22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Orquestra Ouro Preto encerra, dia 07/12, apresentações do projeto que democratiza acesso à cultura

Orquestra nos Distritos promove concertos gratuitos, com caráter didático, nos distritos de Ouro Preto, com patrocínio da Gasmig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Home » Orquestra Ouro Preto encerra, dia 07/12, apresentações do projeto que democratiza acesso à cultura
Por João Paulo Silva Publicado em 05/12/2018, 19:04 - Atualizado em 03/07/2019, 20:32

Foto-Divulgação
Crédito-Assessoria de Imprensa/Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto dá continuidade à série de concertos Orquestra nos Distritos e encerra a 12ª edição do projeto, com apresentações em Rodrigo Silva, Santa Rita e Lavras Novas nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro. Sob regência do Maestro Rodrigo Toffolo, as apresentações são gratuitas e acontecem na Igreja de Santo Antônio, às 8h30, em Rodrigo Silva, no Salão Paroquial Felipe Turco, às 10h30, em Santa Rita e na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, às 14h30, em Lavras Novas. O projeto é realizado com patrocínio da Gasmig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e incentivo da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais.

Orquestra nos Distritos

Há mais de 10 anos, o projeto vem democratizando o acesso à cultura e à música de concerto nos distritos do município de Ouro Preto. Ressaltando o potencial da música como elemento de transformação social e humana, este ano os concertos privilegiam crianças, jovens e toda a comunidade escolar da rede pública de ensino dos distritos, dividindo o projeto em duas etapas.

A primeira etapa é composta por um bate-papo com o Maestro Rodrigo Toffolo nas escolas dos distritos, momento em que os estudantes podem matar a curiosidade e desvendar segredos sobre diversos aspectos da música. A segunda é formada pelos concertos, que possuem caráter didático, demonstrando, na prática, as minúcias que foram apresentadas na primeira etapa.

“É um processo de formação de público, imprescindível para que crianças, jovens e adultos tenham acesso à outras possibilidades de fruição artística, em diálogo com suas próprias vivências”, analisa o maestro, lembrando a emblemática frase de Fernando Brant, cantada por Milton Nascimento, que diz que todo artista tem de ir aonde o povo está.

Neste sentido, o músico Cristian Budu, fenômeno brasileiro do piano, ganhador de vários prêmios internacionais e aclamado pela crítica como um dos mais importantes jovens pianistas da atualidade, aceitou o convite do Maestro para participar da 12ª edição do projeto, e, ao lado da Orquestra, encantou o público nas primeiras apresentações, prometendo repetir a performance nas próximas. “É uma alegria muito grande para mim, fazer parte de um projeto tão importante como este”, comenta Budu.

Concertos de Final de Ano

Além do Orquestra nos Distritos, a Orquestra Ouro Preto convida para seus últimos concertos do ano, ambos no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. No dia 16 de dezembro, às 11h, a Orquestra faz um concerto de Natal, celebrando as festas de final de ano, num momento de confraternização com o público.

Já no dia 21, em duas sessões (às 19h e às 21h30), o grupo apresenta o espetáculo O Pequeno Príncipe: concerto para narrador e Orquestra, adaptação do Maestro Rodrigo Toffolo do célebre texto de Saint-Exupéry. A produção, que integra vários elementos artísticos, recebe música original de um dos mais premiados compositores brasileiros, Tim Rescala; e a magia do teatro de bonecos do bonequeiro e artista contemporâneo Eduardo Felix, do Pigmalião Escultura Que Mexe. A direção é de Conceição Rosière. Os ingressos para ambos os espetáculos estão sendo vendidos, a preços populares, na bilheteria do Sesc Palladium ou pelo portal www.ingressorapido.com.br

Assessoria de Imprensa/Orquestra Ouro Preto

Deixar Um Comentário