22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Carta Aberta do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto-MG

Home » Carta Aberta do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 11/10/2018, 17:33 - Atualizado em 02/07/2019, 01:06

Foto-Museu da Inconfidência – Ouro Preto – MG
Crédito-João Paulo Teluca Silva

O COMPATRI – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Ouro Preto, após a tragédia ocorrida no Museu Histórico Nacional, vem publicamente manifestar sua preocupação com o risco de incêndio em edificações históricas na cidade de Ouro Preto.

Sabemos que após grandes desastres a comoção toma conta de todos, recursos são prometidos e ações propostas, no entanto, passado o impacto inicial, pouco de fato é feito.

O COMPATRI alerta as autoridades locais responsáveis pela guarda de acervos e pela salvaguarda dessa monumental cidade Patrimônio da Humanidade para a necessidade de construção de um plano emergencial contra o risco de incêndios, ciente de que para isso é necessária a união de todos, inclusive da sociedade civil.

No momento em que a preocupação com a possibilidade concreta de novas tragédias, o COMPATRI se solidariza com todos os trabalhadores de museus e centros de memória duramente atingidos pela medida provisória que extingue o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, editada justamente em um momento de fragilidade exposta pela falta de recursos para preservação de acervos e edifícios.

A construção de políticas de preservação do patrimônio passa, necessariamente, pela valorização das instituições que atuam no setor, notadamente o IBRAM e o IPHAN.

Ciente de sua responsabilidade, o COMPATRI sugere aos setores responsáveis pela proteção do Patrimônio Cultural no município, bem como aos dirigentes de instituições que possuem acervos e edificações históricas que iniciem imediatamente ações concretas em relação a segurança dos acervos e monumentos.

Ouro Preto, outubro de 2018

Sandra Fosques Sanches
Presidente do COMPATRI

Deixar Um Comentário