6ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Teatro Ouro Preto recebe pré-estreia da peça “As Criadas”

Encenação gratuita é proposta pelo diretor/encenador Alex Beigui que conta, também, com atuação de discentes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP).

Home » Teatro Ouro Preto recebe pré-estreia da peça “As Criadas”
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 22/11/2023, 09:06 - Atualizado em 22/11/2023, 09:06
Arte reprodução. Crédito — Divulgação. Siga no Google News

Jean Genet escreveu "As Criadas" durante uma de suas várias estadias na prisão. Encontrando-se como um pária na sociedade, sendo ladrão, prostituto e homossexual, ele ficou fascinado pelo crime das irmãs Papin, que, em 1933, assassinaram e esquartejaram a patroa e a filha na cidade francesa de Le Mans. A peça, que foi escrita e estreou em 1947 sob uma enxurrada de críticas (mais de 50 textos foram escritos contra ela), aborda menos essas assassinas específicas e mais os excluídos em geral.

Não se trata dos excluídos recrutados pelo conflito de classes para serem mártires, nem daqueles resgatados pela igreja para o céu, mas sim dos malditos. Aqueles que não têm direito a uma identidade, que não existem e sobrevivem apenas como animais. Por meio deles, Genet celebra a beleza terminal do mal, eleva os criminosos a ícones religiosos e sacraliza a violência. Esse tem sido o tema recorrente em sua obra.

Nessa encenação, proposta pelo diretor/encenador Alex Beigui que conta, também, com atuação de discentes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP), o tema das relações de trabalho e da exploração mercantil do humano assume uma moldura que une ocidente e oriente.

Do macro ao micro, as relações de trabalho desiguais continuam sendo o engasgo da sociedade contemporânea. Movidas e movidos pelo ódio estrutural que funda o abismo entre os privilegiados e os excluídos, patrões e empregados revelam dois lados incomunicáveis e sempre intransponíveis. A peça faz parte do DRAMATIC – Grupo de Pesquisa em Dramaturgia: Teorias, Intermídias e Cena cultural e do projeto Por que ver os clássicos?

"Convidamos a todas e todos para prestigiar a pré-estreia antes do seu lançamento e circulação oficial. A entrada é gratuita, e sua pré-estreia será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, às 20 horas no Teatro Ouro Preto, no Centro de Convenções, localizado na Rua Diogo de Vasconcelos, Bairro do Pilar, 328".

Lembrando que a classificação do espetáculo é 12 anos.

Ficha Técnica

Texto/Dramaturgia
Jean Genet

Direção/Encenação
Alex Beigui

Elenco
Caio Chaves
Clarissa Böddener
Jaine Heloísa
Luiz Collins

Iluminação
Júlia Siqueira

Maquiagem
Eduardo Cruz

Projeção
Helena Canuta

Costureira
Gilma Mendes

Produção Executiva
Almando Storck Júnior

SERVIÇO

Pré-Estreia de As Criadas
Quando? 29 e 30 de novembro
Onde? Teatro Ouro Preto (Centro de Convenções)
Que horas? 20 horas
Quanto? Entrada gratuita!
CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS

Arte reprodução. Crédito — Divulgação.

Deixar Um Comentário