22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Banda dos Farrapos, Zé Pereira da Chácara e blocos: Veja como foi o terceiro dia de Carnaval em Mariana-MG

Home » Banda dos Farrapos, Zé Pereira da Chácara e blocos: Veja como foi o terceiro dia de Carnaval em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 03/03/2019, 20:26 - Atualizado em 03/07/2019, 21:57

Foto-Terceiro dia de carnaval em Mariana-MG
Crédito-Eliene Santos

O terceiro dia de carnaval na Primaz foi marcado pela tradição e cultura. Nesse sábado, 2, além das diversas apresentações de artistas marianenses, blocos carnavalescos tradicionais como, por exemplo, a banda dos Farrapos e o Zé Pereira da Chácara foram as atrações do dia. Ambos arrastaram uma multidão de foliões pelo centro histórico da cidade.

A aposentada Joana Bernardes foi uma das que acompanhou os bonecos de mais de 3 metros de altura. “Já diziam que atrás do Zé Pereira só não vai quem já morreu. Eu estou velha, mas bem viva, por isso, estou aqui, sacudindo o esqueleto”, disse parabenizando a organização pela apresentação. Os catitões saíram da Praça Dom Benevides em direção a Praça da Sé, embalados pelas marchinhas da Charanga Oi’Tô Tonto. Como é de costume, novidade desse ano foi a confecção da artista Carmem Miranda, o personagem Curinga e o apresentador Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho.

A Banda dos Farrapos também arrastou uma média de 2 mil pessoas, segundo os organizadores, pelo centro da cidade. A maioria, fantasiados, pôde experimentar a tradicional caipirinha e cair na festa com amigos e família. Edna Lino e Mauricio Moura, namorados, participaram pela primeira vez da concentração e garantiram voltar na segunda-feira, 4, que é quando a banda se reúne novamente. “Moro em Mariana e já ouvi falar muito sobre a banda, mas nunca havia prestigiado. Esse ano combinei com meu namorado e aqui estamos. Gostei muito da animação de todos e, lógico, voltaremos e com mais amigos”, disse Edna.

O prefeito Duarte Júnior prestigiou as atrações ao lado de sua mulher, Regiane Oliveira, e enfatizou a proposta do evento. “Pensamos em um carnaval para a família, por isso, temos shows para o público infantil, jovem, adultos e idosos. A nossa intenção é também valorizar os artistas da cidade, abrindo para eles espaço nos palcos”, disse o chefe do executivo afirmando que a realização do carnaval não foge da atual situação econômica da cidade. “Decidimos realizar essa festa, porém, sem extrapolar a nossa folha. Houve épocas em que o carnaval de Mariana ficava em milhões. Hoje, com uma média de R$300 mil estamos proporcionando lazer aos marianenses e, também, fomentando a economia”.

Resgate

Além de preservar o que já se consagrou nessa festa, o Carnaval de Mariana também resgata tradições como, por exemplo, o bloco Folia Nossa. De acordo com um dos organizadores, José Carlos Sampaio de Castro, há mais de 20 anos que o bloco não se reunia. “Lembro quando disputávamos pelo primeiro lugar nos desfiles, em Mariana. Todos os blocos eram muito bem organizados e era uma disputa muito acirrada. A nossa ideia é resgatar essa tradição voltando com o Folia Nossa e sentimos que isso será possível. Para você ter uma ideia, vendemos uma média de 300 camisas”, afirmou. A proposta é de que o bloco saia em cortejo no próximo ano, como era há anos.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana

Foto-Terceiro dia de carnaval em Mariana-MG. Crédito-Elie

Deixar Um Comentário