22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Ouro Preto vai receber seu primeiro Festival de Ópera

Programação variada tem atrações voltadas para o público adulto e infantil

Home » Ouro Preto vai receber seu primeiro Festival de Ópera
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 12/09/2022, 14:28 - Atualizado em 12/09/2022, 14:28
Ópera “O Basculho de Chaminé”. Crédito – Iris Zanetti. Siga no Google News

Os moradores e turistas da cidade de Ouro Preto irão ganhar um presente especial nos próximos dois meses. Entre os dias 17 de setembro e 9 de outubro acontece o Festival de Ópera de Ouro Preto, trazendo grandes montagens em sua programação. As apresentações vão ocorrer na Casa da Ópera, um dos teatros mais antigos do Brasil.

Durante o Festival, apresentado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o público poderá assistir aos clássicos da ópera mundial, como “A Flauta Mágica”, “O Basculho de Chaminé”, “O Caixeiro da Taverna” e o “O Pequeno Teatro do Mundo”.

Para o Festival, foram disponibilizados ingressos a preços simbólicos, entre R$ 5 e R$ 10.

As Óperas

“O Caixeiro da Taverna” é uma obra do compositor brasileiro Guilherme Bernstein. Nessa comédia, o português Manoel é o gerente de uma taverna que pertence à viúva Angélica. Manoel está cansado de ser apenas um serviçal e acredita que tem potencial para ser sócio de Angélica, que também o quer como marido. Porém, Manoel já é casado em segredo com a jovem costureira Deolinda. O amigo de Manoel, Francisco, também está interessado em Angélica, mas ela não tem olhos para ele. Esses elementos são um prato cheio para mentiras, confusões, mal-entendidos e um final inusitado.

“O Basculho de Chaminé”, de Marcos Portugal, estreou em 1794, em Veneza, na Itália, com o título de “Lo spazzacamino príncipe”. O Barão de Monte Albor desconfia da fidelidade de Flora e da lealdade de seus criados. Para tirar a prova, o Barão trama com Pieroto, o limpador de chaminés, uma troca de identidades. Pieroto, por sua vez, se aproveita da situação para usufruir das regalias da vida do Barão, criando assim inúmeras situações cômicas.

 Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais integram o elenco da Ópera A Flauta Mágica (Crédito: Paulo Lacerda)

Já em “A Flauta Mágica”, de W. A. Mozart, o Príncipe Tamino é atacado por uma enorme serpente, chegando a um reino misterioso dominado pela Rainha da Noite. Esta lhe pede que ele liberte sua filha Pamina, raptada por Sarastro, chefe da Ordem de Ísis, e lhe dá uma flauta mágica para o ajudar. Apaixonado por Pamina, o príncipe parte em sua busca, acompanhado por Papageno. Ao longo da jornada, Tamino percebe que Sarastro não é o suposto vilão, mas um sábio sacerdote que trabalha em nome da justiça. Sarastro propõe que Tamino seja consagrado à Ordem de Ísis. Ele passa, então, por várias provações para comprovar sua virtude. Em meio às confusões de Papageno, e com o auxílio de sua flauta mágica, Tamino alcança, finalmente, a consagração. Eles derrotam a Rainha, e Tamino se casa com Pamina.

O Festival tem apresentação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Usiminas. A parceria é com a Fundação Clóvis Salgado. O apoio é da Prefeitura de Ouro Preto, Academia Orquestra de Ouro Preto e Teatro Municipal Casa da Ópera. A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Vlaanderen Produções Culturais. A correalização e gestão de recursos captados é da APPA – Arte e Cultura.

Ópera O Caixeiro da Taverna (Crédito: Damon Almeida)

Programação

17 de setembro a 9 de outubro de 2022
Local: Teatro Municipal - Casa da Ópera
R. Brigadeiro Musqueira, 104 - Ouro Preto, MG

17 DE SETEMBRO, ÀS 19h
A Flauta Mágica, de W. A. Mozart
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - Coral Lírico de Minas Gerais

23, 26 E 27 DE SETEMBRO, ÀS 19h
O Basculho de Chaminé, de Marcos Portugal
Academia Orquestra Ouro Preto

6 a 8 DE OUTUBRO, ÀS 19h
O Caixeiro da Taverna, de Guilherme Bernstein
Apresentada em parceria com o Coletivo das Artes
Participação de músicos convidados

6 a 9 DE OUTUBRO - Programação Infantil
O Pequeno Teatro do Mundo - Rossini por Um Fio
Trechos do repertório lírico rossiniano apresentado pelo projeto de ópera de marionetes desenvolvido por Fábio Retti e Fabiana Barbosa
Dia 6 - Casa de Gonzaga – 16h
Dia 7 – Praça Tiradentes – 16h
Dia 8 – Praça Antônio Dias - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – 16h
Dia 9 – Praça Américo Lopes - Chafariz do Pilar – 16h

Festival de Ópera de Ouro Preto

Direção Geral: Flávia Furtado
Direção Artística: Guilherme Bernstein
Vendas de ingressos a partir de 1º de setembro
Mais informações: [email protected]
Instagram: @vlaanderenproducoes

Ingressos: www.sympla.com.br/eventos?s=Vlaanderen&tab=eventos

Deixar Um Comentário