Teve início em 04/05 a 20ª edição do Festival da Vida de Mariana que tem Padre Fábio de Melo e muito mais
Com o tema “Fraternidade e Amizade Social” evento gratuito apresentado pelo Instituto Cultural Vale iniciou no sábado, dia 4 de maio. Terá foco na inclusão, acessibilidade, diversidade, shows com Padre Fábio de Melo e Xamã, além de música, teatro, oficinas e mesa-redonda sobre a temática do Festival, abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano
Mariana (MG), cidade mais antiga do estado, conhecida por sua beleza arquitetônica, seus casarios e sua história será palco da 20ª edição do Festival da Vida, de 4 a 12 de maio. Tradicional na região, o evento apresentado pelo Instituto Cultural Vale, tem foco na inclusão, na acessibilidade e na diversidade. O Festival da Vida de Mariana reunirá representantes de diversas religiões, com uma programação destinada a adultos, idosos em asilos, crianças, jovens. indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes e cadeirantes. Também terá cultura, música, gastronomia, teatro, artesanato, oficinas, palestras, mesa-redonda, concurso de redação e contação de casos.
O Festival da Vida é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Prefeitura de Mariana, apoio da Cedro Mineração e produção da New View.
A programação iniciou no sábado, dia 4 de maio, às 14h, com mesa-redonda sobre a temática do Festival, abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano, no Cine Teatro Municipal, com as presenças do padre Júlio Lancellotti, cacique Danilo Kren Borum, convidado evangélico pastor Davi, budista Ryosen, do mosteiro zen Pico de Raios, Aida Anacleto (Igualdade Racial), sacerdote de Umbanda, Diego Fernandez e mediador padre Marcelo Santiago. Prosseguiu com atrações musicais, teatro, missa e coroação.
Idealizado pela saudosa produtora e curadora Maria Alice Martins, a pedido de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana de 1988 a 2006 que, à época queria levar cultura de qualidade aos marianenses, por meio de um evento totalmente gratuito, o Festival da Vida sempre tem como tema a Campanha da Fraternidade do ano. Em 2024, “Fraternidade e Amizade Social” visa despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade, inclusão social e religiosidade, além de trabalhar a temática da diversidade e suas nuances.
”Voltado para as famílias, o Festival da Vida aborda a inclusão, a acessibilidade e a diversidade. Tem representantes de diversas religiões e conta com uma programação para idosos em asilos, crianças e jovens. Além disso, reflete a importância da paz entre os diversos povos. Por isso, a programação foi pensada para privilegiar toda essa diversidade. O Festival da Vida é o momento de celebrar as tradições, reviver memórias, contribuir para a formação de uma consciência cidadã por meio das inúmeras atividades gratuitas que mobilizam toda a comunidade local”, afirma o produtor cultural e organizador, Rud Carvalho.
”O Festival da Vida é um grande encontro de todas as religiões. Para mim, que participei do processo de construção da primeira edição e, hoje, 20 anos depois, tenho a honra de também colaborar, é muito gratificante. É um evento para toda a família. Ele mostra como Mariana é uma cidade viva, que equilibra religiosidade, lazer e bem-estar, reunindo centenas de pessoas nos nossos espaços públicos”, destaca o prefeito de Mariana, Celso Cota.
Programação – No domingo, dia 5 de maio, a partir de 9h, Bandas Festejam a Vida, com mostra de 6 bandas tradicionais de Mariana, seguido de Rua Brincante, cortejo local do Zé Pereira, Festa da Caridade e show do Grupo Sorriso.
A semana de 6 a 10 de maio será marcada pela realização de oficinas gratuitas direcionadas para alunos e educadores, concursos de redação e de desenhos e contação de histórias nas escolas públicas e distritos de Mariana.
Na quinta feira, 9 de maio, haverá palestra e oficina com Padre Marcelo no Cine Teatro Municipal, oficina de estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública com Tatiana Quites, Feira de Arte e Culinária, Percussão do Cria e Bartucada, encerrando a noite com show The Voice: Ivan Barreto e Luana Camarah, no Centro HIstórico.
Sexta feira, dia 10 de maio a programação será com teatro no Lar Santa Maria, em Mariana, de manhã; à noite, Feira de Arte e Culinária, apresentação de Dunga – Projeto Cantando a Vida e Padre Fábio de Melo, às 21h, na Praça Minas Gerais.
No sábado, pela manhã haverá oficina de estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública, com Tatiana Quites, Rua Brincante, Teatro infantil, banda local e roda de samba (em Santa Rita Durão – Distrito de Mariana) e, em Mariana, a partir das 20h, na Praça Minas Gerais, Acauã banda e o rapper, poeta, cantor e ator brasileiro, Xamã. No domingo, a programação será a apresentação de Los Gregórios, às 19h, na praça Gomes Freire, seguida de Cantares a Maria, na Igreja São Francisco de Assis.
.
(PROGRAMAÇÃO DETALHADA ABAIXO)
Festival da Vida - 20 anos
Mariana/MG
TEMA:
”Fraternidade e Amizade Social” : Propõem a inclusão social e a paz entre diversos povos - indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes, crianças, jovens, cadeirantes, adultos e idosos.
DATA:
4 de maio a 12 de maio de 2024.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado - 4 de maio:
Abertura:
14h: mesa-redonda com convidados sobre a temática do festival, abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano, com padre Júlio Lancellotti, cacique Danilo Kren Borum, convidado evangélico pastor Davi, budista Ryosen, do mosteiro zen Pico de Raios, Aida Anacleto (Igualdade Racial), sacerdote de Umbanda, Diego Fernandes e mediador padre Marcelo Santiago.
Local: Cine Teatro Municipal
17h30: Grupo Baú Recontando - “Do Fundo do Baú”
Local: Praça Gomes Freire
19h: Missa e coroação
Local: Praça da Sé.
Domingo - 5 de maio
9h às 13h : Bandas Festejam a Vida : mostra de bandas tradicionais de Mariana – 6 bandas.
Local : Jardins - Praça Gomes Freire
14h: Cortejo do Zé Pereira
Festa da Caridade
13h às 16h: Rua Brincante, Baú Recontando e Oficina de Bolha de Sabão
16h: Show do Grupo Sorriso
17h: Anderson Alves
Local: Complexo CRIA
6 a 10 de maio – 2oficinas nas escolas públicas de Mariana com a temática da Campanha da Fraternidade.
Oficinas de linguagens de sinais para escolas públicas com Tatiana Quites: vice-diretora de Politicas para Pessoas com Deficiências de Belo Horizonte
Crianças de 06 a 10 anos:
Contação de Histórias
2 oficinas para educadores: a importância das acessibilidades em prol de uma cidade e para todos. Tema: Estratégias pedagógicas inclusivas para crianças, com Tatiana Quites.
1 oficina para monitores e professores
6 a 10 de maio – 6 contadores de casos nas escolas de ensino público.
Ações nas escolas de ensino público municipais de Mariana, com contador de caso e violeiro contando histórias da cultura e do folclore da região. A peça irá abordar a Campanha da Fraternidade.
Tema da peça: Chico Mineiro – Um causo de amizade que atravessou o tempo
Escolas e distritos alcançados : Camargos, Santa Rita Durão, Morro de Santana, Serra do Carmo, Águas Claras, Goiabeiras, Barroca, Barro Branco, Cláudio Manoel, Campinas e
Cachoeira do Brumado.
6 a 10 de maio - concurso de redações e desenhos nas escolas de ensino público;
Concurso de redação proposta para a rede pública de ensino local com o Tema: ”Fraternidade e Amizade Social”
Os alunos após recebimento das oficinas e contadores de caso serão convidados a escrever um conto ou fazer um desenho relacionado à Campanha da Fraternidade. Essas redações e desenhos serão analisados por uma banca e os 3 primeiros lugares serão premiados.
Distritos alcançados : Camargos, Santa Rita Durão, Mainart, Morro de Santana, Serra do Carmo, Águas Claras, Goiabeiras, Barroca, Barro Branco, Cláudio Manoel e Campinas .
Segunda-feira - 6 de maio
9h: Teatro Infantil. Chico Mineiro – Um causo de amizade que atravessou o tempo
Local: CAPS
Terça-feira - 7 de maio
19h30: oficina de Libras para crianças em Morro de Santana e Escola Municipal Cônego Paulo
Quarta-feira - 8 de maio
19h30: Palestra/oficina – temática da Campanha da Fraternidade
Oficina: Forja e tambor - Diego Samba
Local: Cine Teatro Municipal
Quinta-feira - 9 de maio
9h e 14h : Estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública com Tatiana Quites.
19h: Apresentação Nicolinas
19h30: Palestra sobre ”Fraternidade e Amizade Social” - Padre Marcelo Santiago
Local: Cine Teatro Municipal
19h às 23h: Feira de Arte e Culinária – 7 expositores de Santa Rita Durão, Morro d’Água Quente e Antônio Pereira
20h: Show – Bartucada convida Percussão do Cria
21h30: Show The Voice: Ivan Barreto e Luana Camarah
Local: Centro Histórico
Término: 23h30
Sexta-feira - 10 de maio
10h: peça teatral Lar Santa Maria.
1 peça teatral em asilo de Mariana.
19h às 23h: Feira de Arte e Culinária - expositores de Santa Rita Durão, Morro d’Água Quente e Antônio Pereira
20h: Inconfidentes Jazy
20h30: Dunga – Projeto Cantando a Vida
21h30: Padre Fábio de Melo
Local: Centro Histórico
Término: 00h00
Sábado - 11 de maio
9h : Estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública com Tatiana Quites.
Local: Teatro Municipal
14h: Fanfarra Vila do Sucesso de Santa Rita Durão
14h às 17h: Rua Brincante Baú Recontando e Oficina de Bolha
15h: Teatro infantil Baú Recontando
17h: Fernando Primo e Banda
Local: Santa Rita Durão – Distrito de Mariana
17h: Teatro infantil com Circo volante – “Bestetú”
Local: Praça Gomes Freire
19h às 23h: Feira de Arte e Culinária
20h: Acauã banda
21h: XAMÃ
Local: Centro Histórico
Término: 23h
Domingo - 12 de maio
17h: Erika Curtiss
18h: Titane
19h: Los Gregórios
Local: Praça Gomes Freire
20h: Cantares a Maria.
Local: Igreja São Francisco de Assis
Término: 21h
Sábado - 18 de maio
Festa do Divino
Encontro de Congados
Procissão Luminosa da Bandeira do Divino Espírito Santo
Festa da Bandeira do Divino Espírito Santo
Local: Centro Histórico
Doming- 19 de maio
Festa do Divino
8h: Procissão do Divino Espírito Santo
Sobre o Instituto Cultural Vale:
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
trouxeram o mão de veludo para a mesa redonda ?