Confira programação completa do Carnaval de Ouro Preto- MG 2011- “Vem pra rua brincar de novo”

Home » Confira programação completa do Carnaval de Ouro Preto- MG 2011- “Vem pra rua brincar de novo”
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 28/02/2011, 07:39 - Atualizado em 28/02/2011, 09:34

Ações inéditas da Prefeitura recuperam manifestações antigas e preparam a cidade para receber cerca de 30 mil turistas

No ano em que Ouro Preto comemora o tricentenário da criação de Vila Rica, o carnaval da cidade faz da memória o principal mote para a diversão. Inspirada na decoração, músicas e alegorias de outros tempos, a folia de 2011 promete fazer jus ao tema escolhido pela Prefeitura: “Vem pra rua brincar de novo”. A tradição do carnaval ouro-pretano remete ao século XIX, quando o primeiro bloco, organizados por funcionários do Palácio do Governador, desfilou pelas ladeiras: o Zé Pereira dos Lacaios, que existe até hoje. Desde então, surgiram as a escolas de samba, o som mecânico, a festa nas ladeiras.

Este ano, a Prefeitura, além de manter a lembrança, traz novidades. “Queremos que o carnaval seja um fomento ao turismo, mas tendo como prioridade a realização de uma festa para os ouro-pretanos”, explica o secretário de Cultura e Turismo Chiquinho de Assis. Entre as novidades estão os espaços do Circuito do Carnaval, a decoração inspirada nas lanternas e catitões de 1982, a volta das Janelas Elétrica e Erótica e as matinês infantis.

Cerca de 30 mil turistas por dia são esperados na cidade, que conta com uma infraestrutura completa para realizar a festa. O investimento é de R$ 1 milhão. Porém, com um diferencial: o governo captou mais de R$300 mil desse valor por meio da venda de cotas de patrocínio e da licitação do uso da Arena da Folia (Praça da Ufop) durante o dia, uma iniciativa inédita. “Além de promover a diversão, nosso interesse é trabalhar a sustentabilidade e a geração de renda. Por exemplo, todas as 20 bandas que se apresentam durante o carnaval são de pessoas da região. Ou seja: o cachê será pago a moradores daqui, dessa forma movimentamos a economia local”, explica o secretário de Cultura e Turismo Chiquinho de Assis.

A festa de Ouro Preto integra o Carnaval das Cidades Históricas de Minas junto com Diamantina, Mariana, Sabará, São João Del-Rei e Tiradentes.

Programação e Circuito do Carnaval

A abertura oficial do Carnaval 2011 será realizada na quinta-feira, 3 de março, com o desfile do bloco Conspirados, às 16h. À noite, o Rei Momo e Rainha do Carnaval recebem a chave da cidade. Em seguida, os blocos Zé Pereira dos Locaios, Gatas e Gatões, Bandalheira Folclórica e Vermelho i Branco, acompanhados da Banda do Bororó, desfilam pelo centro de Ouro Preto. No mesmo dia, as bandas Vitorino e Nata da Sociedade animam os foliões na Praça Tiradentes. Já Celso Alves faz a festa no Largo do Cinema.

Durante o dia, os atrativos são os blocos tradicionais e estudantis. Outro destaque é o desfile das escolas de samba na Praça Tiradentes. À noite, a festa é garantida por shows em vários pontos da cidade. Para atender aos diferentes gostos dos foliões, a Prefeitura Municipal inovou com a criação de um Circuito, que vai do Antônio Dias ao Largo da Alegria. Fazem parte desse trajeto vários espaços que levam o nome de personalidades e movimentos ouro-pretanos.

São eles: Espaço Tunico Zelador, na Praça Tiradentes (em homenagem a uma famosa figura da história ouro-pretana de mesmo nome, é lá que desfilam as escolas de samba e vários blocos), Espaço Galanga, no estacionamento da Escola Dom Pedro II (em homenagem a Chico Rei, nesse local se concentram os amantes do hip hop), Espaço Clube do Batutas, no Largo do Cinema (onde todos os dias haverá um Baile de Carnaval), Espaço Bené da Flauta, no Largo da Alegria (onde o grupo Candonguêro revive sambas e marchinhas tradicionais do carnaval durante toda a madrugada) e Espaço Zé Pereira, no Antônio Dias (a animação fica por conta de grupos locais, como Belisco e Arte Samba). Na Arena da Folia (Praça da Ufop), de dia se concentram os blocos estudantis e durante a noite, as bandas locais se apresentam. No sábado, 5 de março, Dj´s e Vj´s da cidade apresentam o Carna Rave, com muita música eletrônica.

Outra novidade é a retomada das matinês infantis e a Charanga do Vai Quem Quer, um grupo de sopro formado por músicos de bandas tradicionais do município e de distritos como Rodrigo Silva e Santa Rita que puxa, todos os dias a partir das 19h, um cortejo do Antônio Dias ao Largo da Alegria. As crianças que estiverem nos distritos poderão curtir as matinês infantis sem precisar se deslocar para a sede, já que Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Lavras Novas e Santa Rita irão sediar, cada localidade em um dia do Carnaval, as festas para a garotada.

Decoração

Este ano, a decoração tem como inspiração o carnaval de 1982. Uma parceria entre a Prefeitura da cidade e a ADOP, Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto, tornou possível a contratação de mais de 100 pessoas da comunidade, para criar os balaios coloridos feitos com o bambu de Lavras Novas que darão forma a 400 lanternas espalhadas por todo centro. Vinte bonecões, de seis metros, confeccionados basicamente com papel machê, jornal e reciclagem de pedra-sabão, enfeitarão os palcos da cidade. Para finalizar, quinze mil metros de cordões de sizal, com franjas de plástico colorido, farão um zigue-zague de cores nas ruas da folia.

Além dos artesãos dos distritos de Lavras Novas e Chapada, dos artistas plásticos vinculados à Casa de Artes em Ouro Preto e também das costureiras da cidade, cerca de 30 detentos, que estão cumprindo pena em regime semi-aberto, fazem parte da equipe da decoração do Carnaval 2011.

Infraestrutura

O carnaval de Ouro Preto conta com opções diversas de hospedagem para foliões, como hotéis e pousadas. A maioria dos pacotes inclui os cinco dias da festa. Para receber os visitantes com conforto e segurança, a Prefeitura Municipal investiu em infraestrutura. Cento e sessenta banheiros químicos vão ser distribuídos pela cidade. Além dos seis palcos com modernos sistemas de som e luz na sede do município, os distritos de Santa Rita, Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Salto e Antônio Pereira recebem shows à noite e carnaval infantil durante o dia. Já nos distritos de Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite, São Bartolomeu e Amarantina, a festa será com som mecânico.

O comércio ambulante conta com 80 vendedores licenciados. Também receberam o alvará 17 carrinhos para venda de milho e outras comidas e 12 vans para cachorro-quente. O número de barracas para suprir a venda de bebidas e comidas será de 35. Durante todos os dias de folia, a Prefeitura vai intensificar as atividades para o bem estar da comunidade. Em convênio com o Corpo de Bombeiros, serão disponibilizados carros de resgate para atender emergências, além dos ambulatórios, montados pela secretaria Municipal de Saúde.

A Santa Casa e o Samu também vão estar de plantão. A coleta de lixo e a limpeza das ruas serão feitas todos os dias logo após o encerramento das atividades. O Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE – disponibilizará cinco caminhões-pipa para o caso de emergência, já que a população da cidade aumenta muito durante a festa.

A segurança dos foliões será garantida com presença da Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, além de 60 seguranças particulares contratados pela Prefeitura Municipal. A Vigilância Sanitária vai intensificar a fiscalização.

Serviço

O que abre
Comércio
Funcionamento normal nos dias úteis

Museu da Inconfidência
Abre apenas na quarta-feira (8/03), a partir do meio-dia.

Museu do Oratório
Sábado (5/03), das 6h30 às 12h
Domingo, segunda e terça – fechado
Quarta-feira (9/03) – das 13 às 17h30

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Sábado (5/03) – das 8h30 às 12h/ das 13h30 às 17h
Domingo (6/03), segunda (7/03) e terça (8/03) – das 8h30 às 14h30

Missa: Domingo (6/03) às 8h30, 10h e 19h na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e às 19 na Igreja de Nossa Senhora das Dores

Paróquia de Nossa Senhora do Pilar
Sábado (5/03), domingo (6/03), segunda (7/03) e terça (8/03) – das 9h às 14h30

Missas – horário normal, todos os dias às 7h e domingo às 20h na Matriz e às 16h, também no domingo, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Serviços da PMOP

Posto Médico
Posto 1: Escola Estadual Dom Pedro II
Posto 2: Estacionamento do Centro de Convenções
Horário de atendimento: Sexta-feira, 04.03, das 19h às 04h
De sábado, 05.03, a terça-feira, 08.03, das 14h às 04h.

Atendimento Móvel (Ambulâncias)

Ambulâncias Sanitárias
Local 1: Escola Estadual Dom Pedro II
Horário de funcionamento: Diariamente, das 14h às 4h

Local 2: Centro de Convenções da UFOP
Horário de funcionamento: Diariamente, das 14h às 4h

Local 3: Praça Tiradentes
Horário de funcionamento: Diariamente, das 14h às 04h
(atendendo chamados em qualquer local da cidade)

Local 4: Cachoeira do Campo
Horário de funcionamento: Diariamente, das 20h às 04h

SAMU
3 ambulâncias
Local: Santa Casa da Misericórdia
Horário de funcionamento: 24h

Unidade de Pronto Atendimento - UPA
Plantão diário, 24h
End.: Rua Mecânico José Português, s/nº, São Cristóvão

Santa Casa da Misericórdia
Plantão diário, 24h
End.: Rua José Moringa, 620, Vila Itacolomy

Saúde Bucal
Plantão de sobreaviso
Local: UPA

Vigilância Sanitária
Plantão diário para fiscalização de alimentos comercializados pelos barraqueiros e ambulantes cadastrados.

Limpeza Urbana
A limpeza e lavagem das ruas da cidade, será feita diariamente, a partir das 6h da manhã e/ou após o encerramento das atividades do Carnaval. A coleta de lixo será realizada normalmente, nos mesmos horários, na sede e distritos.

Telefones úteis:

Atendimento Médico
Santa Casa da Misericórdia - 3551-1133/3551-1585
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - 192
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - 3559-3131

Gerais
Associação de Guias de Turismo de Ouro Preto (AGTOP) - 3551-2655
Conselho tutelar - 3559-3207
Corpo de Bombeiros - 193 / 3559-3308
Fiscalização de Obras e Posturas - 3559-3244
Informações Turísticas - 3559-3269
Limpeza Urbana - 3559-3274
Ourotran - 3559-3238
Polícia Civil - 3551-3222
Polícia Militar - 190 / 3551-3245
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - 3559-3201
Secretaria Municipal de Saúde - 3559-3280 / 3559-3312
Serviço Municipal de Água e Esgoto - 3559-3237
Terminal Rodoviário - 3559-3252
Vigilância Sanitária - 3559-3250

Programação Carnaval 2011

De sábado (05.03) a terça-feira (08.03) - a partir das 15h desfile de blocos diversos pelas ruas da cidade

Dia 04.03 (sexta-feira) - 22h30 - Baile a Fantasia - Realização Câmara da Mulher Empreendedora de Ouro Preto da ACEOP

Local: Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto - ACEOP

Venda de ingressos no local

Espaço Tunico Zelador (Praça Tiradentes)

Quinta-Feira - 03.03

16h Desfile do Bloco “Os conspirados”

21h Abertura Oficial do Carnaval de Ouro Preto com entrega das chaves da cidade ao Rei e Rainha do Carnaval e desfile dos blocos do Zé Pereira dos Lacaios, Gatas e Gatões, Bandalheira Folclórica Ouropretana e Bloco Vermelho i Branco acompanhados da Banda do Bororó

22h Show com Vitorino e Nata da Sociedade

Sexta-Feira - 04.03

22h Show com a Banda Kaz@hara

Sábado - 05.03

16h Celso Alves e Banda - Frevo Folia

22h Show com BandAbalô

Domingo - 06.03

16h Show com Grupo Chá de Caboclo

20h Desfiles das Escolas de Samba Mirins de Ouro Preto

22h Show com Banda Abadá

Segunda-Feira - 07.03

16h Show com o Grupo Vira Saia

22h Desfile Oficial das Escolas de Samba de Ouro Preto

Terça-Feira - 08.03

16h Show com Sr. Tito e Banda Anjos

22h Show com Vitorino e Nata da Sociedade

Espaço Zé Pereira (Antônio Dias)

Sexta-Feira - 04.03

18h Charanga do “Vai-Quem-Quer” - Músicos do Distrito de Rodrigo Silva em cortejo pelo circuito do carnaval

Sábado - 05.03

16h Samba de Roda com Grupo Art Samba

18h Charanga do Vai-Quem-Quer – Músicos do Distrito de Santa Rita em cortejo pelo circuito do carnaval

Domingo - 06.03

16h Samba de Roda com o grupo Samba de Raiz

18h Charanga do Vai-Quem-Quer – Músicos da Incrível Banda em cortejo pelo circuito do carnaval

19h às 20h intervalo para a Missa Dominical

Segunda-Feira - 07.03

16h Samba de Roda com Amigos do Samba

18h Charanga do Vai-Quem-Quer – Músicos da Incrível Banda em cortejo pelo circuito do carnaval

Terça-Feira - 08.03

16h Samba de Roda com Grupo A cor do Samba

18h Charanga do Vai-Quem-Quer – Músicos da Incrível Banda em cortejo pelo circuito do carnaval

Espaço Galanga (Rua das Flores)

De sexta-feira a terça-feira (04.03 a 08.03)

A partir das 15h Projeto Rede Folia - HipHop


Espaço Clube dos Batutas (Largo do Cinema)

Quinta-Feira - 03.03

22h Show com Celso Alves e Banda - Frevo Folia e Outros Carnavais

Sexta Feira - 04.03

22h Show com a Banda Os Traias

Sábado - 05-03

16h Baile de Carnaval - Incrível Banda Orquestra

22h Show com a Banda Aurora Boreal

Domingo - 06.03

16h Baile de Carnaval - Serginho Barbosa Orquestra

22h Show com Clerisson Bhree e Banda

Segunda-Feira - 07.03

16 Baile de Carnaval - Anos Dourados Orquestra

22h Show com Banda Kaz@hara

Terça-Feira - 08.03

16h Baile de Carnaval - Som Maior Orquestra

22h Show com a BandAbalô


Espaço Bené da Flauta (Largo da Alegria)

De sexta a terça-feira (de 03.03 a 08.03)

22h Projeto Candonguêro: Era uma vez um Carnaval (Dia 07.03 - segunda-feira, convidado especial: Dira Costa)

Domingo - 06.03

16h Projeto Candonguinho convida Grupo Baobá

Terça-Feira - 08.03

16h Projeto Candonguinho convida Orquestra Anos Dourados

Arena da Folia (Praça da UFOP)

Sexta-Feira - 04.03

23h Show com a Banda Aurora Boreal

Sábado - 05.03

23h Carna Rave: Djs e Vjs de Ouro Preto

Domingo - 06.03

23h Show com a Banda Circuito da Barra

Segunda-Feira - 07.03

23h Show com Dennis Pires e Banda

Terça-Feira - 08.03

23h Show com Clerisson Bhree e Banda

Carnaval nos Distritos

Cachoeira do Campo

Sexta-Feira - 04.03

22h Show com a Banda Abadá

Sábado - 05.03

22h Show com Vitorino de Nata da Sociedade

23h Desfile do Bloco Caipirinha

Domingo - 06.03

14h às 17h - Carnaval Infantil (músicas, brincadeiras, oficinas, pipoca e algodão-doce para a criançada)

22h Show com a Banda Aurora Boreal

23h Desfile do Bloco da Madrugada

Segunda-Feira - 07.03

22h Show com a Banda Os Traias

23h Desfile do Bloco dos Barbeiros

Terça-Feira - 08.03

15h Desfile do Bloco Vira Folha (20 anos de Festa)

22h Show com a Banda Kaz@hara

23h Desfile do Bloco Em Cima

Lavras Novas

Sexta-Feira - 04.03

22h Show com Celso Alves e Banda - Frevo, Folia e Outros Carnavais

Sábado - 05.03

22h Show com a Banda Os Traias

Domingo - 06.03

22h Show com Vitorino de Nata da Sociedade

Segunda-Feira - 07.03

14h às 17h - Carnaval Infantil (músicas, brincadeiras, oficinas, pipoca e algodão-doce para a criançada)

22h Show com a Banda Koxambra

Terça-Feira - 08.03

22h Show com a Banda Aurora Boreal

Santa Rita de Ouro Preto

Sábado - 05.03

22h Show com a Banda Woodstock

Domingo - 06.03

22h Show com a Banda Evolução do Forró

Segunda-Feira - 07.03

22h Show com a Banda Tindoida

Terça-Feira - 08.03

14h às 17h - Carnaval Infantil (músicas, brincadeiras, oficinas, pipoca e algodão-doce para a criançada)

22h Show Forró com Waldivino, Wanderci e Banda

Antônio Pereira

Sábado

14h às 17h - Carnaval Infantil (músicas, brincadeiras, oficinas, pipoca e algodão-doce para a criançada)

22h Show com a Banda Sereno

Domingo - 06.03

22h Show com a Banda Kurt Samba

Segunda-Feira - 07.03

22h Show com a Banda Blakout

Terça-Feira - 08.03

Show com o grupo Amigos do Forró

Santo Antônio do Salto (Participação dos Blocos do Pijama e Vira Copo)

Sábado - 05.03

22h Show com Juninho e Paquinha

Domingo - 06.03

22h Show com Rogério Afonso & Jhon Michael

Segunda-Feira - 07.03

22h Show com a Edson e Nazareno

Terça-Feira - 08.03

Show com Juninho e Paquinha

Santo Antônio do Leite

Som Mecânico de sábado a terça-feira

Amarantina

Som Mecânico de sábado a terça-feira

São Bartolomeu

Som Mecânico de sábado a terça-feira

Rodrigo Silva

Desfile de Blocos Tradicionais, Participação da Banda de Rodrigo Silva ao som de Marchinhas e som mecânico todos os dias

Fonte: Assessoria de Imprensa do Carnaval de Ouro Preto

Um Comentário

  1. auxiliadora 11/01/2012 em 23:01- Responder

    gostaria de saber como fazer pra inscrever-me como ambulante pra vender cerveja no carnaval.
    Obrigada

Deixar Um Comentário