O Mambo Jazz, grupo de música instrumental latina, se apresenta nesta sexta-feira, 19 de julho de 2024, a partir das 20h, no Estacionamento do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O evento gratuito integra a programação do Festival de Inverno 2024.
O Mambo Jazz foi formado em 2022. Em uma conversa do baterista Marcos Tinti com a produtora Fabiana Pinheiro, sentiram a necessidade de um grupo instrumental, com tempero latino, que tocasse temas mais latinos, mas também brasileiros e até norte-americanos, numa estética musical totalmente diferenciada, para dançar.
Pois bem, no contexto da música instrumental de Belo Horizonte, Mambo Jazz vem trazer uma proposta na contramão de tudo o que se faz em BH. Como já dito, os temas tocados são primordialmente da música e estilos latinos. O som é envolvente e o público não consegue ficar parado.
Compositores como Chucho Valdés, Pixinguinha, Milton Nascimento, Toninho Horta, são carros-chefe no repertório. Temas norte-americanos popularmente conhecidos no nosso imaginário jazzístico, são executados com uma roupagem latina, mesclando diversos ritmos cubanos, afro-cubanos e brasileiros.
Integrantes
Os músicos que compõe o grupo tem vivências que dizem respeito a proposta do mambo jazz. São músicos com vasta experiência no mercado.
Thamiris Cunha, clarinetista, tem sua trajetória pautada no choro, bandas de carnaval e samba. Foi vencedora do BDMG Instrumental 2024 na categoria melhor instrumentista.
Bruno Malaguti, pianista, compositor, arranjador, tem uma vasta história com a banda Unión Latina, Brascubazz e outros grupos de música latina.
Felipe “Jamaica” Menezes, baixista, natural de Belo Horizonte, é também violonista e compositor, graduado em música popular pela UFMG. Acompanha diversos artistas e bandas como: Habana Vieja, Doctor Ray Blues Band, Funk Diablo, Mambo Jazz, dentre outros.
Camilo Bernardes, músico chileno, percussionista, multi instrumentista, compositor, produtor e pesquisador da cultura popular afro latina.
Marcos Tinti, baterista, fundador do grupo Mambo Jazz. Mestrando em performance musical pela UFMG. Trabalha em diversos grupos e acompanha vários artistas e bandas. Tem como mestre o professor cubano Santiago Reyther.
Últimas apresentações do Mambo
- Shows pela Lei Paulo Gustavo (2024): Ouro Preto-MG e Diamantina–MG
- Fartura Festival (2024) — Nova Lima–MG
- Festival Tudo É Jazz (2023) — Belo Horizonte e Ouro Preto
- Sapucaí Festival (2023) — Belo Horizonte
Contatos
Instagram - @mambojazz _
Telefone (WhatsApp) - (31) 99381 1415 — Tinti
Edição: João Paulo Silva
Deixar Um Comentário