- Resumo IA
• UFOP celebra Dia de África com oficina “Diálogos Rítmicos”.
• Encontro explora Kizomba e Semba como patrimônio cultural.
• Evento ocorre em 30 de maio de 2026, das 10h às 12h, em Mariana (MG).
• Corneille Ndjeumou ministra atividade no Bloco REUNI do ICHS.
• A participação é gratuita e oferece certificado aos presentes.
• Apoiadores incluem DRI-UFOP, PRACE, PROEX e NEABI-UFOP.Observação: O resumo é gerado por IA e revisado pela redação.

No próximo dia 30 de maio de 2026, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promoverá uma atividade especial em alusão à Celebração do Dia de África. O destaque da programação é a oficina “Diálogos Rítmicos: Kizomba e Semba como Patrimônio Cultural”, que propõe uma imersão teórico-prática nas matrizes e tradições rítmicas que ligam o continente africano ao Brasil.
A atividade será ministrada por Corneille Ndjeumou, coordenador e promotor do KIS-UFOP. O encontro tem como objetivo central debater e vivenciar o Semba e a Kizomba, analisando as danças para além do entretenimento, consolidando-as como expressões de forte relevância histórica e de identidade cultural.
O evento acontecerá no período da manhã, das 10h00 às 12h00, no Bloco REUNI do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), situado no campus da UFOP em Mariana (MG). A participação é aberta a estudantes, pesquisadores e a toda a comunidade interessada na preservação da memória e das artes da diáspora africana. Como incentivo, a organização confirmou a emissão de certificados para os presentes.
A ação é fruto de uma articulação que envolve importantes órgãos de fomento à diversidade e à extensão universitária. Assinam o apoio e a realização institucional a Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFOP), a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), o DEABI, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-UFOP), além de parceiros externos como a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto e a comunidade Mina do Veloso.
Serviço:
- Evento: Oficina “Diálogos Rítmicos: Kizomba e Semba como Patrimônio Cultural”
- Data: 30 de maio de 2026
- Horário: 10h00 às 12h00
- Local: Bloco REUNI – ICHS, Mariana (MG)
- Entrada: Gratuita (com direito a certificado)



















