Paulo Rogério Ayres Lage lança livro em Ouro Preto-MG e revela biografia de médico da Vila Rica colonial

O lançamento do livro será no dia 25 de outubro, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Home » Paulo Rogério Ayres Lage lança livro em Ouro Preto-MG e revela biografia de médico da Vila Rica colonial
Por João Paulo Silva Publicado em 22/10/2018, 20:27 - Atualizado em 02/07/2019, 01:12

Imagem-Reprodução

O escritor e produtor cultural Paulo Rogério Ayres Lage convida para o lançamento de seu livro “A Vida e a Obra de Antônio José Vieira de Carvalho”, nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto. O lançamento do livro será precedido de uma pequena celebração em homenagem à memória de Vieira de Carvalho e aos 200 anos de sua morte.

Editada e distribuída pela Palco Editora a biografia escrita por Paulo Rogério Lage, e ilustrada pelo ouro-pretano Marcos Meira, traz à tona capítulos importantes da vida Antônio José Vieira de Carvalho (1756 – 1818), português que viveu na antiga Vila Rica, na segunda metade do século XVIII até o início do século XIX, onde prestou serviços destacados à sociedade de seu tempo e à Coroa Portuguesa.

A Vida de Antônio José Vieira de Carvalho

Narrar uma história é sempre algo complicado, especialmente em nossos tempos, marcados pela velocidade das relações sociais e dos modos de produção. No entanto, Paulo Rogério nos convida para um hiato na contemporaneidade, abrindo as portas para uma viagem ao passado setecentista, abordando os feitos de Vieira de Carvalho, de sua infância em Portugal até a vida adulta, em Vila Rica. Nascido em 1756, em Atalaia, região onde se encontra a cidade de Vila Nova da Barquinha (Portugal), o personagem histórico do livro cresce inspirado pelas dos Cavalheiros Templários da Ordem de Cristo que ouvia de seu pai, quando criança. O que o levou a dedicar sua vida à fé – condecorado como Cavalheiro da Ordem de Cristo em Portugal e membro da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto – e aos enfermos, através do ofício da medicina.

Aos 23 anos, movido pelo espírito aventureiro dos cavalheiros que ele tanto sonhara e influenciado pelos ideais iluministas que varriam a Europa, embarca para o Brasil, após se formar em Medicina, no Curso de Cirurgia do Mestre Manoel Constâncio, Hospital Real de todos os Santos. No Brasil, Vieira de Carvalho deixa suas marcas e suas maiores contribuições que merecem honrarias ainda hoje.

Seduzido pela mineração aurífera, chega à região onde hoje se encontra Ouro Preto, como assistente de cirurgia no Hospital Militar de Vila Rica. Anos depois seria condecorado como Cirurgião Mor pelo governador da Capitania das Minas Gerais. Poliglota, Vieira de Carvalho serviu a sociedade da época, tentando diminuir o abismo entre as classes abastadas e os necessitados, com a disposição de “estudar a vida e ajudar a todos que viviam na capitania, sobretudo os mais pobres”, conta Paulo Rogério. Não à toa, traduziria do francês o livro Observações sobre as enfermidades dos negros, suas causas, seus tratamentos, e os meios de as prevenir, de autoria de Mr. Dazille.

No livro, Paulo Rogério Lage revela ainda algumas curiosidades atreladas à trajetória de Vieira de Carvalho. Uma delas, e que muitos desconhecem, é o fato de Vila Rica abrigar a primeira escola de medicina do Brasil, dois anos antes de São Paulo e sete anos antes da Bahia e do Rio de Janeiro, quando em 1801, Dom João, Príncipe Regente, nomeia Vieira de Carvalho como primeiro professor de Cirurgia, Anatomia e Arte Obstétrica para o Brasil, função que exerceu no Real Hospital Militar de Vila Rica.

Para além dos cânones acadêmicos, mas não menos relevante, a biografia escrita por Paulo Rogério Lage galga importância por descortinar o cotidiano de um homem comum, como aqueles tantos que vieram de Portugal para o Novo Mundo e como outros tantos que a história não contemplou em seus anais, mas que, no entanto, colaboraram com a edificação da sociedade colonial ouro-pretana do século XVIII.

Serviços

Lançamento do Livro “A Vida e a Obra de Antônio José Vieira de Carvalho”

Dia: 25 de Outubro, quinta-feira.

Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Ouro Preto

Horário: 19h

Dados Bibliográficos

Capa Dura

Número de Páginas: 48

Editado e Distribuído por: Palco Editora

Autoria e Projeto Editoral: Paulo Rogério Ayres Lage

Projeto Gráfico: Rodrigo Cabido

 

Assessoria de Imprensa

Saulo Rios

Contato: 31 – 99217 – 0400

E-mail: [email protected]

Ilustrações: Marcos Meira

Deixar Um Comentário