22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Ouro Preto recebe o espetáculo “Ópera Aleijadinho” na sexta-feira (29/04)

A apresentação irá retratar, com coro, orquestra e balé do Palácio das Artes, a trajetória do escultor brasileiro em Vila Rica

Home » Ouro Preto recebe o espetáculo “Ópera Aleijadinho” na sexta-feira (29/04)
Por Greiza Tavares - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 27/04/2022, 10:43 - Atualizado em 27/04/2022, 10:43
Ópera Aleijadinho. Crédito – Paulo Lacerda FCS. Siga no Google News

O espetáculo "Ópera Aleijadinho", que acontecerá em Ouro Preto na próxima sexta-feira, 29 de abril, às 20h, é uma realização do Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado, Instituto Unimed-BH e Instituto Cultural Vale, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A "Ópera Aleijadinho", de Ernani Aguiar, sobre libreto de André Cardoso, terá sua estreia em Ouro Preto, cidade onde nasceu e viveu este grande escultor brasileiro do período colonial, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O espetáculo será apresentado em um palco especial: em frente à Igreja de São Francisco de Assis, uma das obras-primas desse artista. A apresentação contará com coro, orquestra e balé do Palácio das Artes, além de projeções na igreja São Francisco de Assis. A regência será do maestro Silvio Viegas, que conta com o barítono Jonny França como Aleijadinho e a soprano Luanda Siqueira no papel de Joana. Assim, o público poderá assistir ao drama da vida desse artista, que, entre sofrimentos físicos, e outras perdas, criou obras primorosas.

No enredo, além do protagonista, estarão em cena outros personagens reais da história de Minas Gerais, como os poetas, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto, e o compositor, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.

Depois da estreia em Ouro Preto, a Ópera Aleijadinho seguirá para uma temporada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com récitas entre os dias 14 e 20 de maio.

Sobre o espetáculo, a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro declarou que é de extrema importância para Ouro Preto, considerando que o Mestre Aleijadinho nasceu e morreu nesta cidade, na Vila Rica do século XVIII. "Ele era contratado por muitas irmandades e e associações leigas para os trabalhos de ornamentação dos altares das igrejas, além de ser filho do arquiteto Manoel Francisco Lisboa. Dessa forma, a Ópera Aleijadinho vem de encontro com a preservação da memória da cidade, do povo ouro-pretano. É um trabalho belíssimo que a Fundação Clóvis Salgado organizou com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e com importantes músicos e cantores de ópera com reconhecimento nacional", afirmou a secretária.

A secretária destacou ainda que esses grandes eventos culturais encantam os moradores e também atraem os turistas. "Ouro Preto será palco de um grande evento que dialoga com a da cidade, porque Ouro Preto respira arte, respira cultura e tudo isso fomenta o nosso turismo cultural. Espetáculos dessa natureza, com excelência na sua organização e no seu conteúdo, são muito importantes para a cidade considerando que Ouro Preto é a primeira cidade patrimônio mundial registrada nos livros da UNESCO. Portanto, esses eventos valorizam a cidade enquanto patrimônio e difundem o nome de Ouro Preto em todo o mundo, como uma cidade que acolhe a arte, que acolhe a cultura e que é viva, ativa e dinâmica dentro dos padrões de uma cidade patrimônio mundial", concluiu a secretária.

Deixar Um Comentário