Cantor de Itabirito lança clipe em homenagem ao Dia do Tango

Este é o quarto e último clipe do "Projeto Brilho Novo", criado por Serginho Barbosa durante a pandemia

Home » Cantor de Itabirito lança clipe em homenagem ao Dia do Tango
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 07/12/2022, 11:28 - Atualizado em 07/12/2022, 11:28
Arte reprodução / Divulgação Siga no Google News

No dia 11 de dezembro, dia do tango, o apreciador da boa música, poderá degustar da intensidade e sensualidade do estilo musical e da dança, com um toque mineiro. O itabiritense Serginho Barbosa é o intérprete da canção “Entre Aspas”, composta por Claudinho Fragmentos e com arranjos de Warley Machado.

O clipe também tem a majestosa participação da Cia Lamparina que representa, com bonecos de luva e máscaras, a singularidade de um amor complexo e desproporcional. Seja com a interpretação musical quanto na dança, o tango caracteriza-se pela expressividade, a carga dramática, a valorização de sentimentos como a paixão, a tristeza e a sensualidade. Na letra, essas características se tornam marcantes visto que narra a história de um amor de uma parte só.

E no clipe, o uso de bonecos torna evidente a fragilidade que um indivíduo pode chegar quando se entrega além do que a outra pessoa pode oferecer, se transformando em um boneco de fácil manuseio pela pessoa a que se tem afeto e a frustrada esperança de se consolidar uma relação de amor romântico.

“Eu queria que [a canção] tivesse um olhar externo e a Companhia Lamparina fez esse clipe com bonecos. Isso me emocionou muito. Principalmente, quando vi que eles criaram um boneco do Serginho Barbosa e que ficou muito semelhante. Eles também foram desafiados no processo e fiquei muito feliz com o resultado”, celebrou o intérprete de Entre Aspas, Serginho Barbosa.

Com a intensidade, letra marcante, sentimentos profundos e as incertezas de um amor duvidoso, Serginho Barbosa importa, com exatos 2.851,0 km de distância, o tango da Argentina para as montanhas de Minas e o enriquece com o pastel de angu da cidade de Itabirito.

“Em 1900, o tango era dançado homem com homem; usava-se até uma sandália para mostrar o lado feminino. Entre 1910 e 1925, a mulher começou, então, a dançar, porém, a prática era vista de forma marginalizada porque a dança acontecia em prostíbulos, nos cabarés, onde tinham as mulheres. E hoje, é esse estilo conhecido por todo o mundo e é a cara da Argentina”, contextualiza Serginho Barbosa.

A origem do Tango na América-Latina se divide entre Argentina e Uruguai. Os governos de Buenos Aires e Montevidéu apresentaram, em conjunto no ano de 2008, a candidatura do Tango, música e baile, para ser Patrimônio Cultural da Humanidade em novembro de 2008. A confirmação foi em 2009.

Ative a notificação para ver o clipe no dia 11 de dezembro - Dia do Tango

https://www.youtube.com/watch?v=9VARiy46ywM
Serginho Barbosa - Entre Aspas (Clipe oficial)

O projeto Brilho Novo é viabilizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com produção da Voz Companheira Produções e Holofote Comunicação e Cultura.

Deixar Um Comentário