Janeiro tem gastronomia, música e fotografia no Memorial Minas Gerais Vale

Todas as atrações têm entrada gratuita.

Home » Janeiro tem gastronomia, música e fotografia no Memorial Minas Gerais Vale
Por João Paulo Silva Publicado em 04/01/2023, 16:32 - Atualizado em 04/01/2023, 16:32
Foto – Reprodução. Crédito – Rafael Freire Siga no Google News

O mês de janeiro no Memorial Vale traz música, gastronomia e fotografia. No dia 12 haverá o encontro com a chefe Beth Coutinho, que fará a sua famosa receita “Galinhada Afromineira”, ao som da música de Raquel Coutinho e Zé Mauro, com degustação ao final. No dia 19 haverá duas atrações fotográficas: o fotojornalista Lalo de Almeida vai apresentar seu projeto “Distopia Amazônica”, e o fotógrafo Thiago Carvalho lançará o livro Entradas de Minas, com fotografias feitas em Minas Gerais. No dia 29, o grupo Toca de Tatu apresentará o show instrumental que celebra seus 10 anos de carreira.

O Café do Memorial, espaço que foi reinaugurado com o cardápio do Café Grão Maior, é atração gourmet que deve ser experimentada pelos visitantes.

Quatro exposições fotográficas são atrações em andamento. Até dia 15 de janeiro, “Para Além das Margens”, com fotografias de fotógrafos renomados, como Pierre Verger, entre outros; até 29 de janeiro, as fotografias de Rafael Freire seguem em cartaz; até dia 31 de janeiro, “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?”, do urbanista e arquiteto Rogério Passos; e até 5 de fevereiro, na Midiateca, a exposição "Rainhas Negras", do fotógrafo e produtor cultural, Márcio Silva.

Exposição Para Além das Margens - Índios, Cenas do dia-a-dia. Crédito - Maureen Bisilliat

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Ação Educativa - Fluxo Musical

Aos domingos, o Educativo do Memorial Vale convida os visitantes a participarem da ação educativa Fluxo Musical, pensada a partir da exposição Para Além das Margens. Nessa atividade, o visitante pode optar por ver as fotografias com fones de ouvido em que ouvirá música popular brasileira, que podem ser relacionadas com as imagens da exposição. Foram selecionadas músicas que remetem às ações apresentadas nas fotografias, levando em conta também a diversidade de cantoras e cantores brasileiros.

Confira os detalhes da programação:

Dia 12, quinta-feira, às 21 horas – “Comer, cantar e Gargalhar” com Beth Coutinho e convidados

Foto - Beth Coutinho. Crédito - Beth Faria

O Memorial Vale recebe na quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 21 horas, a chefe de cozinha Beth Coutinho, uma das maiores chefes do Brasil. Semi Finalista do Masterchef, ela apresentará o cookshow "Comer, Cantar e Gargalhar". Enquanto cozinha a sua famosa receita “Galinhada Afromineira” (arroz com frango, gengibre, açafrão, leite de coco e farofinha de amendoim), ela contará casos engraçados e receberá os músicos Raquel Coutinho e Zé Mauro, que farão show. O público, além de se divertir com os casos da Beth e aprender a receita, poderá ainda degustar, ao final, o prato que foi preparado durante o show. O evento integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” e será realizado na sala de leitura do Memorial Vale. É preciso se inscrever para participar, as inscrições são gratuitas e limitadas, e devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317.

Beth Coutinho, figura conhecida no cenário cultural de BH pelas histórias, sorrisos e talento inato para a culinária, desenvolveu um show muito especial intitulado “Comer, Cantar e Gargalhar”. O espetáculo levará o público a uma experiência gastronômica; enquanto cozinha, conta seus causos hilários e compartilha segredos culinários, criando sempre uma receita diferente de acordo com a temática do local a se apresentar. A música é ingrediente fundamental para temperar a noite, dessa forma, sempre um convidado engrossa o caldo nas edições do show. A cozinha torna-se ambiente propício para um encontro de lembranças e sabores que marcaram sua vida e são capazes ainda de despertar o inusitado através de nossos cinco sentidos. O público vai se divertir com suas histórias ao som do amigo e grande artista mineiro Zé Mauro, e ainda poderá saborear a deliciosa Galinha Afromineira, prato que abriu as portas do Masterchef e a levou para cozinhar para os chefes mais renomados do Brasil. A artista Raquel Coutinho, filha de Beth Coutinho, também vai participar do show e está na produção do evento.

Zé Mauro é cantor, compositor e instrumentista mineiro. É vocalista e guitarrista das bandas Chama o Síndico e Z.

Raquel Coutinho é cantora, compositora, tamborzeira, fonoaudióloga, preparadora vocal, carnavalesca, batuqueira. Dona de um estilo irreverente e alegre e com astral lá em cima, Raquel Coutinho é uma artista de extrema habilidade musical e corporal, que “brinca ser batuqueira e tamborzeira”. “A percussão corporal me deu muita consciência para desempenhar meu trabalho. É um exercício de coordenação motora”, ela se define.

Dia 19, quinta-feira, às 19 horas – Foto em Pauta com Lalo de Almeida

Amazonian Dystopia. Crédito - Lalo de Almeida

O Memorial Vale recebe no projeto Foto em Pauta, na quinta-feira, dia 19 de janeiro, às 19 horas, o fotojornalista paulista Lalo de Almeida, que vem desenvolvendo narrativas multimídias premiadas internacionalmente. Ele vai apresentar o projeto “Distopia Amazônica”, vencedor mundial da categoria Projeto de Longa Duração do World Press Photo em 2022. A conversa, mediada pelo coordenador do Foto em Pauta, Eugênio Sávio, começa às 19h e o público pode participar e comentar ao vivo, nas redes sociais do projeto (Foto em Pauta), ou acessar o conteúdo após sua realização. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados. Com tradução em Libras e transmissão pelas redes do projeto.

Lalo de Almeida estudou fotografia no Instituto Europeo di Design em Milão, Itália. Há 28 anos trabalha na Folha, onde vem desenvolvendo narrativas multimídias premiadas internacionalmente. Em 2021 sua série de fotografias “Pantanal em Chamas“ foi premiada em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente no World Press Photo. Também em 2021 foi escolhido como fotógrafo ibero-americano do ano pelo POY Latam. Paralelamente ao fotojornalismo sempre desenvolveu trabalhos de documentação fotográfica como o projeto “ Distopia Amazônica “, que em 2021 foi contemplado com o Eugene Smith Grant in Humanistic Photography e vencedor mundial da categoria Projeto de Longa Duração do World Press Photo em 2022 sendo este último o mais tradicional prêmio do fotojornalismo mundial.

Dia 19, quinta-feira, às 19h30 – Lançamento do livro "Entradas de Minas", de Thiago Carvalho

Capa do livro Thiago Carvalho. Crédito - Entradas de Minas_Print da editora

O Memorial Vale recebe na quinta-feira às 19h30, na sala de leitura, o lançamento do livro “Entradas de Minas”, do fotógrafo Thiago Carvalho. Viajar por Minas Gerais é uma paixão de quase todos os mineiros e, fazendo essas viagens, Thiago Carvalho foi acumulando detalhes, céus, ideias, entradas e saídas de Minas que estão exibidas neste livro, que ele traz a público com tanto carinho e atenção.

Thiago Carvalho nasceu em Belo Horizonte em 1983; é apaixonado por fotografia desde os 7 anos de idade, quando ganhou sua primeira câmera fotográfica, ainda analógica. Formou-se inicialmente em outra área de conhecimento, mas nunca perdeu o olhar voltado para as imagens, os detalhes e os tratamentos, encantando-se ainda mais com o advento da fotografia digital e, atualmente, é acadêmico de Artes Plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais. No ano de 2019 teve uma fotografia escolhida para compor uma mostra do 9o Foto em Pauta em Tiradentes/MG. No ano de 2020, outras fotografias foram escolhidas para o mesmo festival, que aconteceu de maneira virtual, devido à pandemia do COVID-19. O Instagram de Thiago Carvalho é @doisnafotomg

Dia 29, domingo, às 11h – “Toca de Tatu – 10 anos”

Toca de Tatu 2022. Crédito - Lucca Mezzacappa

O Memorial Vale recebe no dia 29 de janeiro, domingo, no auditório, às 11h, o espetáculo musical "Toca de Tatu – 10 anos". O Toca de Tatu é um grupo mineiro de choro e de música instrumental brasileira formado por Lucas Ladeia no cavaquinho, Abel Borges na percussão, Luísa Mitre no piano e Lucas Telles no violão. O grupo faz interpretações que valorizam a coletividade, equilibrando suingue, versatilidade e delicadeza. O show integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira. A retirada de ingressos pode ser feita uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados e a entrada é gratuita.

Este é o primeiro trabalho totalmente autoral do grupo Toca de Tatu, com composições dos quatro integrantes. As faixas revelam a riqueza das experiências musicais do grupo através de suas vivências e encontros, traduzidas em música instrumental brasileira variada que passa pela influência do choro, baião, xote, congado mineiro, dentre outros, com a roupagem camerística característica dos arranjos do Toca de Tatu. No repertório, peças autorais e de compositores consagrados recebem o trato refinado dos arranjos do grupo, que transita por diversos ambientes da música instrumental brasileira, passeando pelo choro, a liberdade do jazz e a abordagem da música de concerto. O Toca de Tatu possui três álbuns lançados: “Meu amigo Radamés” (2013), “Afinidade” (2017) e "Toca de Tatu" (2021). Este último, totalmente autoral, celebra os 10 anos de trajetória do grupo. Mais informações pelos perfis: Instagram | Facebook @tocadetatu

Exposições:

Até 15 de janeiro - Exposição “Para Além das Margens”

Exposição Para Além das Margens. Crédito - Elza Lima

O Memorial Vale apresenta a exposição “Para Além das Margens”, que tem curadoria de Gabriel Gutierrez e traz obras de Cao Guimarães, Christian Knepper, Elza Lima, Marcel Gautherot, Maureen Bisilliat, Pierre Verger, Ronney Alano, Walter Firmo. As imagens escolhidas foram expostas primeiramente no Pavilhão do Brasil, construído para a Expo 2020, em Dubai. Como um manifesto do que podemos chamar de essencialmente brasileiro, elas transpiram, do momento capturado, a experiência do homem popular em sua epopeia existencial. Intencionalmente, as imagens retratam os sujeitos que habitam o Brasil. A mostra segue em exibição até 8 de janeiro.

Até 29 de janeiro - Exposição Rafael Freire

Fotografia - Rafael Freire. Crédito - Reprodução / Divulgação.

O Memorial Vale recebe a exposição do fotógrafo Rafael Freire, que tem 29 anos e é um fotógrafo independente, morador da Favela da Serra, em Belo Horizonte. Ele se dedica a retratar a vida e a beleza de quem mora ao seu redor, na comunidade conhecida como Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Rafael é idealizador do projeto “Favela, a Flor que se Aglomera” e se diz um "contador de histórias reais". A exposição integra o projeto Mostra de Fotografia, com curadoria de Eugênio Sávio e segue até 29 de janeiro no espaço do Café do Memorial.

Rafael se define como o “expert em peles negras” e “o menino das flores”. “Nascido e criado numa favela, gostamos do passinho do funk, rebolar até o chão, pintar o cabelo de rosa, amarelo, andar sem camisa. Aquele sorriso largo, aquele samba na lage...favela..aquele tanto de criança correndo, nasce um novo conceito, revelando qualquer morador como uma bela e única obra de Art..”..escreve Rafael em seu post no Instagram https://www.instagram.com/rafaelfreiiire/ .

Até 31 de janeiro - Exposição “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?”, de Rogério Passos

Foto - “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?”. Crédito - Rogério Passos

O Educativo do Memorial Vale apresenta a exposição “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?” que conta a trajetória da Vila Acaba Mundo por meio da história dos mapas, percurso apaixonadamente percorrido pelo urbanista e arquiteto Rogério Passos, que o explorou ao longo da dissertação de mestrado defendida junto ao Departamento de Geografia da UFMG, no ano de 2021. A apresentação integra o Projeto Novos Pesquisadores do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale.

A mostra acontece no Cyber Café e conta com vídeos nos monitores, que abordam questões relativas à Cartografia, produção de mapas e seus usos. Também estão na mostra reproduções físicas de mapas, uma projeção em uma das colunas transversais e uma plotagem no vidro da porta do jardim de inverno,  remetendo à Vila Acaba Mundo.

Rogério Passos é urbanista e arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Geografia e doutorando em Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. Possui Graduação Sanduíche em Fundamentos de Arquitectura pela Universidad del País Vasco – Espanha (UPV/EHU). Atuou em educativos de museus como Espaço do Conhecimento UFMG e Museu das Minas e do Metal (MMGerdau). Desenvolve pesquisas sobre cartografia, urbanismo com perspectiva de gênero e planejamento urbano e regional.

Até 5/2/2023 - Exposição Rainhas Negras, de Márcio Silva

Foto - Exposição "Rainhas Negras", de Márcio Silva

O artista negro Márcio Silva, fotógrafo e produtor cultural, exibe na midiateca do Memorial Vale, sua 2ª edição fotográfica com o tema “Rainhas Negras”. A exposição conta com imagens que retratam a beleza e a força das mulheres negras, celebrando sua história, ancestralidade, diversidade, e contribuindo para a visibilidade das mulheres negras na sociedade. Uma oportunidade de refletir sobre a importância da representatividade negra na sociedade. A exposição segue até o dia 5 de fevereiro de 2023.

A exposição conta com uma série de 22 obras fotográficas artísticas e conceituais produzidas pelo artista Márcio Silva, em parceria com as maquiadoras Camila Sampaio, Lucy Vianini e Nayuri Leandra, e apresenta um olhar inovador sobre a beleza. As imagens abordam temas como a representação da mulher na sociedade, o corpo e a beleza idealizada e a construção da identidade feminina.

A série é composta por fotografias que misturam elementos de fantasia e realidade, criando um mundo onde a beleza é celebrada de forma diversa e inclusiva. Todas as 20 obras contam ainda com um áudio descritivo e poético, assinado pelo cantor e compositor Rafael Prates, que em parceria com o artista Márcio Silva, pensou na inclusão participativa de deficientes visuais, além de ampliar a experiência contemplativa do grande público. A Exposição integra o projeto Diversidade Periférica, que tem curadoria de Patrícia Alencar.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Entrada Gratuita

Deixar Um Comentário