12ª Reunião da Câmara de Ouro Preto-MG
Clique play e assista!

“Oriará” leva atrações culturais gratuitas para Congonhas-MG

A nova exposição do Memorial Vale chega acompanhada de programação especial com capoeira, batalha de rima, circo e Guarda de Congo celebrando a diversidade cultural da cidade.

Home » “Oriará” leva atrações culturais gratuitas para Congonhas-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 11/02/2025, 15:51 - Atualizado em 11/02/2025, 15:51
Foto – Espetáculo Escola do Riso, Risos para o Alto. Crédito – José Melo. Siga no Google News

A cidade de Congonhas se prepara para receber a exposição "Oriará - Arte e Educação em Movimento", uma iniciativa do Memorial Vale que convida o público a uma imersão nas ricas heranças culturais indígenas e afro-brasileiras presentes em Minas Gerais. Para complementar a experiência da exposição, o Museu preparou uma programação artística especial, com atividades gratuitas para todos os gostos e idades, celebrando a diversidade cultural da cidade. A mostra estará em cartaz de 14 a 26 de fevereiro na Praça Antônio Borges de Souza, Bairro Praia, próximo à UPA e ao Ginásio Poliesportivo Monteirão, com entrada gratuita.

Além das obras da exposição, o roteiro de atrações começa no dia 15 de fevereiro, às 11h, com o grupo Oficina da Capoeira convidando o público para uma roda aberta, onde será possível conhecer mais sobre a Capoeira e suas tradições. O grupo é parte do Projeto Amigos da Capoeira, fundado em Congonhas em maio de 2018, pelo instrutor Gilliard Rocha com o intuito de valorizar a Capoeira, mostrando-a como patrimônio cultural brasileiro, como arte e como registro da ancestralidade. O grupo mantém preservados os ensinamentos dos grandes mestres e as tradições da capoeira angola, regional e maculelê.

No dia 16 de fevereiro, às 15h, a nova geração de artistas de Congonhas mostra sua criatividade e talento na Batalha de Rima, um espaço de expressão e liberdade poética. O Grupo Roda de Freestyle (RDF), batalha de rimas fundado em 20 de novembro de 2023, surgiu com a ideia de afastar os jovens da criminalidade e levá-los ao mundo poético e da liberdade de expressão. O que era um hobby para esquecer os problemas, se tornou um "sonho" de profissão para alguns que enxergam nesse movimento uma forma de viver e trabalhar.

A magia do circo também está na programação e vai tomar conta da Praça Antônio Borges de Souza com o espetáculo Escola do Riso: Risos para o Alto, no dia 22 de fevereiro, às 15h. O espetáculo conta com apresentações de números tradicionais do universo do circo como gags de palhaço, malabarismo, acrobacias e equilibrismo. Embalados por música, dança, jogos e brincadeiras, transformam o cotidiano em um lugar lúdico e risível. A Trupe Escola do Riso nasceu do Projeto “Escola do Riso ”, aprovado no Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo, em 2023, em Congonhas, e contou com a realização de um curso de palhaçaria com Rodrigo Robleño, um dos maiores formadores na área de palhaçaria no Brasil. Após o Curso, o grupo formado pelos palhaços Bagunça (Rayne Sena), Lenga-lenga (Zilvan Lima) e Marimbondo (Emanuel Coimbra) concretizou a vontade de ocupar espaços públicos e comunidades, levando um pouco do universo do circo para o cotidiano das pessoas. Já se apresentaram em inúmeros Festivais de Congonhas e região.

E no dia 23 de fevereiro, às 15h, a apresentação da Guarda de Congo de Congonhas será uma oportunidade para conhecer de perto essa manifestação cultural afro-brasileira, que celebra a fé e a devoção. A Guarda de Congo da cidade de Congonhas foi formada em 1963 para manutenção das tradições do povo africano no território, promovendo o legado e saberes dos povos da diáspora.

Memorial Vale Itinerante

“Oriará – Arte e Educação em Movimento” integra uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.

Além da mostra “Oriará”, o Memorial Vale Itinerante conta com outras iniciativas. Entre elas, o Quintal do Memorial que leva à Praça da Liberdade uma série de atividades culturais e educativas aos domingos.

SERVIÇO
ORIARÁ: ARTE E EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO
Obras de Edgar Kanaykõ Xakriabá, Aldeia Floresta Maxakali, Froiid, Marcel Dyogo, Dayane Tropicaos e Jorge dos Anjos, com curadoria e mediação do Programa Educativo do Memorial Minas Gerais Vale.

Quando: 
14 a 26 de fevereiro
Local: Praça Antônio Borges de Souza, Bairro Praia, Congonhas
Visitação: de terça a sexta, das 8h às 16h, sábados e domingos das 9h às 17h
Mais informações: www.memorialvale.com.br / @memorialvale
Entrada gratuita

Deixar Um Comentário