Publicado em 06/01/2022, 16:24 - Atualizado em 07/01/2022, 06:46
Foto – Entrega de objetos aconteceu na Casa da Cultura Negra. Crédito – Tino Ansaloni / JVA, Siga no Google News

O cônsul-geral da Espanha no Rio, Luis Prados Covarrubias, doou para Ouro Preto (MG), uma série de objetos que reforçam a importância da cultura africana no mundo. Dentre os itens de enorme relevância cultural e estética, estão máscaras, tecidos, uma pintura e outros artefatos sagrados usados nos rituais religiosos africanos. As peças foram recebidas na tarde de hoje (06/01) na Casa de Cultura Negra, situada no Bairro Alto da Cruz.

O Jornal Voz Ativa acompanhou e transmitiu ao vivo a entrega das peças pelo cônsul.

De acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, trata-se de uma doação muito importante, recebida com muito carinho pela Cidade Patrimônio da Humanidade. “Luis Prados Covarrubias foi embaixador da Espanha na Costa do Marfim e durante esse período manteve uma pequena coleção de objetos africanos. São objetos rituais, sagrados ou utilitários da Costa do Marfim e região. Ele selecionou esses itens especialmente para doar à Casa de Cultura Negra de Ouro Preto. Covarrubias veio participar do nosso Reinado e aproveitou a ocasião para nos trazer esses presentes”.

Secretária de Turismo e Cultura, a historiadora Margareth Monteiro destacou a importância dessas doações para a cidade. “Receber esse acervo na Casa de Cultura Negra é afirmação da importância da difusão e preservação da cultura negra em Ouro Preto. Esses objetos só vêm fortalecer a memória da formação da sociedade ouro-pretana”. Margareth destacou a beleza das máscaras de toda a região da África, “inclusive de regiões de onde foram trazidos muitos negros escravizados”.

Foto - Entrega de objetos aconteceu na Casa da Cultura Negra. Crédito - Tino Ansaloni / JVA,

O cônsul Luiz Prados Covarrubias trouxe mais detalhes sobre cada uma das peças presenteadas. “São peças provenientes de vários países da África. Cada uma delas pertence a um grupo étnico diferente, porém, sempre mantendo as suas características próprias”. Covarrubias destacou também a força do Reino Ashanti. De acordo com ele, esse povo já mantinha um extenso conhecimento sobre a mineração, mesmo antes do Brasil ser descoberto.

A visita do cônsul Luiz Prados Covarrubias marca a edição 2022 do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito em Ouro Preto que teve início no último domingo (02/01).

A programação do evento (que pode ser acessada CLICANDO AQUI) ainda conta com várias atividades. O encerramento acontece no próximo domingo (09/01).

Foto - Entrega de objetos aconteceu na Casa da Cultura Negra. Crédito - Tino Ansaloni / JVA,

Deixar Um Comentário