23ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Cerimônia do Lava Pés: Veja a Programação da Quinta-feira Santa, em Ouro Preto-MG

Home » Cerimônia do Lava Pés: Veja a Programação da Quinta-feira Santa, em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 12/04/2017, 20:03 - Atualizado em 12/04/2017, 20:56
Foto-Criança vestida como um dos discípulos tem os pés lavados pelo pároco, durante Semana Santa de Ouro Preto 2016 Crédito-Tino Ansaloni

Quinta-Feira Santa

13 de Abril
Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio católico e do Mandamento Novo sobre o amor fraterno A liturgia reveste-se de pompa para celebrar a Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo com seus Apóstolos, na qual ele institui a Santíssima Eucaristia, sublime Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue. Para dar cumprimento à sua ordem “Fazei isto em memória de Mim”. Ele institui ainda o Sacerdócio ministerial católico. Ao lavar os pés dos Apóstolos, ensina a suprema lição de humildade e pede que façamos o mesmo, amando-nos uns aos outros, como Ele nos amou. Fazem parte também desta noite santa e admirável agonia do Senhor no Jardim das Oliveiras e sua prisão. Ainda naquela madrugada Ele seria açoitado injustamente condenado, realizando o seu eterno desígnio de amor.

Missa da Ceia do senhor

18h 30 – Na igreja de São Francisco de Assis, Missa Solene “In  Coena Domini” – da Ceia do Senhor, com o Sermão da Eucaristia. 20h 30 – Em frente à igreja de São Francisco de Assis, Sermão do “Mandatum” e cerimônia do Lava-Pés “Em que consiste ‘lavar os pés uns aos outros’? Que significa concretamente? Eis que, em qualquer obra de bondade pelo outro, especialmente por quem sofre e por quantos são poucos estimados é um serviço de lava pés. Lavar os pés uns aos outros significa sobretudo perdoar-nos incansavelmente uns aos outros, recomeçar sempre de novo juntos, mesmo que possa parecer inútil. Significa purificar-nos uns aos outros, suportando-nos mutuamente e aceitando ser suportados pelos outros; purificar-nos uns aos outros doando-nos reciprocamente a força santificadora da Palavra de Deus e introduzindo-nos no Sacramento do amor divino”

(Papa emérito Bento XVI, Quinta-feira Santa de 2006)

Deixar Um Comentário