Arquivo Público Municipal é enriquecido com doação de documentos em Ouro Preto-MG

Doações foram feitas pelo prefeito Angelo Oswaldo. Uma edição do Jornal “O Fiscal”, de 1960, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto faz parte do acervo doado.

Home » Arquivo Público Municipal é enriquecido com doação de documentos em Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 02/06/2021, 12:22 - Atualizado em 02/06/2021, 19:15
Foto – Reprodução. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

O Arquivo Municipal de Ouro Preto (MG), um dos mais antigos do Brasil, recebeu nesta segunda (31), a doação de documentos pessoais do prefeito Angelo Oswaldo, referentes a fatos importantes da história da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Por serem documentos que remetem à memória do município, a secretária  de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, reafirmou a importância da doação realizada. “São documentos que remetem a memória da cidade, a construção de monumentos, além de registros mais atuais de diversos eventos realizados”.

O prefeito informou que uma série de documentos ali presentes pertenceram ao historiador Nelson de Sena, que foi diretor do Arquivo Público Mineiro, e foram repassados a ele por dona Maria Letícia  Nelson de Sena. “Eles são entregues agora ao nosso arquivo para que enriqueçam ainda mais as coleções do Arquivo Público de Ouro Preto”- afirmou Angelo.

Entre as doações, encontra-se uma edição do Jornal O fiscal de 1860, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto, na ocasião, o Imperador realizou doações a Santa Casa de Misericórdia.

A secretária enfatizou que os documentos serão tratados e devidamente condicionados e disponibilizados para pesquisa. “É mais uma forma de poder informar através do momento, da veracidade histórica da construção dessa importante cidade”. 

Deixar Um Comentário