Canção do bloco ouro-pretano ‘Liga pra Rádio’ é uma das finalistas em Concurso de Marchinhas. Ouça a música.

Home » Canção do bloco ouro-pretano ‘Liga pra Rádio’ é uma das finalistas em Concurso de Marchinhas. Ouça a música.
Por Tino Ansaloni Publicado em 24/01/2013, 20:41 - Atualizado em 25/01/2013, 11:28
Foto-Carnavalesco Flávio Niquini experimenta e curte as fantasias em homenagem a Chico Anysio - Divulgação Curta no www.facebook.com/jornalvozativa Siga no twitter.com/jornalvozativa Já em ritmo de Carnaval, os foliões de Ouro Preto-MG celebraram hoje o anúncio das músicas selecionadas no ‘Concurso de Marchinhas Mestre Jonas’. A canção “Liga pro Chico”, do compositor Edmundo Guedes, é uma das 12 finalistas entre as 170 inscritas na segunda edição do concurso organizado pela tradicional ‘Banda Mole’, de Belo Horizonte. A marchinha foi composta para o “Bloco Liga pra Rádio”, do carnavalesco Flávio Niquini que, neste ano, prepara uma ala com mais de cem personagens criados pelo humorista Chico Anysio. Com arranjos de Sérgio Danilo e direção Musical de Chiquinho de Assis, a marchinha do “Liga pra Rádio” pode ser ouvida no vídeo acima.

2 Comments

  1. Brasil Que Vai 26/01/2013 em 18:47- Responder

    Chico Anísio, fama feita de preconceito

    Com a morte de Chico Anísio não morrerá a modalidade de humor por ele disseminada. Rafinha Bastos, Danilo Gentili e outros estarão aí para dar continuidade ao legado de deboches e de escárnio às diferenças que o humorista deixou estabelecido como padrão de riso na cultura televisiva brasileira.

    Nunca será demais lembrar que Chico Anísio, um escroque a serviço das Organizações Globo fez fortuna marcando as diferenças sociais em seu País: de gênero, de raça, de nível econômico, de religião e de condições de saúde.

    Quem não se lembra, tendo mais de 40 anos de idade, de suas imitações de gagos, fanhosos, velhos, mulheres, nordestinos, judeus, umbandistas e homossexuais? Gerações acostumaram-se ao riso fácil das caricaturas que fazia dos mais fracos, reproduzindo depois essa modalidade de humor nas escolas e ambientes de trabalho, de modo a perpetuar a discriminação que pesava sobre os que se encontravam em oposição ao ideário de normalidade da classe média.

    Chico Anísio não era um comediante como foi no seu tempo Oscarito, Zelloni, Golias e Zezé de Macedo. Foi um déspota do riso que apontava no meio da multidão o que era destinado à chacota e à humilhação.

    Acomodou-se ao regime militar e a ele serviu comandando sessões apelativas de riso que desviavam a atenção dos rumores sobre as atrocidades cometidas pelos algozes, que seus patrões diariamente ocultavam.

    Contribuiu para que se criasse em torno do último ditador do ciclo de governantes da ditadura militar, João Figueiredo, uma aura de simpatia e tolerância por meio de um quadro em que mantinha conversas intimistas com o governante.

    Afeiçoado a bajulações dos poderosos, ainda depois da ditadura Anísio chegou ao cúmulo de dar sustentação ao confisco da poupança praticado pelos sócios de seus patrões, os Collor de Mello, vindo até a casar-se, em troca disso, com uma das primas e ministra da economia do ex-presidente Fernando Collor, Zélia Cardoso de Mello.

    Viciado em cocaína, como ele mesmo declarou um dia às TVs, Chico Anísio nunca se recuperou da dispensa de seus serviços pela Rede Globo depois que a emissora – para a qual muito contribuiu com o elevado faturamento de seus programas – decidiu renovar sua imagem nos anos de 1990 apelando a uma nova abordagem de humor, representada por grupos humorísticos egressos do teatro.

    Antes que iniciasse a lenta agonia em direção ao destino igualitário da morte, a Globo cedeu à mágoa do humorista e deu-lhe a chance de um breve retorno à cena representando a idosa que fazia ligações telefônicas para o ditador Figueiredo. Só que nesse ato de despedida, quem estava do outro lado da linha era a mulher e ex-prisioneira política Dilma, a quem o preconceito do humorista jamais perdoaria por haver derrotado o estigma machista e vergar, sem os favores da Globo, a faixa de presidente da República.

    Um troco que, por felicidade, a vida dá aos homens sem caráter antes que caiam no esquecimento.

  2. Brasil Que Vem 31/01/2013 em 15:09- Responder

    Comentário ridículo este do “Brasil Que Vai”. Nunca vi tanta panfletagem e teoria da conspiração num texto só.
    Prefiro nem comentar tamanha baboseira.

Deixar Um Comentário