Marcelino Xibil Ramos e Angela Xavier se apresentam na Casa da Ópera de Ouro Preto-MG, nesta sexta (28/06)

Parte do Projeto Vila Rica de Histórias, o Espetáculo “A Descoberta de Uma Vila Rica de Amores e Despedidas” será apresentado no dia 28 de junho, a partir das 20h.

Home » Marcelino Xibil Ramos e Angela Xavier se apresentam na Casa da Ópera de Ouro Preto-MG, nesta sexta (28/06)
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 25/06/2019, 14:19 - Atualizado em 04/07/2019, 23:46
Foto-Arte reprodução. Crédito-Divulgação. Siga no Google News

Em Minas Gerais, a arte de narrar histórias – algumas verdadeiras e muitas temperadas com elementos fantasiosos – é uma das características marcantes daquilo que convencionou-se chamar de “mineiridade”, que o diga Riobaldo Tatarana. Em O Grande Sertão Veredas, João Guimarães Rosa estrutura a narrativa de seu épico romance, com base nos causos proseados de seu célebre personagem.

Na cidade de Ouro Preto, região central de Minas, possui um rico universo da cultura oral brasileira. São muitas as histórias e da coleta de histórias coletadas em livros e relatadas por personagens anônimos, ilustres figuras do interior de Minas Gerais. No auge da Descoberta de Vila Rica por essas terras jorrou muito ouro e muita Cultura por essas Terras. Foi nesse terreno fértil que as histórias nasceram e cresceram por essas bandas. Indígenas, africanos, europeus e Asiáticos vieram para essas terras e aqui contaram Causos, História e Narrativas de suas Aldeias.

A Descoberta de Vila Rica de Amores e Despedidas é um espetáculo litero/teatral onde os belos e divertidos causos descrevem essa epopeia que foi o descoberta e crescimento da Vila Rica de Ouro Preto.  O contador de Causos Marcelino Ramos, juntamente com a Contadora de Histórias Angela Xavier convidam ao público a uma viagem pelos lúdicos caminhos dessa terra carregada de Ouro e principalmente muitos Causos e Histórias.

Os Contadores

Nascido na pequena cidade de São Miguel do Anta, zona da mata mineira, Marcelino recorda que em um passado recente, nos frios invernos de julho, as pessoas se reuniam à beira de uma fogueira para se esquentarem no brasêro e festejarem a vida, contando histórias de assombração, de valentia e de beleza, tudo na base da viola e claro, abastecidas por uma boa cachaça.

“É este universo, este momento excepcional, cada vez mais raro nos dias de hoje, que os causos revivem. O ambiente do espetáculo caracteriza-se de uma forma tão simples e espontânea, que nos transporta, novamente, para beirada daquelas fogueiras e traz de volta os mesmos sorrisos e alegrias de outrora”, comenta.

Angela Xavier é contadora de histórias e pesquisadora de histórias regionais, história de mulheres e de família. É autora dos livros “Tesouros, fantasmas e lendas de Ouro Preto”, lançado em 2007, “Biografia dos Fantasmas”, infanto-juvenil em 2010, e “Olhos de Estrela”, em 2011. Também é ceramista, amante do barro e de suas possibilidades incríveis. Trabalha com temas diversos, conchas, baianas, seres das florestas, bichos, barcos e tudo o que lhe causa emoção. Usa muito a técnica japonesa do raku. Conta histórias fantásticas, para adultos e crianças, em especial os causos de Ouro Preto.

Ficha Técnica

Direção, Concepção e Atuação – Marcelino Ramos e Ângela Xavier.

Músico – Maxsuel Sancho

SERVIÇOS

Projeto Vila rica de Histórias apresenta Espetáculo A Descoberta de Uma Vila Rica de Amores e Despedidas na Casa da Ópera Teatro Municipal de Ouro Preto.

Dia: 28 de junho
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 Inteira – R$10 Meia (parte da renda será destinada à NAVIOP, entidade mantenedora do CVV Ouro Preto,
Venda de Ingressos: Queijaria Tesouros da Canastra e Dirceu Café Bar (comprando antecipadamente todos pagam meia).

Foto - Os atores Marcelino Xibil Ramos e Angela Xavier. Crédito-Divulgação.

Deixar Um Comentário