Mostra Tiradentes tem roteiro cultural paralelo com diversas atrações artísticas gratuitas

Cidade será palco de espetáculos e atividades culturais para toda a família. Marcus Viana, Augusta Barna, Banda Diplomatas, lançamento de livros, Cortejo da Arte e muito mais estão na programação da Mostra.

Home » Mostra Tiradentes tem roteiro cultural paralelo com diversas atrações artísticas gratuitas
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/01/2024, 10:27 - Atualizado em 18/01/2024, 10:27
Foto — Batucada das Minas. Crédito — Thaís Andressa. Siga no Google News

Diversas atrações artísticas vão tomar conta da cidade durante a 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Além dos 145 filmes que serão exibidos, a Mostra tem na programação música erudita, MPB rock, música regional, discotecagem, teatro, circo, performances, lançamento de livros, exposições, o tradicional Cortejo da Arte dentre outros. O evento começa na próxima sexta-feira (19/01) e segue até o sábado (27/01) com programação totalmente gratuita.

Sociedade Orquestra e Banda Ramalho (S.O.B.R.) será responsável por recepcionar o público no primeiro dia da programação artística da Mostra na sexta-feira (19/01) às 19h30, no Cine-Lounge. O grupo é oriundo da velha tradição musical da Vila de São José do Rio das Mortes, fundada pelo maestro José Luiz Ramalho em 1860. Atualmente é a responsável por manter a tradição e as atividades musicais em Tiradentes, como festas cívicas e apresentações para o entretenimento da população, destacando-se nas festas religiosas do interior de Minas.

Na sequência, às 20h, o público poderá acompanhar a Performance de Abertura concebida especialmente para iniciar a temporada audiovisual da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e para apresentar ao público a programação e o conceito do evento. A intervenção tem arte, música, imagens e movimento, tendo como inspiração a temática As Formas do Tempo e foco nos homenageados desta edição, o cineasta André Novais Oliveira e a atriz Bárbara Colen. Dirigida por Chico de Paula, a performance terá participações dos artistas Augusto Rennó, João Viana, Lais Lacôrte, Lira Ribas, Marcus Viana e Robert Frank.

Marcus viana. Crédito - Guilherme Cunha

Cortejo da arte

Um dos momentos mais aguardados pelo público da Mostra, o Cortejo da Arte, vai acontecer no sábado (20/01), às 16h30, comemorando os 306 anos da histórica Tiradentes e apresentando as mulheres artesãs da cidade, que integram o projeto social Toque de Mãos. Saindo da Igreja do Rosário na rua Direita com destino ao Cine Copasa na Praça, o Cortejo da Arte fará um passeio musical pelas ruas tricentenárias embalado pelo Batucada das Minas, um coletivo de mulheres que se empoderam através da música e da cultura popular. O grupo conta atualmente com 45 mulheres, moradoras de Tiradentes, São João Del Rei e entorno, e promete animar o Cortejo com a alegria da percussão, do canto e das performances. A Babadan Banda de Rua acompanhará o Cortejo com repertório de músicas autorais e releituras de renomados músicos brasileiros. As canções ganharam arranjos próprios da banda que é influenciada pelos ritmos afromineiros, toques sagrados do candomblé, samba, afrobeat, afro-cubano, jazz, funk, soul, dentre outros. A Guarda de Moçambique de Ouro Preto também estará presente entoando melodias e cantos singulares que transmitem a essência e a riqueza da tradição ancestral das Guardas de Congo.

Babadan. Crédito - Julia Lanari.

Para o público mirim e suas famílias, o Cortejo da Arte será seguido pelo Cortejo Brincante, uma experiência divertida com o Palhaço Alegria que vai apresentar números de malabarismo, acrobacias, mágica e equilibrismo. E não poderia faltar a tradicional Turma do Pipoca, grupo de bonecos formado por personagens que representam elementos que remetem ao universo do cinema: o Pipoca, O Lanterninha, a Baleira, o Projecionista, o Diretor, O Produtor, O Ator, A Artista e Assistente de Produção. As personagens serão interpretadas pelo grupo local Oficina de Teatro Entre & Vista.

Cortejo Brincante - Divulgação

SHOWS E PERFORMANCES

Marcus Viana retorna ao palco do Cine-Lounge na noite de sexta (19/01), às 23h30, para um show ao lado da Banda Amalgama. Marcus Viana chega aos 70 anos e celebra esse novo tempo trazendo à luz suas obras transcritas para a linguagem erudita, entre trabalhos para grande orquestra, música coral e de câmara, seguindo o estilo que o consagrou como autor de trilhas sinfônicas, o étnico-sinfônico. São de sua autoria as mais significativas trilhas sonoras de filmes, séries brasileiras e novelas de TV como “Pantanal”, “O Clone”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Olga”, “Xica da Silva”, “Terra Nostra”, entre tantas outras. A Banda Amalgama destaca-se pela fusão de identidades individuais, evidenciando porosidade e maleabilidade, refletidas nos arranjos intricados que priorizam o improviso, gestos textuais e a transformação da palavra na música. As movimentações cênicas, protagonizadas pelo vocalista e amalgamadas à personalidade dos temas musicais, conduzem e conectam as atmosferas propostas ao longo da performance.

À meia-noite do sábado (20/01), a DJ multiartista DJAHI vai comandar a pista de dança do Cine-Lounge com ritmos afro-brasileiros e de origem preta e latino-americana. DJAHI é preta, travesti não-binária e, além de DJ, é diretora, produtora cultural e comunicadora.

Foto - DJAHI. Crédito - @denisepsantos

Encerrando a programação do domingo (21/01), a Banda Diplomatas se apresenta no Cine-Lounge, à 0h30. Formada por Gabriel Martins, Heberte Almeida, Kim Gomes e Robert Frank, o grupo é inspirado pelo imaginário e pela sonoridade da soul music e vai apresentar releituras de novos nomes e de artistas consagrados da música negra.

Diplomattas. Crédito - Anna Lages

Na segunda-feira (22/01), Maíra Baldaia - cantora, compositora, atriz e tamborzeira – vai se apresentar no Cine-Lounge às 24h com o show OBÍ, fruto de seu álbum visual duplo recém-lançado pela Natura Musical em parceria com o selo Alá. Maíra Baldaia é considerada uma das vozes mais potentes das cenas da nova mpb brasileira e afro pop mineira, além de ser uma das representantes da boa e nova safra de cantautores do Brasil.

Manacá da Serra vai levar um outro estilo musical para animar o Cine-Lounge na terça-feira (23/01), às 23h30. Este trio forrozeiro é uma mistura de culturas, do forró da Serra do Araripe com as Serras das Minas Gerais, do nordeste com o sudeste. Em seu show, o grupo traz canções autorais e releituras de clássicos da MPB, apresentados em versões que remetem ao forró e ritmos regionais.

Cantora, compositora e atriz, Augusta Barna vai apresentar no Cine-Lounge na quarta-feira (24/01), às 23h30, canções de seu primeiro disco autoral, lançado em dezembro de 2022.  Aos 20 anos, a cantora tem conquistado a cena de Minas e segue como nome promissor da nova geração de artistas da MPB. Apesar da pouca idade, Augusta demonstra responsabilidade ao encarar o desafio de estar entre nomes consagrados da música brasileira. Em 2023 ela esteve no line up do mesmo festival que artistas como Gilberto Gil, Criolo, Marina Sena, Hermeto Pascoal, Gloria Groove, Nação Zumbi e outros.

Augusta Barna - Divulgação

A banda mineira Desorquestra estará no Cine-Lounge na quinta-feira (25/01), à 0h30, com sua fusão de gêneros que formam um estilo musical único. O público pode esperar por momentos de euforia, numa mistura de guitarras intensas e instrumentos de sopros que dão cor e vida às melodias. O clima dançante do show vai se construir com o peso das guitarras combinado à melodia trazida por trompete e trombone, originando uma “desorquestra”. Além do repertório autoral, o set list inclui obras de compositores brasileiros que vão de Ary Barroso a Raul Seixas, de Adoniran Barbosa a Chico Science, além de bandas internacionais como Pink Floyd, Beatles e de intérpretes como Ray Charles.

Desorquestra. Crédito - Shiron Lacerda

Conhecida nos circuitos de Slams de Poesia, Laura Conceição será atração da noite de sexta-feira (26/01), no Cine-Lounge, às 23h30, com sua performance musical. Inspirada pelo cotidiano, a artista escreve para se expressar o que a levou como representante de São Paulo e Minas Gerais no Slam BR - Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. Em 2019, lançou seu primeiro álbum, “Tempos efêmeros”, e, em 2022 o segundo, “Espelho”, que marca uma nova fase em sua trajetória.

No sábado (27/01), à meia-noite, a banda Rádio Exodus, sobe ao palco do Cine-Lounge levando ao público uma experiência musical única, combinando beats e synths eletrônicos com elementos orgânicos como guitarra, bandolim, escaleta, etc. Com uma sonoridade que transcende gêneros musicais, eles proporcionam um show envolvente e irreverente, unindo ritmos peculiares e misturas sonoras inovadoras.

Rádio Exodus. Crédito - Sarah Leal

TEATRO DE RUA

Um universo mágico dedicado à alegria e à imaginação aguardará as crianças durante as Oficinas e Brincadeiras Aymoré, no sábado (20/01) e no domingo (21/01), das 10h às 11h, e das 14h às 17h, na Praça de Convivência - Espaço Brincante Aymoré. O público mirim e suas famílias poderão curtir a cabine de fotos e várias atividades que vão despertar a criatividade e proporcionar um mundo de diversão para a criançada.

A atração do domingo (21/01), vai unir circo e teatro de rua no Cine Copasa na Praça, às 16h. O espetáculo Roda de Palhaças, apresentado pelo grupo Calcinha de Palhaça, traz números clássicos da palhaçaria adaptados ao universo feminino, em intervenções cômicas que vão conectar o público com as palhaças em cena.

Calcinha de Palhaça. Crédito - Thaís Alcântara

Moradores e turistas estão convidados para aproveitarem o último dia da programação artística da Mostra que vai levar a Cia Calango Circos para um grande espetáculo no Cine Copasa na Praça, às 12h30, no sábado (27/01). Com o espetáculo Circo do Pinico, o grupo apresenta um show de variedades circenses costurado com música e a interpretação cômica do palhaço, além de resgatar a tradição de números circenses clássicos.

LANÇAMENTO DE LIVROS

No domingo (21/01), às 11h30, acontecem lançamentos de livros com presença dos autores e sessão de autógrafos no Cine Teatro Aymoré. Um deles é o Catálogo 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, da editora Universo Produção, organizado por Raquel Hallak d’Angelo e Fernanda Hallak d’Angelo.

Também será apresentando ao público o livro Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais, da editora Letramento Editorial e organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva. Outro lançamento é a obra Fórum De Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, organizado por Raquel Hallak d’Angelo, Mário Borgneth e Alfredo Manevy e distribuído pela Universo Produção.

Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento está entre os lançamentos desta edição da Mostra. O livro, de autoria de Guilherme Fiuza Zenha e Júlia Nogueira, é editado pela Fogueira Filmes. O autor Hermes Leal lança O Sentido Das Paixões – Teoria Semiótica da Narrativa e da Ficção pela Editora Zagodoni e Vitor Graize apresenta seu livro Vir de tão Longe da editora Borda Editorial.

EXPOSIÇÕES

Três exposições serão apresentadas ao público durante a 27ª edição. A Mostra Homenagem traz instalação em painéis fotográficos que apresentam a trajetória do cineasta André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen, homenageados desta edição. A exposição pode ser vista no Cine-Tenda, Hall de Convivência, de 19 a 27 de janeiro.

Inspirada no conceito da Mostra Tiradentes, a exposição Cinema Brasileiro Contemporâneo estará no Centro Cultural Yves Alves, de 20 a 27 de janeiro, das 10h às 19h. A exposição é uma instalação em painéis fotográficos que visam interagir, informar e apresentar a programação de longas e respectivas mostras temáticas e, ainda, registrar e colocar em evidência os homenageados desta edição.

A praça principal de Tiradentes receberá a Mostra Valores, uma instalação de painéis fotográficos que apresentam ao público as mulheres que integram o projeto social Toque de Mãos. A iniciativa é um coletivo que reúne mulheres em torno do existir e do fazer criativos, com o intuito de elaborar pensamentos a cerca do lugar feminino em nossa sociedade. A exposição pode ser vista no Cine Copasa na Praça de 20 a 27 de janeiro.

SOBRE O FÓRUM DE TIRADENTES

ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

O Fórum de Tiradentes promove encontros pelo audiovisual brasileiro, voltados à reflexão, ao monitoramento e a proposição de recomendações para a formulação das políticas públicas do audiovisual no Brasil.

Foi implantado no âmbito da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2023) e contou com a participação de mais de 70 profissionais do setor audiovisual que atuaram em cinco grupos de trabalho – formação, preservação, produção, exibição/difusão, distribuição e circulação e esboçaram recomendações especificas e transversais, adotando por premissas orientadas os eixos: descentralização, diversidade, democracia, desenvolvimento econômico e social.

O Fórum de Tiradentes possui coordenação executiva de seus fundadores Raquel Hallak, Mário Borgneth e Alfredo Manevy, responsáveis pela sua representação junto ao poder público e à sociedade civil, assim como pela proposição de pautas de trabalho, a partir de demandas e interesses do setor audiovisual.

Com calendário anual centrado na realização da Mostra de Cinema de Tiradentes, o Fórum tem participação regular nas edições da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto – com foco nas questões relacionadas à Preservação e a interface do audiovisual com a Educação, na Mostra CineBH e Brasil CineMundi – para tratamento das questões do mercado audiovisual, internacionalização e coproduções do audiovisual brasileiro, além participar de outros eventos e festivais do calendário audiovisual brasileiro quando convidado. O financiamento de suas atividades tem sido assegurado pela Universo Produção a partir de sua pauta de eventos.

O Fórum de Tiradentes pretende, assim, contribuir para a construção de uma percepção mais ampla das questões a serem enfrentadas, de forma a contemplar o conjunto de aspectos econômicos, sociais e culturais inscritos na atividade audiovisual.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Webmostratiradentes.com.br
No Instagram@universoproducao 
No YoutubeUniverso Produção
No Twitter@universoprod No Facebookmostratiradentes / universoproducao
No LinkedInuniverso-produção

Palhaço Alegria. Crédito - Lincon Zarbietti


Deixar Um Comentário