Em reunião realizada nesta quarta (25), o Conselho universitário (Cuni) decidiu não ceder a Praça da UFOP e outros espaços do Centro de Convenções, para a realização de atividades do Carnaval de 2023.
A questão foi colocada em discussão pela reitora Claudia Marliére depois de dialogar com pesquisadores e de receber da Defesa civil a indicação que a responsabilidade estaria a cargo na UFOP.
A circulação de pessoas no local está limitada por causa da movimentação de terra do Morro da Forca em 7 de janeiro, mesmo local de outro deslizamento em 13 de janeiro de 2022, que soterrou dois casarões da Praça da Estação.
Em decorrência do risco da movimentação de terra, foi indicado pela Defesa Civil que o prédio onde funciona a Procuradoria Jurídica e o Salão Mariana do Centro de Convenções permaneçam sem ocupação por tempo indeterminado. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto indica a viabilidade da realização de eventos, com estratégias de evacuação, mas informa que não serão feitas obras adicionais até o Carnaval.
Entendendo que a circulação de pessoas no local não apresenta garantia de segurança, somada ao risco do som utilizado nos shows impactar adicionalmente o problema, o Conselho optou por tomar a posição mais conservadora. Por isso, a Praça da UFOP e demais espaços do Centro de Convenções não serão disponibilizados para a realização de eventos dos blocos ou outras atividades do carnaval ouropretano.
Foi a melhor decisão, situações de riscos , melhor não se ariscar .
ótima, sensata decisão! Parabéns ao Conselho!
Se a prefeitura liberou a área para o evento supõe-se que até a data todo os problemas estejam resolvidos, caso contrário seria uma total incoerência com a defesa civil que proibiu até a circulação de pedestres por aquela local; todos nós gostamos muito de carnaval, mas a segurança tem que prevalecer.