A Prefeitura de Ouro Preto se uniu ao Clube do Cavalo de Cachoeira do Campo para trazer de volta à cidade a maior feira agropecuária de Ouro Preto, a Expo Ouro. O evento faz parte da história do distrito e retorna para a população onze anos depois da última edição. A Expo Ouro pretende agitar a cadeia de serviços na cidade, gerando empregos e movimentando a economia da localidade, além de proporcionar lazer e cultura para a população ouro-pretana e visitantes.
Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, haverá exposições, leilões de animais, concurso de marcha, culinária típica e atrações musicais com o melhor do sertanejo universitário e os maiores clássicos do "modão" sertanejo. A última edição da feira aconteceu em 2012, também na gestão do prefeito Angelo Oswaldo, e a grande atração foi o grupo de forró Falamansa.
Neste ano, o palco da Expo Ouro também recebe grandes nomes da música nacional. Na sexta-feira, se apresentam a dupla Beto e Breno e, em seguida, Cristiano Banni e Daniel, abrindo a festa. Renan Maia, Clayton e Romário são as atrações do sábado, dia 7.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, artistas ouro-pretanos também se apresentam na abertura dos grandes shows da maior festa agropecuária da cidade, que tem como objetivo fomentar e valorizar a produção agropecuária dos nossos distritos, o produtor rural, a agricultura familiar.
A vice-prefeita Regina Braga destacou com entusiasmo o retorno da Expo Ouro, que reforça o compromisso do município com a cultura e as manifestações culturais da nossa terra: “Estamos com o coração cheio de alegria, de orgulho porque estamos retomando, depois de mais de dez anos, a grande festa da agropecuária da nossa região”.
Confira a programação completa (logo abaixo) ou na página do Instagram @expoouro2023 e nos canais oficiais da Prefeitura de Ouro Preto e do Clube do Cavalo.
Sobre o Clube do Cavalo
A Associação dos Cavaleiros Inconfidentes de Cachoeira do Campo, o Clube do Cavalo, nasceu em 31 de março de 1996, formado por grupo de jovens adultos que se uniram pela prática da montaria. A Associação registrou em seus objetivos “o desenvolvimento de atividades esportivas, recreativas, de lazer e cultura, e a prática do desporto hípico”.
O Clube do Cavalo também já realizou ações solidárias, como uma campanha para a compra de aparelho auditivo para uma criança da região. Os associados também trabalharam em conjunto para construção e melhorias da sede da Associação, localizada às margens do Rio Maracujá. Neste ano, o Clube se uniu à Prefeitura de Ouro Preto para realização da Expo Ouro, no intuito de, mais uma vez, proporcionar cultura e lazer aos moradores da região.
Que maravilha. Cachoeira do Campo merece um evento como esse. Parabéns!