Prefeitura de Ouro Preto-MG implanta inovador sistema de monitoramento no Carnaval 2020
Reconhecimento facial, de objetos e pichações são algumas funções das novas câmeras instaladas que deverão tornar a Cidade Patrimônio da Humanidade mais segura.
No ano em que comemora 40 anos de Patrimônio Mundial, Ouro Preto (MG) mostra mais uma vez que está à frente da grande maioria das cidades brasileiras quando o assunto é tecnologia. O local, que foi pioneiro no uso de técnicas avançadas de exploração mineral e infraestrutura durante o Ciclo do Ouro e que tinha o sistema de abastecimento de água mais moderno do Mundo à época, agora está implantando um inovador sistema de segurança e monitoramento por inteligência artificial.
O novo sistema começa a ser testado nesta semana e tem o firme propósito de fazer um dos Carnavais mais seguro do Brasil e atrair para 2021 ainda mais turistas e foliões.
O comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Jonathan Marotta, informou que esse sistema denominado Polsec AI, além de possuir recursos já conhecidos como o reconhecimento facial, que alerta a polícia caso um criminoso procurado passe em frente a uma das várias Polsec espalhadas pela cidade -, tem algumas funções inéditas no Brasil, como o DEJAVU.
“A tecnologia é capaz de selecionar e seguir um suspeito automaticamente, podendo mostrar em poucos minutos de onde uma pessoa veio e para que local essa pessoa foi, permitindo realizar a prisão de criminosos e não deixando impune os infratores. As câmeras também têm capacidade para detectar outros elementos, como armas de fogo, fluxos de multidão e pichações”, explicou.
Júlio Pimenta, prefeito de Ouro Preto, comentou a ação importante para a segurança do patrimônio, ouro-pretanos e turistas.
“O sistema integrado nos permitirá trabalhar em conjunto com todas as instituições de segurança pública do município. Várias câmeras já foram espalhadas em lugares estratégicos da cidade e a intenção é que o número de câmeras de segurança seja ampliado em breve, em bairros, distritos e locais que necessitem de monitoramento constante. A ação será permanente de agora em diante, não somente durante o período carnavalesco. Em breve, a central de segurança será transferida definitivamente para a Rua Direita, próximo aos Correios, e contará com a presença de policiais militares, guardas municipais e demais agentes envolvidos na segurança do município”, afirmou o chefe do executivo.
O vice-prefeito Tico Miranda destacou a importância do sistema de monitoramento como um todo, mas frisou os distritos da cidade. “Nós sabemos a importância desse trabalho e pudemos confirmar que se trata de uma tecnologia de ponta. Agradecemos o empenho de todos os agentes envolvidos em mais esse importante passo para a nossa cidade”.
Segundo Rafael Gomes, gerente de TI da Prefeitura de Ouro Preto, “o sistema Polsec está sendo implantado em caráter experimental e que após as festividades serão gerados relatórios os quais irão ajudar a definir quais recursos tecnológicos serão adotados no projeto de cidade inteligente e segura que Ouro Preto já está desenvolvendo há mais de três anos”.
Deixar Um Comentário