Após dois anos de silêncio por conta da pandemia do coronavírus, as ladeiras de Ouro Preto novamente ganharão cores e sons na festa mais popular do país. Já abrindo alas para o Carnaval Imperial 2023, o Jornal Voz Ativa conversou com Margareth Monteiro, secretária Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo. A titular da pasta trouxe detalhes sobre a festa e mandou alguns recados para turistas e ouro-pretanos que irão cair na folia na Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
A conversa com a secretária Margareth Monteiro pode ser ouvida na íntegra logo abaixo:
Novos blocos
De acordo com ela, faltava apenas uma reunião com as 9 escolas de samba e com os 44 blocos para definir a ordenação dos desfiles, incluindo blocos que já não existiam há décadas, como por exemplo, o "Banjo de Prata" e novos que surgiram. “Nós tínhamos 37 e agora com 7 novos blocos, a nossa programação está praticamente pronta”.
Patrocínio
Outra novidade do Carnaval Imperial 2023 é a ausência de grandes patrocinadores neste ano. A folia teve um pequeno aporte do Grupo Farid, o único apoio cultural e institucional. “Quem está patrocinando o carnaval esse ano, ou pelo menos 90% dele, é o próprio município”.
“Prata da Casa”
Margareth fez questão de ressaltar que todas as bandas inclusas na programação serão da própria cidade, com repertório de músicas de carnaval, samba, axé, pagode e outros ritmos. “A intenção é prestigiar os nossos músicos que são fantásticos. Nós temos grandes grupos musicais na cidade”. Além disso, de acordo com ela, os fornecedores de estruturas também são todos locais. “Nós vamos fazer o carnaval com o que há de melhor, a nossa prata da casa. O Carnaval de Ouro Preto será todo feito por Ouro Preto. Não haverá contrato com nenhuma empresa de fora”.
Palcos e decoração
Como já é de costume, serão quatro grandes palcos espalhados pela cidade: Praça Tiradentes, Largo da Alegria, Largo do Cinema e Espaço Hip Hop. Além disso, a festa vai chegar na maioria dos 12 distritos e seus subdistritos que, de certa forma, também serão protagonistas da festa. É que para a decoração foram encomendados alguns objetos feitos de taquara e balaios produzidos em Lavras Novas. “Uma decoração simples, mas muito bonita e, mais uma vez, valorizando a nossa cultura por meio do artesanato”.
Tema
Mas afinal, por que Carnaval Imperial 2023? Todos sabem a importância de Ouro Preto na construção da memória nacional, além disso é quase impossível não relacionar a antiga Vila Rica com a história. Margareth Monteiro explica que 2023 é o ano em que fazemos alusão ao bicentenário da elevação de Ouro Preto a “Cidade Imperial de Ouro Preto”, título concedido por D. Pedro I em 20 de março de 1823. “Numa visita do primeiro imperador do Brasil à cidade, "o Rei Soldado", como também ficou conhecido, achou a cidade belíssima e muito encantado com o conjunto arquitetônico e com as suas belezas naturais, concedeu esse título à cidade”. Esse ano tem início as comemorações dessa efeméride, o Carnaval abre essas comemorações dos 200 anos de titularidade de “Cidade Imperial”.
Abertura e Chuvas
Margareth Monteiro informou que são esperadas cerca de 65 mil pessoas na cidade durante os dias de carnaval, considerando que em Ouro Preto a festa tem início na quinta-feira com o desfile do Bloco do Rosário, o “Vermelho i Branco”; além dos Conspirados, Bloco dos pacientes, familiares e amigos da Saúde Mental. “Já na sexta-feira, acontece o desfile do Zé Pereira, a entrega da chave da cidade para a Corte Momesca”. Outra novidade: esse ano, Ouro Preto vai eleger o Rei e a Rainha do Carnaval e também a Rainha da Diversidade LGBTQIA+.
Em relação às chuvas, Margareth lembrou de uma importante ferramenta produzida na própria cidade. Um aplicativo da Defesa Civil capaz de informar em tempo real a situação do tempo. “Por meio dele, nós percebemos que não há previsão de um grande volume de chuva no período. A previsão é de poucas chuvas, além disso, elas devem ser finas e esparsas”.
Pandemia
Sobre a pandemia, a secretária informou que não há altos números de infectados em Ouro Preto. “São pouquíssimos casos com sintomas muito leves. O que pedimos às pessoas é que ao apresentarem qualquer sintoma, ainda que pequeno, procurem o serviço de pronto atendimento para fazer o teste gratuitamente. Se positivar, pedimos que se resguarde para não contaminar nenhum outro cidadão”.
Margareth ressaltou também que o número de vacinação em Ouro Preto supera o de várias cidades de Minas Gerais. “Houve um avanço muito grande na vacinação e ela ainda está disponível. Vamos brincar, pular, extravasar essa alegria, mas todo cuidado é pouco”.
Por fim, a secretária Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo pediu às pessoas que não compartilhem objetos como latas e copos e não levem garrafas de vidro para a folia. “Fica também o nosso convite para que as pessoas visitem os nossos distritos e belezas naturais. E, claro, tomem cuidado com o próprio lixo”.
Parabéns Tino,
excelente a matéria.
agradeço o espaço de sempre cedido à divulgação das ações da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.
Aquele abraço!!!