“O Quebra-Nozes”, clássico do balé, será apresentado na Praça Tiradentes, Ouro Preto-MG

Dirigida pela coreógrafa Carla Gontijo, a apresentação gratuita acontece no dia 08 de dezembro, às 20h30.

Home » “O Quebra-Nozes”, clássico do balé, será apresentado na Praça Tiradentes, Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 28/11/2018, 16:56 - Atualizado em 02/07/2019, 01:54

O Estúdio ID Investiga Dança apresenta em Ouro Preto (MG), no dia 08 de dezembro, às 20h30, O Quebra-Nozes, um clássico natalino de balé para toda a família. A apresentação gratuita e dirigida pela coreógrafa Carla Gontijo, acontece na Praça Tiradentes e promete emocionar o público devido à sua temática romântica, tradicionalmente encenado na época natalícia.

A escolha da temática

Compreendendo que o Brasil ainda busca sua identidade na dança, o Estúdio ID Investiga Dança vem a quase uma década trabalhando com temáticas brasileiras a fim de valorizar a riqueza da cultura do país, buscando diluir a visão eurocêntrica e americanizada que impera nas mostras e festivais de dança pelo Brasil. Músicas, poesias, autores brasileiros fazem parte da pesquisa e consequentemente do repertório dançado pela escola nos últimos anos.

Tendo em vista que a proposta pedagógica do Estúdio ID respeita e valoriza os desejos, ideias e quereres de seus alunos, este ano a temática do espetáculo partiu da vontade da maioria dos bailarinos de dançar um balé onde a técnica clássica fosse a matriz corporal da pesquisa.

A escolha por um balé do séc. XIX veio da junção de desejos; a direção que sonhava em fazer um auto de natal tendo a linda Ouro Preto como cenário e os alunos que idealizavam dançar um balé de repertório clássico/erudito. Nesse contexto, o Quebra Nozes foi escolhido por sua proposta artística/estética e o tema natalino. A pesquisa partiu de um estudo histórico dos autores originais como o músico Pyotr Tchaikovisk, o coreógrafo Marius Petipa e o professor/assistente Lev Ivanov que assinou a coreografia.

Ficha Técnica
Direção Geral e artística – Carla Gontijo
Direção coreográfica – Carla Gontijo e Tayane Lacerda
Produção e coordenação – Ricardo Campolim
Vídeo – Julliano Mendes
Iluminação – Zoom Produções
Arte gráfica – Poliana Guimarães
Figurinos – Ariana Sampaio e Cooperativa de Costureiras de Ouro Preto

Estúdio ID
O Estúdio ID Investiga Dança é um espaço de formação, pesquisa, criação e produção em dança, sediado na cidade de Ouro Preto/MG, cuja direção vem há mais de 30 anos questionando e dialogando sobre questões referentes às matrizes pedagógicas e metodológicas para o aprendizado, e os processos de criação e formação em dança desde a infância. Neste processo crianças e jovens são tratados e entendidos como produtores de conhecimentos, capazes de refletir sobre questões referentes ao seu próprio processo de aprendizagem, e sobre as diversidades que tangem as relações sociais, a multiplicidade étnica e a pluralidade cultural de forma geral através da arte, especialmente a dança.

Direção Geral: Carla Gontijo – Bailarina, coreógrafa e professora/pesquisadora, pedagoga com formação em Pedagogia do Movimento para o ensino da dança pela UFMG/MG, especialização na Técnica Klauss Vianna pela PUC/SP e Mestranda em Artes e Experiências Interartes na Educação pela UFMG/MG.

Em 2019, faça parte desta grande família ID!
Cursos para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Travessa Domingos Vidal nº75, Rosário.
(31)35514411 / (31)985004111 – whatsapp (Rick Campolim)

Deixar Um Comentário