Banda do Rosário celebra a chegada do Natal com retreta online em Ouro Preto-MG

Apesar do triste contexto, em razão da pandemia, a Banda do Rosário conseguiu levar uma mensagem de esperança e amor aos milhares de internautas que acompanharam a transmissão ao vivo.

Home » Banda do Rosário celebra a chegada do Natal com retreta online em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 23/12/2020, 14:12 - Atualizado em 24/12/2020, 07:15
A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos se apresenta na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Crédito – Ane Souz/@Direitos reservados. Siga no Google News

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Banda do Rosário, comemorou a chegada do Natal de uma forma diferente em Ouro Preto (MG). Esta foi a quinta retreta de fim de ano organizada pela sociedade musical, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a primeira apresentação realizada exclusivamente pela internet.

O Jornal Voz Ativa, por meio de sua fanpage no Facebook, transmitiu o concerto, na noite desta terça-feira (22), direto do templo que é considerado a expressão máxima do barroco colonial mineiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Wellington Silva, apresentador oficial da quinta retreta da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, resumiu, por meio das palavras de Jeffersom Rocha, os novos desafios causados pela pandemia do novo coronavírus que impactou de modo tão profundo não só a banda e a Cidade Patrimônio Cultural, mas o mundo como um todo.

“Vivemos em um momento de tonalidade triste, dissonante. O diapasão da humanidade, infelizmente, registra uma pandemia que destoa da cultura do abraço e da comunhão, além de ceifar milhares de vidas. Sendo assim, tentamos ressignificar nossos encontros, nossos ensaios. As redes sociais e tecnologias virtuais nos deram possibilidades de compor novos arranjos em conjunto, com os corações uníssonos e ávidos por uma cura. Nesse andamento, organizamos nossa retreta de fim de ano, em forma de live. Pois nesses dias esperançosos, a tônica é acender musicalmente a magia natalina, através de canções que carregam todo encanto que este período simboliza. Natal é nascimento, portanto, vida”.

Apesar do triste contexto e seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde, a Banda do Rosário conseguiu levar uma mensagem de esperança e amor aos milhares de internautas que acompanharam a transmissão. Dobrados, canções católicas, música sertaneja e até um dance eletrônico estiveram presentes no repertório.

Devido às regras impostas, moradores acompanham a retreta do lado de fora da igreja. Crédito - Anne Souz/@Direitos reservados.

Cumprindo um importante papel na vida social de Ouro Preto, estando presente em diversos momentos culturais, políticos e religiosos da cidade, a Banda do Rosário tem uma longa jornada que começou em 15 de agosto 1932 com Totó Côrreia, Flankiln Amâncio e Candido Marçal. A banda teve maestros que ficarão para sempre na memória, como Luiz Marzano, Solano e Odilon.

A Banda do Rosário já tocou no Rio de Janeiro, São Paulo e muitas outras cidades. Atualmente, se encontra com um corpo de quase 30 músicos ativos e uma escolinha de música que funciona aos sábados pela manhã. Tem um corpo de regentes liderado pelo maestro João Paulo.  Uma prova de que a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos é capaz de se reinventar até em momentos tão difíceis como esse é o fato de que essa retreta foi conduzida pelo jovem e estudioso contramestre Alan Modesto, de apenas 18 anos.

Você sabia?

A Banda do Rosário tem 88 anos ininterruptos. Era conhecida como “Banda do Amarelão”, pois ganhou um uniforme de verão de cor amarela com chapéu parecido com o dos funcionários dos Correios, no lugar do tradicional keep. Depois de alguns anos, este uniforme foi substituído por um laranja, parecido com o dos garis.

O maestro Francisco Solano tem 102 anos e com seus quase 90, ainda tocava nesta banda. Além disso, Solano foi maestro e professor de música na sociedade musical.     

A Banda do Rosário tem sede própria no Bairro Rosário, na rua Getúlio Vargas. Sua sede foi doada pelo farmacêutico José Ovídio Fortes. Zé Fortes, como também é conhecido, foi um dos presidentes da sociedade musical.

A primeira retreta realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário aconteceu em 2016. Seus idealizadores, na época, foram o maestro João Paulo e os músicos Jeffersom e Donizete. Ela surgiu em função da banda encerrar as atividades no dia 08, na procissão do Jubileu de Nossa senhora da Conceição. Nisso, eles tiveram a ideia de encerrar o ano com uma retreta de fim de ano com músicas natalinas e hinos religiosos.

Galeria de fotos - 5° Retreta de fim de ano da ociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Banda do Rosário, em 22 de dezembro de 2020. Todas as fotos são da autoria de Ane Souz/@Direitos reservados.

Deixar Um Comentário